Sínodo Paranapanema



Rua Treze de Maio , 928 - São Francisco
CEP 80590-300 - Curitiba /PR - Brasil
Telefone(s): (41) 3257-5571 | (41) 3356-5017
sinodo@sinodoparanapanema.com.br
ID: 14

Senhor DEUS! já começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza - Deuteronômio 3.24

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

19/02/2021

Olá, a Palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica.
Eu sou Jorge Schieferdecker pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e trabalho na Comunidade Luterana em Araucária. O tema da nossa reflexão de hoje é: A vontade de Deus, não necessariamente, coincide com a nossa vontade. e o texto bíblico que nos orienta está em Deuteronômio 3.24.

Trata-se de uma oração de Moises. Ele está feliz, sentindo-se vitorioso pois, depois de longa e difícil jornada pelo deserto chega finalmente à terra prometida. Nesta mesma oração Moisés pede a autorização de Deus para executar a última e mais importante parte da sua missão: quer entrar na terra prometida, quer usufruir da vitória, mas Deus não atende seu pedido e ordena que a liderança seja passada para Josué.

Não seria de estranhar Moises fosse reclamar com Deus pois, podemos imaginar que foi difícil para Moises aceitar esta situação, afinal ele penou no deserto por muitos anos, passando toda a sorte de dificuldades e, agora, no bem bom, no melhor da festa, ele fora impedido por Deus de entrar na terra prometida.

Na oração Moisés reconhece o senhorio de Deus sobre a sua vida, dizendo de início: Senhor DEUS! já começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua forte mão. Deuteronômio capítulo 3, versículo 24.

Mesmo ele próprio não podendo entrar na terra prometida estava feliz, pois tinha cumprido sua missão e a maior recompensa foi ter participado de tamanha façanha que marcou profundamente a identidade religiosa do povo de Deus.

Com relação ao próprio Cristo que, diante da realidade da cruz, enfrentou muito sofrimento em favor da humanidade e, mesmo, não recebendo recompensa terrena, permaneceu firme, honrando o nome de Deus. Portanto, em se tratando das coisas do Reino de Deus, o que mais importa é a salvação de todo o mundo.

Oremos: que Deus conceda a todos nós a mesma determinação e fé de Moisés e que nunca esqueçamos que a causa do Evangelho é mais importante que nossos interesses pessoais e transitórios. Em nome de Jesus, amém.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC. Ela tem como lema: Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade e, como tema: Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor.  


Autor(a): Jorge Schieferdecker
Âmbito: IECLB / Sinodo: Paranapanema
Área: Ecumene
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Organismo: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - CONIC
Testamento: Antigo / Livro: Deuteronômio / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 24
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 61703
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Mal tenho começado a crer. Em coisas de fé, vou ter que ser aprendiz até morrer.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos.
Isaías 58.11
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br