Sínodo Planalto Rio-Grandense



Avenida Pátria , 1136 - Centro
CEP 99500-000 - Carazinho /RS - Brasil
Telefone(s): (54) 9840-89948
planalto@luteranos.com.br
ID: 15

Casais reencontristas

HISTÓRICO: Em torno de 30 anos, o Trabalho de Casais Reencontristas está sendo desenvolvido em comunidades e Paróquias da IECLB. É um trabalho desenvolvido por casais de obreiros e também por leigos na forma de retiros em finais de semana, com modelos diferenciados. Em nosso Sínodo, este trabalho já foi desenvolvido no passado recente, e despertou muitos casais, envolvendo-os sempre na vida das comunidades. Desde maio deste ano, obreiros do Sínodo, juntamente com o Sr. Flávio Muller, membro da Paróquia de Ijuí, experiente motivador e realizador de Encontros e Reencontros de Casais, estudaram uma modalidade de Reencontro de Casais a nível Sinodal a ser oferecido aos casais das paróquias de nosso Sínodo. Assim, está sendo proposta para o próximo ano a realização de duas edições – uma em maio e outra em setembro. Em cada edição, participarão 20 casais, mais os casais organizadores, sendo um casal organizador de obreiros.

O Reencontro vai ser realizado em Panambi, no Lar da Igreja, iniciando às 13h do sábado, com almoço, e encerrando no domingo, por volta das 16h. Normalmente, o programa completo, tradicional do Reencontro inicia na noite de sexta e vai até domingo. Optamos por uma modalidade mais curta porque muitos casais trabalham até sábado ao meio dia e, também, por causa da questão financeira, com uma diária apenas.

Nos Sínodos onde o trabalho de Casais Reencontristas está organizado, existe um Conselho Sinodal de Casais, formado por casais leigos e por um casal de obreiros, que coordena as ações a nível Sinodal e motiva também os trabalhos nas paróquias.

OBJETIVO: O programa objetiva trabalhar questões relacionadas ao matrimônio, melhorando a vivência do amor na vida matrimonial e familiar e visa também trabalhar a fé do casal, aproximando-os da vida comunitária. Muitos casais reencontristas estão envolvidos, por exemplo, nos presbitérios de nossas comunidades, como lideranças ativas de nossa Igreja.

RECURSOS: O trabalho vai ser desenvolvido basicamente com recursos dos próprios participantes, através de ofertas espontâneas dos participantes na ocasião do Reencontro, bem como de uma Oferta Sinodal e possivelmente de um auxílio financeiro da OASE Sinodal. Estes recursos, em última análise, devem ser geridos pelo Sínodo, numa conta especial para isto.

APOIO: Para que o trabalho funcione , ele vai precisar naturalmente ser abraçado com carinho por todos. Além do apoio dos casais que já fizeram o Reencontro, precisamos do apoio de nosso Conselho Sinodal e também dos obreiros e obreiras de nosso Sínodo, motivando os casais de suas paróquias a fazerem esta experiência maravilhosa que têm ajudado tantos casais a viverem com mais consciência a sua aliança de amor na família e também a sua participação mais apaixonada na vida da Igreja.

Para que o trabalho possa ser melhor desenvolvido nas paróquias, nas primeiras edições, estamos reservando espaço para convidar de modo especial os casais de obreiros de nossas paróquias, que ainda não fizeram o Reencontro.

Como apoio fundamental, por fim, rogamos a Deus que este trabalho possa ser realmente uma ferramenta do Reino de Deus dentro de nossos matrimônios, dentro de nossas famílias e, não por último, um instrumento de motivação espiritual dentro de nossas comunidades.


 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
1Coríntios 1.30b
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem o meu guia.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br