Sínodo Planalto Rio-Grandense



Avenida Pátria , 1136 - Centro
CEP 99500-000 - Carazinho /RS - Brasil
Telefone(s): (54) 9840-89948 | (54) 9840-89948
planalto@luteranos.com.br
ID: 15

Passeio das Lanternas

17/12/2014

Prezados irmãos e irmãs em Cristo, boa noite?
Há uma canção que diz: “ Conheço um menino que bateu em todas as portas, e as portas estavam todas fechadas”.
Conheço? Conhecemos? Sim, conhecemos a história deste menino, na qual não o menino em si, mas seus pais bateram de porta em porta w foram recebidos para ter um lugar para este menino nascer. Menino que viria mudar, menino que seria Rei, Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz conforme nos anuncia o profeta Isaias no capitulo nove versículo seis. O menino traria a paz para um povo explorado e sofrido.
Mas, afinal, mesmo conhecendo a história, quem era de fato este menino? Porque ele nasceu? Por que os profetas anunciavam a sua vinda?
A canção continua assim: “ O menino era Deus nos querendo salvar, o menino era Deus que chegou para amar”.
O menino era Deus. Sim, o verbo se fez carne, ou seja, o anunciado no Antigo Testamento pelos profetas torna-se real, humano, como nos diz o evangelho de João1. 1-2: “No principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele ( Jesus0 estava no principio com Deus”.
O Verbo que era Deus chegou para amar, chegou para nos salvar. Que mudança maravilhosa ocorreu para o povo naquele tempo, que presente maravilhoso receberam. Esta mudança, este presente também é para nós hoje, presente que recebemos do Deus menino. Pois, o seu amor revelado e dado a todos nós é incondicional. A salvação, com certeza todos nós esperamos alcança-la, não é mesmo.
No entanto, pergunto: será que hoje nós filhos e filhas de Deus merecemos de fato este presente, o amor e a salvação que recebemos de Deus menino? Vivemos o nosso dia a dia de tal forma que nos faz merecedores destes presentes?
Como esta nossa vida de fé? Será que não fechamos também a porta de nossa vida, de nossa casa? Talvez pensamos que não, mas e quando não vivemos o amor, o perdão, a compreensão entre nós seres humanos, não seria uma forma de fecharmos a porta?
O menino nasceu sem festa e sem flores, ainda nos diz a canção. Sim, sabemos que Ele nasceu humilde e pobre, em meio aos animais numa estrebaria. Mesmo sendo o seu nascimento de forma tão humilde o seu nascimento não fora ignorado. Ele recebeu a visita dos pastores que vieram adora-lo, cfe. Lucas 2.16: “ Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura”. Recebeu a visita dos magos, os quais lhes trouxeram ofertas, cfe. o evangelho de Mateus 2.11 b: “ Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.’
Lindos presentes os magos levaram para Jesus, e valiosos também. Ouro, metal precioso, de grande validade. Incenso e mirra, fragrâncias aromáticas muito finas, procedentes da Arabia.
E nós hoje que presentes temos para ofertar ao Deus menino, a Jesus? Ou somente queremos receber?
Deus em seu imenso amor nos deu seu Filho para nos amar e nos salvar. Porém, espera que nós abramos o nosso coração, a nossa vida, a porta de nossa casa, de nossa família, para que Ele viva e reine, trazendo a paz, a compreensão, o entendimento, a fidelidade, o perdão, a união familiar, amor e respeito vivido entre pais e filhos, marido e mulher. Estes são o OURO, o INCENSO e a MIRRA que Deus espera que demos a Ele, para que sejamos justificados e recebamos a salvação e o amor de Jesus Cristo.
Prezados irmãos e irmãs, não basta conhecermos a história do menino Deus, a qual ouvimos todos os anos, principalmente nesta época. É preciso que o aceitemos de fato em nossa vida, em nosso lar. Vamos dar ao Deus menino, a Jesus o presente mais precioso que temos: nossa vida, nosso coração, e deixemo-nos transformar pelo amor que Jesus nos dá. Amém.
 


Autor(a): Pastora Lourdes Kophal Knecht - Nova Ramada - Paróquia de Ajuricaba
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 31166

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha.
Filipenses 2.5
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br