Plano de Ação Missionário da IECLB - PAMI



Telefone(s): (51) 3284-5400
ID: 3058

Comunidade de Ceilândia/DF organiza-se para realizar o Planejamento Estratégico

24/03/2010


No dia 14 de março a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Ceilândia (Sínodo Brasil-Central) reuniu-se para a Assembléia Geral Ordinária, nas dependências do templo. O Pastor Sinodal do Sínodo Brasil-Central, P. Carlos Augusto Möller, esteve presente e dirigiu a meditação de abertura. Junto com a comunidade, o P. Carlos refletiu sobre a parábola da ovelha perdida (Lucas 15.3-7), fazendo uma alusão às pessoas que estão afastadas das comunidades. Comunidade missionária, que segue o mandamento de Jesus, precisa ir ao encontro das suas ovelhas afastadas e buscar trazê-las novamente para o seu meio. Isso vale também para aquelas pessoas que ainda não fazem parte de nenhuma comunidade e ainda não conhecem a mensagem do Evangelho.

O Pastor Sinodal também falou à comunidade sobre o modelo eclesiológico da IECLB, uma igreja que se organiza em sínodos (do grego sin: junto, odós: caminho, “os que andam juntos no caminho”). Portanto, caminhamos juntos, de mãos dadas, como ovelhas que seguem o seu pastor, Jesus Cristo. E juntos também estamos engajados na Missão de Deus, que é a nossa paixão.

Motivada por essa reflexão, a comunidade de Ceilândia reunida em Assembléia decidiu por realizar o Planejamento Estratégico. Uma das metas do PAMI 2008-2012 (Plano de Ação Missionária da IECLB), conforme recomendação do Concílio da Igreja de Estrela/RS (outubro de 2008), é que pelo menos um terço das comunidades da IECLB realizem o Planejamento Estratégico. Esse planejamento busca fazer um mapeamento da atual situação da comunidade e seus objetivos missionários a curto, médio e longo prazo, traçando metas e ações estratégicas para que a missão aconteça efetivamente. O Planejamento Estratégico deve levar em conta as quatro dimensões de missão propostas pelo PAMI ( evangelização, comunhão, diaconia e liturgia), bem como os três eixos que perpassam as estratégias a serem definidas, a saber, a educação cristã contínua, a sustentabilidade das comunidades e a comunicação.

A assembléia constituiu uma equipe de sete pessoas para ocupar-se com o planejamento. Interessante ressaltar que as pessoas que formam a equipe são de diferentes grupos da comunidade (presbitério, estudo bíblico, juventude, etc) e de diferentes faixas etárias. Também buscou-se equilibrar a representação de homens e mulheres. Tudo isso para que o planejamento seja participativo e detecte as necessidades e capacidades da comunidade.

Que o desafio assumido pela Comunidade de Ceilândia inspire mais comunidades a também realizarem o Planejamento Estratégico pois, missão acontece a partir e através das comunidades e essa é uma ferramenta muito útil que nos ajuda a perceber onde e como a comunidade pode envolver-se na Missão de Deus. À Comunidade de Ceilândia desejamos que Deus os abençoe e ilumine nessa nova tarefa, apaixonando-se cada vez mais pela Missão de Deus.

Beatriz Regina Haacke
Estagiária em Ceilândia


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O que importa é a fé que age por meio do amor.
Gálatas 5.6b
REDE DE RECURSOS
+
Fé significa confiar e construir sobre a misericórdia de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br