Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil



Rua Senhor dos Passos , 202 V andar - Centro
CEP 90020-180 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 2275

Carta Pastoral da Presidência da IECLB - Janeiro - 2022

17/01/2022

CARTA PASTORAL DA PRESIDÊNCIA DA IECLB
Janeiro – 2022

Jesus disse: Venham ver!
(João 1.39)

Prezada irmã e prezado irmão!

Nesta primeira carta pastoral de 2022, queremos desejar um Feliz Ano Novo para toda a IECLB: membros, simpatizantes, Comunidades, Paróquias, Sínodos e instituições vinculadas confessionalmente. A confissão de fé que segue os princípios da Reforma Protestante nos une, liberta, empodera e chama ao serviço. Por isso, somos Igreja forte tanto no número de membros quanto nos testemunhos concretos de fé. Muito obrigado a todas e todos vocês. Que tenhamos um ano abençoado e que possamos servir com alegria, dando testemunho da nossa fé.

O primeiro lema bíblico para 2022 vem do versículo 39 do primeiro capítulo do Evangelho de João. “Jesus disse: Venham ver!” (João 1.39) “Venham ver!” é a resposta que Jesus dá a João Batista e seus discípulos, que haviam perguntado onde Jesus morava. O relato bíblico revela que os três foram de fato ver onde Jesus morava. Ficaram com ele o resto daquele dia. Depois, o texto afirma que André chamou seu irmão Simão Pedro para mais perto e os dois se tornaram os primeiros discípulos de Jesus. A partir do convite - venham ver - surge movimento, observa-se uma dinâmica de relacionamentos entre aquelas pessoas.

Venham ver! Convida Jesus. Será que o convite ainda é válido? Venham ver! Diz Jesus. O que ele quer que vejamos neste ano de 2022 e em nossos locais de vida comunitária?

Para ver, é preciso abrir os olhos e o coração. Abrir-se é enfrentar a realidade. Encará-la com fé, coragem, determinação e leveza. Nossa visão é confusa, incompleta; não conseguimos enxergar direito sem óculos. Nossos óculos são o Evangelho de Jesus Cristo. Ele nos permite ver e enxergar as coisas com os olhos da fé. Por isso é sempre importante ver o que o Evangelho ensina e orienta. Essa é uma das dimensões do “Venham ver” firmado por Jesus. Por isso, fazemos nosso o convite de Jesus: em 2022, venham ver!

Venham ver a riqueza da salvação que Deus já nos concedeu, em sua graça, através do próprio Jesus Cristo. Venham ver a beleza dos gestos solidários, dos trabalhos diaconais, das iniciativas missionárias que pessoas promovem em resposta ao presente da salvação por graça e fé.

Venham ver a profundidade da pregação do Evangelho que acontece nas Comunidades da IECLB, em seus diversos grupos e nas inúmeras e significativas ações desenvolvidas de norte a sul, de leste a oeste, em nossa Igreja.

Venham ver o sabor da mesa posta, dádiva de Deus, que nos acolhe assim como somos. E ainda nos dá o perdão e a salvação.

Venham ver também os gemidos de fome das pessoas empobrecidas, vítimas numerosas de uma economia que privilegia acumulação de riquezas.

Venham ver os pedidos de solidariedade das populações indígenas e das populações negras, que veem seus direitos serem anulados. Venham ver os olhares de socorro de mulheres que são vítimas de violência, muitas vezes praticada dentro de suas próprias casas.

Venham ver o choro de crianças, adolescentes, jovens e pessoas idosas, que sofrem por falta de escola, emprego e cuidados de saúde. Venham ver o alvoroço dos animais que fogem por causa da destruição de seus ambientes naturais.

Venham ver o convite do próprio Jesus de não se conformar com as injustiças deste tempo sombrio e trabalhar forte para ser luz e sal do mundo, a fim de promover vida digna, plena e abundante para todas as pessoas e para toda a bela criação de Deus.

Venham ver o convite – ratificado pelo Tema do Ano da IECLB para 2022 – de amar a Deus e as pessoas. Vem! Tu e tua casa! Venham ver como é importante acolher, servir, ensinar, pacificar e dialogar.

Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente

 


 


Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Carta
ID: 65942

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É a fé que nos comunica a graça justificadora. Nada nos une a Deus, senão a fé: e nada dele nos pode separar, senão a falta de fé.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br