Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil



Rua Senhor dos Passos , 202 V andar - Centro
CEP 90020-180 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 2275

Carta Pastoral da Presidência da IECLB - Julho de 2020

17/07/2020

 

CARTA PASTORAL DA PRESIDÊNCIA DA IECLB
Julho – 2020 

O anjo do Senhor Deus voltou e tocou nele, dizendo:
levanta-te e coma; senão você não aguentará a viagem
” (1 Reis 19.7)

Imagine a cena: o profeta Elias está desesperado e em fuga. Foge de seus compromissos e quer até fugir da vida. Ele se senta à sombra de um arbusto e clama pela morte. “Basta, Senhor! Tira a minha vida” (v. 4).

Ao contrário do que Elias pensava, sua vida não havia chegado ao fim. Um anjo se coloca em seu caminho e diz: “levanta-te e coma, senão você não aguentará a viagem“ (v. 7). Elias é tocado. Aquele que fugiu de tudo, que clamava pela morte, é sustentado por Deus. Podemos até imaginar que Elias fez movimentos com os olhos, quem sabe até os esfregou para ver se era verdade o que via. No deserto, ele vê água e pão, sinais de vida.

Através de um anjo, Deus toca Elias no ponto mais profundo de sua existência. Toca-o lá, quando está absolutamente sozinho e nada mais espera, além da morte. Faz Elias pensar sobre o sentido e o significado da vida. A ação de Deus começa com algo elementar: o que uma pessoa precisa no meio do deserto? Ela não precisa de luxo ou coisas supérfluas. Ela precisa de pão, água e força para a vida. Ela precisa de incentivo, do tipo levanta-te e coma!

Não é fácil despertar pessoas desanimadas. Elias come, bebe... e volta a dormir! Está tomado pelo desânimo, mas o amor de Deus é maior. O anjo volta mais uma vez para restabelecer o ânimo. Deus é misericordioso e paciente! Deus se faz presente em nossa vida e fortalece a fé. As palavras ditas a Elias também são dirigidas a nós: “levanta-te e coma; senão você não aguentará a viagem“ (v. 7). 

Viagem aponta para ações, atividades, trabalhos. Aponta para o ir e vir. Elias recebe uma nova tarefa. São-lhe colocados novos desafios. Elias precisa voltar à vida, se libertar do medo e do desânimo. No prosseguir de sua viagem, ele se dirigirá ao monte Horebe, onde Deus lhe dará um novo sentido, um novo projeto e um novo horizonte.

O que aconteceu com Elias vale para as pessoas que sofrem com desânimo, enfermidade, saudade, dor e luto. Vale para todas e todos nós. Deus é força, sabedoria, ânimo e alimento para a jornada, por mais difícil que ela possa parecer. Deus se importa com todas as pessoas.

Elias experimentou solidão e desespero, a ponto de clamar pela morte. Mas percebeu que Deus estava ao seu lado, mesmo em meio aos problemas. Deus estava com ele quando sua vida não fazia mais sentido. Deus quer vida! Deus transforma tempos difíceis em oportunidades e faz brotar vida plena da falta de vida. Por isso, podemos confiar e ir ao encontro de Deus com alegria.

A jornada é longa e, às vezes, árdua. Na viagem da vida, contamos com a presença e o auxílio de Deus, assim como Elias experimentou. Na viagem da vida, recebemos também um chamado para servir a Deus em nossa comunidade e fora dela. A comunidade precisa dos nossos dons, do nosso tempo, da nossa voz para cantar e anunciar. A comunidade precisa da nossa disposição e da nossa oferta de gratidão. O mundo precisa de pessoas dispostas a vivenciar a paz, o amor e a justiça. Estamos conseguindo fazer isto a partir de nossas Comunidades e do compromisso que surge com o
batismo?

Viva o seu batismo. Deixe Deus conduzir os seus passos e orientar a sua vida. Deus é a fonte de ânimo, fé e esperança. Nisto podemos confiar!

Saudações em Cristo,

Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente


Autor(a): Presidência da IECLB
Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 57853

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Orar é a obra mais primorosa, por isto é tão rara.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br