Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil



Rua Senhor dos Passos , 202 V andar - Centro
CEP 90020-180 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 2275

Desastre em Brumadinho/MG

26/01/2019

Desastre em Brumadinho

No princípio, Deus criou os céus e a terra” (Gênesis 1.1). O primeiro capítulo da Bíblia é uma confissão de fé que reconhece em Deus a origem de tudo. Deus criou o mundo para que nele haja vida. O rompimento de uma barragem de rejeitos de minério de ferro em Brumadinho/MG, constitui o oposto da ação criadora de Deus. Em Brumadinho, no dia 25/01/2019, observamos a destruição e a morte.

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) expressa sua profunda consternação com este desastre. Em primeiro lugar, externamos nossa solidariedade às pessoas da região atingida. Sabemos que é impossível mensurar o drama das vidas arrastadas e soterradas pela avalanche de lama. Sabemos que é impossível mensurar o sofrimento de quem perdeu pessoas queridas. Sabemos que é impossível mensurar a aflição de quem espera ansiosamente por um sinal de vida ou por uma notícia. Não podemos mensurar a dor, mas podemos expressar solidariedade e afeto em orações, pensamentos, palavras e ações.

Ao Deus que criou a vida, suplicamos que conceda consolo e fortaleça a rede de amparo e cuidado que se formou em muitos lugares. Às nossas comunidades, pedimos que orem e desenvolvam ações para afirmar solidariedade. Às autoridades, reivindicamos que atuem vigorosamente nos diversos âmbitos para que assistência seja prestada, responsabilidades sejam apuradas e danos sejam mitigados. Que a ação do Estado seja firme e forte para evitar que novos desastres ocorram.

O número de pessoas desaparecidas é assustador. Além das vidas humanas, quantos animais e plantas pereceram? Que impactos socioambientais teremos? O rompimento da barragem é causado pela intervenção humana no ambiente natural. Há três anos, um desastre semelhante aconteceu em Mariana/MG. Que consequências tiramos destes dramas? Quanto vale a vida de pessoas? Quanto vale a vida de animais? Quanto vale a vida de plantas? Quanto vale o ambiente em que vivemos? É necessário apurar responsabilidades, julgar e punir adequadamente. É necessário criar mecanismos para fiscalizar e garantir segurança. É necessário também reafirmar o nosso compromisso com a vida e o cuidado com a Criação de Deus.

Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado” (Salmo 34.18). Desejamos que Deus conforte os corações abatidos, consolide a união pela vida e reanime em nós o compromisso de cuidar de tudo o que foi criado pela boa palavra divina.
Presidência da IECLB

Pa. Sílvia Beatrice Genz - Pastora Presidente
P. Odair Airton Braun - Pastor 1º Vice-Presidente
P. Dr. Mauro Batista de Souza - Pastor 2º Vice-Presidente
 

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Desastre em Brumadinho.mp3

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br