Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil



Rua Senhor dos Passos , 202 V andar - Centro
CEP 90020-180 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 2275

Tema do Ano 2013

Mensagem da Presidência

02/12/2012

No próximo dia 2 de dezembro, primeiro Domingo de Advento, será lançada nacionalmente a Campanha Tema do Ano 2013: Ser, Participar, Testemunhar - Eu vivo comunidade, apoiado pelo Lema bíblico Eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha forte mão (Isaías 41.10). Para a ocasião, a Presidência preparou um vídeo, cuja mensagem pode acompanhada logo abaixo.

 Para conhecer os materiais da Campanha Tema do Ano 2013, acesse a página da Campanha, clicando no ícone (na home do Portal Luteranos, logo abaixo das notícias). Lá, estão disponíveis os materiais impressos e eletrônicos, além das mídias elaboradas especialmente para auxiliar na divulgação da Campanha.

Clique aqui e acesse a Campanha do Tema do Ano 2013!

Clique aqui e acesse os materiais do Tema do Ano 2013!

Clique aqui e acesse o Recurso Litúrgico para o lançamento da Campanha do Tema do Ano 2013!


 --------------------------------------------------------------------------------


Mensagem da Presidência para o Lançamento do Tema do Ano 2013

Estimadas irmãs! Estimados irmãos em Cristo!

Ser, Participar, Testemunhar - Eu vivo comunidade. Este é o Tema da IECLB a partir do Advento de 2012 e que nos acompanhará em 2013. O Tema é iluminado pelo Lema bíblico, um texto do Antigo Testamento, de Isaías, capítulo 41, versículo 10: Eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha forte mão.

Conhecemos o ritmo acelerado da vida moderna. Parece que cada novo dia exige mais tempo de nós e impõe mais tarefas. Corremos cada vez mais! Cresce a sensação de chegarmos com atraso. Parece ser uma contradição que até pessoas aposentadas, ao serem consultadas sobre novos compromissos, digam: “Creio que posso, sim, mas vou consultar a minha agenda”.

Esse ritmo não é bom para ninguém, prejudica a saúde, vai esfriando relações de amizade, coloca-nos no isolamento e aumenta o estresse. Em termos de vida de fé, faz crescer a sensação de vazio. Isso é ruim, muito ruim. Eu, porém, acredito que pode ser diferente. Pode!

O primeiro verbo do novo Tema do Ano é SER. Significa que, para Deus, eu sou. Você é! Eu, você, cada ser humano tem dignidade e individualidade. Cada um de nós é, existe e está aí como criatura única. Assim cremos. Como criaturas de Deus, você e eu somos justificadas por graça e fé, através de Jesus Cristo. Nessa condição, somos pessoas livres para pensar, discernir e agir.

No entanto, não ficamos nessa ação de forma isolada, individualista. O segundo verbo do Tema do Ano é PARTICIPAR. Portanto, o Tema do Ano ajuda a perguntar pela experiência de ser pessoa cristã na comunidade; pergunta pelo meu lugar na comunidade; pelo cuidado da comunidade para comigo; pelo meu cuidado para com os meus irmãos e as minhas irmãs na comunidade; pergunta pela minha relação com Deus na vida em comunidade.
Ser e participar. O que esse cuidado pela pessoa na comunidade aponta? Que comunidade cristã é espaço privilegiado para encontrar-se com Deus e, através dele, exercitar o ministério do cuidado mútuo. Comunidade cristã é, por excelência, espaço que acolhe pessoas, que permite a experiência de estar na companhia de Deus. Através de Deus e da força que Ele concede, nós nos sentimos na companhia de pessoas que nos querem bem e que caminham conosco solidariamente.

Ao ser membro de uma comunidade cristã, sei que não estou sozinho. Pessoas de uma comunidade caminham comigo. Eu também posso caminhar com pessoas. Eu sou e eu participo e isso não acontece por mérito nosso. Isso nos é dado, dado por Deus. Ele é que nos reúne, está conosco e nos acompanha na jornada da vida. Alcança-nos a sua forte mão e levanta-nos quando caímos.

Esse lugar que Deus providenciou para cada pessoa no seio da comunidade cristã não tem um fim em si mesmo nem a comunidade pode voltar-se para seu próprio umbigo, por isso a importância do terceiro verbo do Tema do Ano: TESTEMUNHAR.
Cada uma e cada um de nós é testemunha do Evangelho no mundo. Somos filhas e filhos de Deus, chamados para ser luz no mundo. A vida em comunhão torna-se testemunho no mundo. Torna-se um ato de nadar contra a maré do individualismo e do isolamento. Somos testemunhas do amor e da paz de Deus na sociedade.

Ser, participar, testemunhar. Eu vivo comunidade. Eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha forte mão. Nessa comunhão e com essa luz no horizonte, iniciemos a nossa caminhada em mais um novo ano da Igreja.

Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil


Autor(a): Letícia Montanet - Jornalista
Âmbito: IECLB
Área: Campanhas / Nível: Tema do Ano / Instância Nacional: Presidência
ID: 18318
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O meu Deus é a minha força.
Isaias 49.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br