Avenida 14 , 466 - Cidade Nova
CEP 13500-000 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 1723

Quem somos

A Comunidade integrada ao mundo luterano

Junto com outras paróquias da Igreja Luterana, a Comunidade de Rio Claro e Ferraz e mais os pontos de Missão em Piracicaba e São Carlos integra a União Paroquial Luterana da Região de Campinas (UPLRC), criada nos anos 80, com a proposta de integrar e unir as forças de todas as Comunidades, tendo como propósito o apoio mútuo, formação e missão. A criação da UPLRC, com o apoio financeiro das comunidades possibilitou um amplo crescimento no número de Comunidades e obreiros.


A comunidade de Rio Claro e todas as comunidades da UPLRC fazem parte do SÍNODO SUDESTE, que abrange a parte central e leste do Estado de São Paulo, Rio de Janeiro, centro e leste de Minas Gerais.

Por sua vez, o Sínodo Sudeste é um dos 18 Sínodos que formam a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), abrangendo todo o território nacional.

A IECLB é membro da FEDERAÇÃO LUTERANA MUNDIAL, o que significa que cada luterano/a, em uma determinada cidade, está irmanado/a com luteranos em todo o nosso vasto mundo.

Atividades que marcam a Comunidade de Rio Claro

Banca de livros: A Comunidade mantém uma banca de livros, com uma grande variedade de títulos. A banca também intermedia a aquisição dos periódicos no final do ano. Além dos livros que podem ser adquiridos, a banca mantém também uma videoteca e alguns livros que podem ser emprestados aos membros da Comunidade.

Comunicação: Anualmente é elaborado e distribuido um Calendário com toda a programação. Duas a três vezes ao ano é editado o Folheto Informativo da Comunidade (FICO). Dominicalmente é distribuida um Boletim contendo informações sobre o culto, agenda da semana, pedidos de oração, aniversariantes, compartilhar de atividades, mensagens, etc.

Casais: Do ano 1995 a 2006 realizamos encontros mensais de casais, jantares e retiro. No momento este trabalho está parado.

Cemitério: O Cemitério Evangélico de Rio Claro pertence à Comunidade Luterana e é por ela administrado. De longa data, pessoas de outras demoninações ali também são sepultadas. O Cemitério Evangélico é um departamento da Comunidade. No dia de Finados é celebrado um culto ecumênico no local.

Conselho de missão: Em 2006 foi criado um grupo chamado Conselho de Missão, cuja finalidade é acompanhar o trabalho missionário em São Carlos e Piracicaba. Espera-se que o grupo colabore na reflexão sobre o trabalho missionário, mas também participe de atividades visando estimular e ajudar os grupos, no seu desenvolvimento.

Curso para novos membros: Anualmente é oferecido um curso para novos membros, para acolher pessoas que optam por nossa Igreja. O objetivo é dar conhecimento sobre as bases e práticas da Igreja Luterana. Ao fim do curso cada pessoa pode decidir pela realização, ou não, da profissão de fé.

Encontros fraternos: São encontros que se realizam, 2 vezes ao ano, nas casas de membros. A Comunidade foi dividida em 21 áreas geográficas e seus membros agrupados por proximidade de residência. Em cada área um/a hospedeiro/a convida os membros de sua lista, e outras pessoas de suas relações, para um encontro em sua casa. No primeiro encontro do ano temos tratado o tema da Igreja.

Estudo bíblico: Acontece de muitas formas, em muitos momentos. Devido o Pastor Eldo estar em tratamento de saúde e impossibilitado de trabalhar por alguns meses, o Pastor Mauri assumiu realizar todos os estudos bíblicos:
Rio Claro, duas quartas-feiras, às 20 horas;
Ferraz, as outras duas quartas-feiras, às 19:30 horas.
Piracicaba, 1ª e 3ª terça-feira, às 20 horas.
São Carlos, duas vezes por mês em dia e hora variáveis.

Grupo de finanças: Criado em 2004, este grupo tem a tarefa de acessorar o Presbitério no planejamento e execução financeira. O grupo planeja e lidera as ações que visam a conscientização da Comunidade na questão da contribuição e auxilia o Presbitério nas ações administrativas-financeiras.

Grupo de oração: O grupo se reune toda segunda feira para reflexão, comunhão e oração. Pessoas que desejam oração entram em contato com a secretaria ou deixam recados na caixa de oração. O grupo também participa de celebrações especiais, como Advento, e tem coordenado as Vigílias de Oração.

Mês da família: Normalmente acontece no mês de agosto. Todos os cultos do mês são realizados em torno do tema Família. As famílias são animadas a orarem umas pelas outras e a se visitarem. São promovidos encontros das famílias nas casas.

Patrimônio: Cuidar do patrimônio é uma importante tarefa do presbitério e de toda a comunidade. Para tanto a Comunidade conta com um diretor de patrimônio. Este participa das reuniões do Presbitério e toma as providências que são autorizadas.

Pregadores leigos: De longa data a Comunidade conta com a valiosa colaboração de vários/as pregadores/as leigos/as. Sua tarefa principal é substituir e/ou auixiliar o pastor na direção de cultos.

Recepção: A Comunidade quer acolher e abraçar todos aqueles/as que a procuram. Com esta finalidade foi formado um grupo que se dispõe a recepcionar e ajudar as pessoas na porta do templo. A cada domingo um casal, ou uma dupla, auxilia na direção do culto em atividades previamente combinadas, mas também com atenção aos visitantes e a fatos que podem ocorrer.

Encontro de homens: Por alguns anos foi realizado um retiro anual para homens. Como conseqüência, desde 2009 vewm acontecendo encontros mensais de homens, sempre com um tema para reflexão, com atividades variadas e dinâmicas e um delicioso jantar especialmente preparado pelos homens.

Encontro de mulheres: Seguindo a iniciativa dos homens, as mulheres também realizaram um retiro anual. Desde 2006 passaram a realizar encontros mensais. O grupo tem se destacado em sua atuação com o objetivo de reunir, confraternizar, conversar sobre temas gerais e específicos que dizem respeito a mulher. Os temas e atividades são dirigidas e coordenadas por mulheres da Comunidade, com eventual acessoria de alguém de fora. Todas as mulheres que têm participado manifestam sua alegria pela oportunidade.

Retiros específicos: Além dos retiros mencionados acima, realizam-se também retiros de crianças, confirmandos, jovens, orientadoras/es do Culto Infantil, viagens com idosos, encontros paroquiais de mulheres, entre outras atividades para reflexão e comunhão. Alguns encontros e retiros acontecem em âmbito da UPLRC. Retiros são momentos de encontros e reencontros.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome: proclamai a sua salvação, dia após dia.
Salmo 96.2
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br