Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

O Senhor levanta os caídos

Senhas diárias

20/03/2020

As palavras das Senhas de hoje falam especialmente para dentro de nossos tempos de Corona vírus e de preservação pessoal e comunitária. O salmista afirma que o Senhor o guardará em tempos difíceis e o protegerá sob sua mão. Canta que Deus o acolherá no seu templo e o colocará em segurança contra o inimigo. O inimigo aqui mencionado são pessoas que querem destruí-lo. São pessoas que mentem contra o salmista e ele sabe que apenas Deus pode fazer com que a verdade venha à tona e ele seja preservado. Ele confia no Senhor e sabe que Deus é mais poderoso do que qualquer outro poder, força humana ou da natureza. O Senhor guarda os seus. Nestes tempos, o nosso inimigo é esta nova versão deste vírus. O Senhor é muito mais poderoso que ele e não pode acontecer sem que Deus permita. O Corona se espalhou e já vitimou também cristãos em vários países. Será que o Senhor é menos poderoso? Será que os cristãos que morreram não eram autênticos? Será que esse inimigo está além das forças de Deus? Apesar do salmista (Sl 91) nos dizer que nem mesmo a peste ou a morte poderá atingir os que confiam em Deus, vemos que muitos morrem e passam por dificuldades. Estamos vendo isso novamente. Como entender a confiança em Deus? Será que as doenças que se nos acometem, que nos levam para hospitais e para tratamentos com muito remédios e até procedimentos cirúrgicos, mostram que não somos autênticos crentes em Deus? Como entender estas palavras do salmista?
Neste sentido as palavras de Paulo na 2.ª carta aos coríntios e a vida de Jesus, bem como dos seus discípulos e dos cristãos nos primeiros tempos da Igreja, nos ajudam a entender muito bem o que significa proteção de Deus contra o inimigo, que também o são as doenças. Quando a Bíblia fala que o mal não vai chegar até a vida daquele que crê em Deus e nem a sua casa, não está dizendo que coisas ruins não possam acontecer aos crentes. Como foi dito acima, Jesus nos mostrou que o sofrimento faz parte da vida humana. Paulo nos diz que o mal chega até nós e nos abate, nos derruba. Todos os apóstolos tiveram o mal sobre suas vidas e acabaram morrendo de algum jeito. Milhares de cristãos foram vitimados nos primeiros tempos por causa de sua fé. Paulo foi derrubado várias vezes e caiu, mas o Senhor o restabeleceu (2.ª Coríntios 11 e 12). Ele tinha uma doença incurável que o acompanhou até a morte. Mesmo assim Deus o usou como um dos maiores pregadores da fé, dando a ele a sua força. Jesus acabou caindo em definitivo na cruz, porém o Senhor Deus o restabeleceu e ressuscitou. Nós passamos por males e o Senhor nos restabelece. Este é o sentido da proteção de Deus. Ela não nos livras de todos os males, porém o Senhor nos acompanha em meios a todos eles. Cristãos vão cair nestes tempos e alguns serão restabelecidos por remédios e por ação de Deus. Outros não. E outros ainda nem serão atingidos. Não sabemos quais são os critérios de Deus. Mas sabemos que o Senhor está presente e precisamos confiar de que Ele sabe o que faz e deixa acontecer. O que não podemos é pular no abismo exigindo que o Senhor nos ampare e salve. Jesus se negou a pular do pináculo do templo. Sabia que isso era tentar a Deus. Vamos confiar firmemente em Deus, o Senhor, cuidar de nossa saúde, preservar nossos semelhantes e aguardarmos que este tempo passe e tudo volte ao normal. O Senhor nos ama e nos acompanha com sua mão protetora.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 55536

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br