Sínodo Rio dos Sinos



Rua Amadeo Rossi , 467-B
CEP 93030-220 - São Leopoldo /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3589-3821 | (51) 3134-1180 | (51) 9913-39052
secretaria@sinodors.org.br
ID: 16

15ª Assembleia Sinodal: é tempo de valorizar e cuidar

20/08/2016

IMG_6963
IMG_6958
IMG_6997
IMG_7006
IMG_7007
IMG_7012
IMG_7045
IMG_7051
IMG_7055
IMG_7065
IMG_7071
IMG_7078
1 | 1
Ampliar

No dia 20 de agosto, ministros, ministras, representantes das comunidades e paróquias, das instituições e setores de trabalho que compreendem o Sínodo Rio dos Sinos, reuniram-se na Comunidade Bom Pastor, no Bairro Rondônia, em Novo Hamburgo, para a realização de mais uma Assembleia Sinodal. Todos os convidados foram acolhidos com um café, preparado com carinho e dedicação por pessoas voluntárias da Comunidade. O clima de comunhão predominou naquele início da manhã.

Na celebração de abertura, o pastor da Comunidade Bom Pastor, Jaime Jung, saudou com a senha do dia: “Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus” (1 João 3.1). Apontou, em sua palavra de acolhida para a diferença entre preço e valor, refletindo sobre aquilo que realmente é valioso para as pessoas.

Fazendo uma conexão ao tempo de Jogos Olímpicos, pregou que a vitória da vida não tem preço, e que precisamos dar valor às pequenas coisas. Com a pergunta “o que é mais valioso em tua vida?”, o momento de reflexão foi finalizado com um vídeo produzido pela Juventude Evangélica da Comunidade, intitulado “Comunique Amor”. Afinal, não estamos à venda. O amor que recebemos de Cristo é o que há de mais valioso: podemos e devemos levá-lo adiante. A Assembleia foi conduzida por seu Presidente, P. Martin Volkmann, com o apoio da Diretoria do Conselho Sinodal.

Representando a Comunidade Bom Pastor, Sônia Fröhlich trouxe suas palavras de saudação. Silvia Beatrice Genz, Pastora 1ª Vice-Presidente da IECLB, também saudou todas as pessoas presentes, reforçando que devemos ter cuidado com o que é nosso: com o planeta e com o que nos rodeia.

A primeira parte da Assembleia foi destinada à reformulação do Estatuto do Sínodo Rio dos Sinos. A proposta apresentada foi amplamente discutida e posteriormente aprovada. Charlie Schwantes e Edmundo Prochnow conduziram a apreciação e votação do Estatuto.

No início da tarde, houve eleição para suplentes das duas delegadas ao Concílio da Igreja. Foram eleitos Egon Steiner e Paulo Christiano Ferneda.

Considerando que o atual momento de crise causa uma série de impactos também na Igreja, o Professor Marcos Sebastião Baum palestrou sobre a necessidade de planejamento e de tomadas de decisão. Frisou que o planejamento da comunidade é o alicerce do plano de ação de toda a Igreja. Destacou ainda que o processo de planejamento precisa ser feito da comunidade para a comunidade.

O Pastor Sinodal Edson Streck e a Presidente do Conselho Sinodal, Elisabetha Kannenberg, apresentaram o Relatório de atividades de 2015. Além disso, foi apresentado o Plano de Objetivos e Metas para 2016.

A Tesoureira do Conselho Sinodal, Lurdes Gerhardt, fez a prestação de contas de 2015, na área das finanças.

Já fazendo parte das ações previstas para 2016, houve a apresentação de três pessoas contratadas pelo Sínodo em 2016: a Pª Franciele Vanessa Sander, para a Coordenação do Projeto da Pastoral do Cuidado; Edmundo Prochnow, como orientador de comunidades e paróquias na área financeira e patrimonial; Ana Carolina Walzburger, como Assessora de Comunicação do Sínodo, com destaque para as novas mídias.

A plenária apreciou diversas moções analisadas pela Comissão de Moções. As moções aprovadas pela Assembleia serão endereçadas ao Concílio da Igreja.

A Comissão de Mensagens trouxe aos presentes uma reflexão sobre nossos valores e agradeceu a todas as pessoas que conduziram e organizaram a Assembleia.

A celebração de encerramento foi conduzida pelo Pastor Sinodal, que falou sobre lições e desafios que a história dos 130 anos do Sínodo Riograndense nos deixa. Por fim, a Presidente do Conselho Sinodal agradeceu a todas as pessoas que se dirigiram até à Comunidade Bom Pastor para este momento tão importante para o nosso Sínodo.


Autor(a): Ana Carolina Walzburger
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos
ID: 39303

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Dêem graças a Deus, o Senhor, porque Ele é bom e porque o seu amor dura para sempre.
Salmo 118.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br