Sínodo Rio Paraná



Rua Independência , 2107 - Centro
CEP 85902-015 - Toledo /PR - Brasil
Telefone(s): (45) 3252-2799
sinodorpr@uol.com.br
ID: 17

4º Dia Sinodal da Igreja do Sínodo Rio Paraná

Mais de 2 mil pessoas se reuniram para celebrar os 500 anos da Reforma

29/10/2017

IMG_5379
IMG_5384
IMG_5393
IMG_5398
IMG_6458
IMG_6460
IMG_6492
IMG_6503
IMG_6520
IMG_6528
IMG_5106
IMG_5113
IMG_5126
IMG_5134
IMG_5154
IMG_5161
IMG_5177
IMG_5202
1 | 1
Ampliar

No último domingo, 29 de outubro, mais de 2000 pessoas estiveram reunidas para celebrar o quarto Dia Sinodal da Igreja, do Sínodo Rio Paraná. A Paróquia de Palotina acolheu de forma calorosa cada participante, oferecendo um espaço acolhedor e atrativo para a celebração! Celebramos o jubileu da Reforma. 500 anos de história. Somos herdeiros da Reforma e temos muitos motivos para comemorar, celebrar e alegres jubilar!

Pessoas de diferentes idades – idosos, jovens e crianças – homens e mulheres vindas das diferentes paróquias do sínodo tiveram um dia celebrar, louvar a Deus e estar em comunhão com irmãos e irmãs na fé.

O dia começou com momento de louvor a Deus, enquanto as caravanas iam chegando. Se fizeram presentes também, representantes da IELB, Igreja católica, Vice prefeito e demais autoridades civis e eclesiásticas. Após as saudações iniciais, a equipe litúrgica conduziu a celebração com um culto. A celebração contou com a presença do casal Martin Lutero e Cataria von Bora saudando aos presentes e lembrando a importância da reforma para nossas comunidades: a partir do estudo da Bíblia as pessoas puderam conhecer o amor de Deus revelado em Jesus Cristo. 500 anos se passaram, agora somos desafiados a olhar para o futuro e para os outros 500...

O Pastor Doutor Leandro Hofstatter proferiu uma palestra com o tema: reforma luterana – Um outro olhar. Em sua fala Leandro enfatizou a importância da educação. Ela ocupou um lugar fundamental na vida de Lutero. Incentivado por seu pai Lutero pode frequentar a escola, ainda que tenha se tornado monge contra a vontade do pai. Leandro enfatizou que a educação é a chave da libertação do povo. Ele incentivou e cobrou do governo o direito ao acesso a educação para todas as pessoas. Salientou que o fato de Lutero ter traduzido a Bíblia para a língua do povo fez com que a população da época fosse alfabetizada.

Os luteranos que vieram ao Brasil trouxeram consigo o grande valor dado a educação, por isso, ao lado das igrejas foram construídas escolas. Leandro apontou que no momento atual vivemos no Brasil uma grande crise em diversos setores e também na educação. A educação perdeu seu valor. Esse é um grande desafio que se coloca para nós como luteranos e luteranas para os próximos 500 anos.

A Bíblia enfatiza o amor cristão. Nele está implicado o amor ao próximo, a transformação social, a luta por vida digna e vida em abundância para todas as pessoas. Nisso se traduz o amor e o ser luteranos nesses dias. União entre as pessoas para a transformação.

Por fim Leandro enfatizou a gratidão – “gratidão por tudo que recebemos pelas pessoas que andam conosco. Deus age e o Espírito Santo age e por isso um dia como hoje é possível”.

A OASE formou um grande coral e cantou lindamente o canto da OASE- Jesus Cristo é Rei e Senhor. Além deste também outro grupo cantou o hino de Lutero – Cristãos, Alegres jubilai. Na parte da tarde também teve a apresentação do grupo Viva Voz de Nova Santa Rosa.

O dia da Igreja foi encerrado com a celebração da Santa Ceia. Este foi, sem dúvida nenhuma um dia especial, de gratidão e jubilo, que nos encoraja e motiva a seguir rumos aos outros 500, sem perder o mais importante, que é aquilo que nos une e nos sustenta como pessoas cristãs, ou seja, o evangelho de Jesus Cristo.
 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.
Isaias 44.2
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Entrega os seus problemas ao Senhor e Ele o ajudará.
Salmo 55.22
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br