Sínodo Rio Paraná



Rua Independência , 2107 - Centro
CEP 85902-015 - Toledo /PR - Brasil
Telefone(s): (45) 3252-2799
sinodorpr@uol.com.br
ID: 17

Assembleia Sinodal Rio Paraná - 2008

MENSAGEM DA 12ª ASSEMBLÉIA SINODAL – RIO PARANÁ

Queremos saúda-los com estas palavras: “Rendei graças ao Senhor, invocai o seu nome, fazei conhecidos entre os povos os seus feitos” (Sl. 105.1).
Somos gratos a Deus pela 12ª Assembléia Sinodal do Sínodo Rio Paraná que ocorreu em Maripá-PR e pela participação de todas as comunidades/paróquias representadas.
Nesta Assembléia tivemos a participação especial do 2º P. Vice-Presidente da IECLB Carlos Möller que nos trouxe um pouco dos horizontes e das perspectivas da presidência. Segundo ele, numa igreja missionária, se torna visível o principal fruto do Espírito Santo que é o amor. Fruto esse, que se manifesta de forma visível na comunhão, quando criada e vivenciada na força do Espírito Santo.
Somos desafiados a caminhar na diversidade, buscando a vontade de Deus no mundo. “A vida é transformada quando descobrimos que temos uma missão que vale a pena ser cumprida”. Uma igreja que se compromete e se orienta na Palavra e na ação do Espírito Santo, é uma igreja que se integra e serve. “Temos um grande desafio de gerar formação”. 
Não menos importante foi o desafio crítico construtivo trazido pelo P. Sinodal do Sínodo Mato Grosso, Lauri Becker. Sua palestra teve um desenvolvimento provocativo e envolvente que nos fez pensar na necessidade de sermos uma igreja de natureza missionária. Segundo ele, precisamos encantar e cativar, não tanto pelo que temos para apresentar, seja teologia, confessionalidade ou racionalidade, mas em primeiro lugar pelo que somos em nossos relacionamentos inter-pessoais, abnegação e serviço, e assim sermos uma igreja marcante.
Ser e viver como cristãos luteranos nos leva a servir, a gerar sinais que impactam, que marcam e geram responsabilidade e compromisso. Sinais esses que impactam pela solidariedade, pelo carinho, afeto e ternura, cativando pessoas de dentro e de fora das comunidades/paróquias.
O relatório do P. Sinodal, Nilo Christmann, foi abrangente, claro e completo, demonstrando gratidão a Deus pelos vários pontos em que crescemos como Sínodo neste ano. Sem omitir, é claro, pontos a serem reavaliados e desafiados ao questionamento e a mudança.
Como Sínodo Rio Paraná queremos desafiar as comunidades/paróquias a desenvolverem um espírito de unidade e gratidão por tudo o que temos aprendido e crescido como IECLB. O Sínodo tem como objetivo principal “o fortalecimento bíblico-confessional e da vivência comunitária com perspectiva missionária”.  
Nesse fortalecimento inclui-se a formação de lideranças com o objetivo de despertar e assumir os dons que Deus concede a cada um, tendo como tarefa despertar, cativar e preparar líderes para exercerem suas funções.  Outro fator indispensável mencionado pelo P. Sinodal é o PAMI – Plano de Ação Missionária da IECLB. Precisamos despertar e conscientizar nossas lideranças para traçar novas metas locais em sintonia com o PAMI.
O desafio lançado para nossas comunidades/paróquias é de criar espaços, aproximação para o relacionamento afetivo, oferecer sinais que impactam, ter paixão pelo outro e pela causa de nosso Senhor Jesus Cristo, saber ouvir, ser sal, dar sabor, sentido e razão de viver. 
Maripá, 17 de agosto de 2008


 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.
2Tessalonicenses 3.5
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br