Paróquia Santo Amaro

Sínodo Sudeste



Rua Verbo Divino , 392 - Granja Julieta
CEP 04719-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 5181-7966
igrejadapaz@uol.com.br
ID: 362

Semana da Alegria 2011

Paz na Terra - Baseado na história do dilúvio e da arca de Noé

Neste ano realizamos a 29ª Semana da Alegria. O tema que desenvolvemos com as crianças foi: “Paz na Terra”. Utilizamos os recursos da história e os elementos cênicos da Arca de Nóe, narrativa famosa do livro de Gênesis.

Tivemos presentes 97 crianças, de 4 a 13 anos. Elas participaram em diversos grupos conforme suas faixas etárias. Além das crianças, a graça que recebemos a cada Semana da Alegria é a participação de cerca de 70 voluntários e voluntárias. Pelo menos, 35 deles são jovens. Ainda, temos as senhoras da cozinha que sempre nos preparam alimentos deliciosos. Somos muito gratos a todos pela participação e ajuda.

 

Texto bíblico: Gênesis 6+7:

Terça-feira 05/07

6.12 Deus olhou para o mundo e viu que estava cheio de pecado, pois todas as pessoas só faziam coisas más. 6.13 Deus disse a Noé: — Resolvi acabar com todos os seres humanos. Eu os destruirei completamente e destruirei também a terra, pois está cheia de violência. .......
Vou mandar um dilúvio para cobrir a terra, a fim de destruir tudo o que tem vida; tudo o que há na terra morrerá.
7.11 No dia dezessete do segundo mês, se arrebentaram todas as fontes do grande mar, e foram abertas as janelas do céu, 7.12 e caiu chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites.
O dilúvio durou quarenta dias. ......
7.24 Só cento e cinqüenta dias depois é que a água começou a baixar.

É bom saber:
Nessa história o dilúvio é uma intervenção divina. Deus está triste por causa da maldade dos seres humanos e da violência na terra. Água é apresentada como uma força destrutiva e como um meio de punição.
Mas Deus não só destrui, ele também protege: com Noé, sua família e parte da sua criação (os animais) ele inicia um novo mundo depois do dilúvio.

Objetivos com as crianças:
Descobrir as varias formas de água: chuva, mar, lagos, rios, cachoeiras, água da torneira......
Elaborar os vários aspetos da água: fonte da vida (crescimento das plantas, bebida....), limpeza, purificação, refresco, diversão..... mas também ameaça (enchentes, deslizamento, afogamento...)
Aprender um convívio e um uso responsável de água (consciência ecológica).

Confira as imagens desta terça-feira - 05/07

Texto bíblico: Gênesis 6+7:

Quarta-feira 06/07

6.13 Deus disse a Noé: — Resolvi acabar com todos os seres humanos. Eu os destruirei completamente e destruirei também a terra, pois está cheia de violência. 6.14 Pegue madeira boa e construa para você uma grande barca. Faça divisões nela e tape todos os buracos com piche, por dentro e por fora. 6.15 As medidas serão as seguintes: cento e trinta e três metros de comprimento por vinte e dois de largura por treze de altura. 6.16 Faça uma cobertura para a barca e deixe um espaço de meio metro entre os lados e a cobertura. Construa três andares na barca e ponha uma porta num dos lados.
No dia dezessete do segundo mês, se arrebentaram todas as fontes do grande mar, e foram abertas as janelas do céu, 7.12 e caiu chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites. 7.13 Nesse mesmo dia Noé e a sua mulher entraram na barca junto com os seus filhos Sem, Cam e Jafé e as suas mulheres. 7.14 Com eles entraram animais de todas as espécies: os domésticos e os selvagens, os que se arrastam pelo chão e as aves. 7.15 Todos os animais entraram com Noé na barca, de dois em dois. 7.16 Entraram machos e fêmeas de cada espécie, de acordo com o que Deus havia mandado Noé fazer. Aí o SENHOR fechou a porta da barca. 7.17 O dilúvio durou quarenta dias. A água subiu e levantou a barca, e ela começou a boiar. 7.18 A água foi subindo, e a barca continuou a boiar. 7.19 A água subiu tanto, que cobriu todas as montanhas mais altas da terra. 7.22 Morreu tudo o que havia na terra, tudo o que tinha vida e respirava. 7.23 Somente Noé e os que estavam com ele na barca ficaram vivos.

É bom saber:
Deus manda Noé construir um barco gigante. As instruções são bem detalhadas cheias de simbolismo (dificil interpretar). O importante é que Noé obedece as instruções divinas e o barco cabe a família de Noé o todos os animais para protegê-los.
Para a re-criação do mundo (reinício da vida depois do dilúvio) Deus colabora com os humanos (diferente que na narrativa da criação).

Objetivos com as crianças:
Entender a arca como símbolo de proteção:
Para navegar em tempos difíceis e superar problemas é preciso obediência (ou melhor: confiança e fidelidade) à Deus mas também iniciativa e ação.

Texto bíblico: Gênesis 7+8:

Quinta-feira 07/07

7.1 Depois o SENHOR Deus disse a Noé: — Entre na barca, você e toda a sua família, pois eu tenho visto que você é a única pessoa que faz o que é certo. 7.2 Leve junto com você sete casais de cada espécie de animal puro e um casal de cada espécie de animal impuro. 7.3 Leve também sete casais de cada espécie de ave para que se conservem as espécies que existem na terra. 7.4 Pois daqui a sete dias eu vou fazer chover durante quarenta dias e quarenta noites. Assim vou acabar com todos os seres vivos que criei. 7.5 E Noé fez tudo conforme o que o SENHOR Deus havia mandado.....
7.7 A fim de escapar do dilúvio, ele entrou na barca junto com os seus filhos, a sua mulher e as suas noras. 7.8 Os animais puros e os impuros, os que se arrastam pelo chão e as aves 7.9 entraram com Noé na barca de dois em dois, macho e fêmea, como Deus havia mandado.
No dia vinte e sete do segundo mês, a terra estava bem seca. 8.15 Aí Deus disse a Noé: 8.16 — Saia da barca junto com a sua mulher, os seus filhos e as suas noras. 8.17 Faça sair também todos os animais que estão com você, isto é, as aves, os animais domésticos, os animais selvagens e os que se arrastam pelo chão. Que eles se espalhem por toda parte e tenham muitas crias para encherem a terra. 8.18 Assim Noé e a sua mulher saíram da barca, junto com os seus filhos e as suas noras. 8.19 Também saíram todos os animais e as aves, em grupos, de acordo com as suas espécies.

É bom saber:
Deus criou e abençoou os animais mesmo como os seres humanos.
Na história do dilúvio ele protege a vida dos animais com o mesmo esforço como a vida dos homens.
Nas narrativas da criação os animais sempre mostram a diversidade da criação de Deus. Animais e humanos vivem em interconexão.

Objetivos com as crianças:
Descobrir a diversidade do mundo dos animais: as espécies, animais domésticos e silvestres, animais puros e impuros (para os judéus)...
Reconhecer os animais como companheiros na terra e não só como fonte de alimentação e ajuda no trabalho.
Pensar como os homens podem assumir a responsabilidade para os animais.

Texto bíblico: Gênesis 9:

Sexta-feira 08/07

9.8 Deus também disse a Noé e aos seus filhos: 9.9 — Agora vou fazer a minha aliança com vocês, e com os seus descendentes, 9.10 e com todos os animais que saíram da barca e que estão com vocês, isto é, as aves, os animais domésticos e os animais selvagens, sim, todos os animais do mundo. 9.11 Eu faço a seguinte aliança com vocês: prometo que nunca mais os seres vivos serão destruídos por um dilúvio. E nunca mais haverá outro dilúvio para destruir a terra. 9.12 Como sinal desta aliança que estou fazendo para sempre com vocês e com todos os animais, 9.13 vou colocar o meu arco nas nuvens. O arco-íris será o sinal da aliança que estou fazendo com o mundo. 9.14 Quando eu cobrir de nuvens o céu e aparecer o arco-íris, 9.15 então eu lembrarei da aliança que fiz com vocês e com todos os animais. E assim não haverá outro dilúvio para destruir todos os seres vivos. 9.16 Quando o arco-íris aparecer nas nuvens, eu o verei e lembrarei da aliança que fiz para sempre com todos os seres vivos que há no mundo. 9.17 O arco-íris é o sinal da aliança que estou fazendo com todos os seres vivos que vivem na terra.

É bom saber:
A ideia da aliança entre Deus e o seu povo é fundamental para o antigo testamento. Nessa história a aliança não é exclusiva com um povo só. É uma aliança mais ampla, com toda a criação: humanos, animais, plantas e toda a natureza.
O arco-íris serve como símbolo dessa aliança. Era bem comun no mundo antigo explicar fenômenos naturais com histórias (se chama mito etiológico).

Objetivos com as crianças:
Com o símbolo do arcoíris podem ser elaboradas vários temas:
• A beleza da natureza
• O amor de Deus
• A conexão entre: céu e terra, Deus e homens...

Sábado 09/07
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.
Filipenses 4.6
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br