Paróquia Santo Amaro

Sínodo Sudeste



Rua Verbo Divino , 392 - Granja Julieta
CEP 04719-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 5181-7966
igrejadapaz@uol.com.br
ID: 362

Uma grande oportunidade

19/04/2011


Entre março e dezembro de 2010, estivemos, Amparo e eu, 21 vezes na Penitenciária Feminina do Carandirú em São Paulo, realizando sessões de Dramaterapia. Nestes encontros, a princípio semanais e depois quinzenais, exercícios corporais, jogos dramáticos e contos, mediaram as relações entre as 2 terapeutas e 12 mulheres detentas, em média.

As participantes de grupo eram pessoas que não conseguiam aprovação no exame criminilógico, e a consequente passagem para o regime semi-aberto. Em sua maioria estavam lá, há mais de 5 anos e carregavam o estigma de terem cometido um crime grave.

Em nosso 1º encontro quando a assistente social perguntou ao grupo, sob que base aquele grupo estava sendo formado, uma delas respondeu: "Nós esperamos uma oportunidade". Nesse momento compreendi que nós, as terapeutas, também esperávamos uma oportunidade.

Na verdade uma grande oportunidade de:

- Olhar para aquelas mulheres e ver além do erro cometido;

- Perceber que assim como todos nós que vivemos nesta época,elas se confrontaram com o mal, e na medida do possível para cada uma, fazem disso um trampolim para se desenvolverem.

- Reconhecer que a solidão é a passagem pelo buraco da agulha para que se chegue em alguma transformação.

- Que o afastamento da família, da casa, da terra, do país, é um fator de profundo desenraizamento e provoca um adoecimento social muito grave.

Parece que o sistema penitenciário atual, nada mais é do que um reflexo de um macro sistema social / economico que privilegia a desigualdade, a não fraternidade,e não recupera ninguém.

Acredito que o que cura, o que pode salvar, são as milhares de pequenas ações sustentadas pelos encontros humanos genuínos.

O que resultou destes encontros? Todas fomos tocadas, afetadas pela humanidade uma das outras.

Angela Maria Quinto
psicóloga


Autor(a): Paróquia Santo Amaro
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Santo Amaro (São Paulo-SP)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7574

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O verdadeiro arrependimento inicia com amor à justiça e a Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br