Paróquia Litoral Norte Catarinense

Sínodo Norte Catarinense



Avenida Ipiranga , 219 Centro
CEP 89240-000 - São Francisco do Sul /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3444-1279
financeiroparoquiasfs@gmail.com
ID: 231

A bonita capacidade de caminhar ao lado!

01/08/2011

Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a tua mão! Salmo 139.5

O salmo 139 revela o amor e cuidado de Deus em nossa vida! Deus é capaz de estar ao nosso redor, envolvendo-nos com sua presença amorosa sem nos constranger.

Bonita capacidade esta, a de colocar-se ao lado das pessoas. Talvez esta seja uma das tarefas mais importantes da comunidade cristã, estar junto, ao lado das pessoas, em todas as situações.

Comunidade cristã caminha junto às pessoas, ao lado, assim torna-se solidária, atuante, comprometida com o Evangelho que revela vida digna e amor. “O primeiro serviço que alguém deve ao outro na comunidade é ouvi-lo. Assim como amor a Deus começa quando ouvimos a sua Palavra, assim também o amor ao irmão começa quando aprendemos a escutá-lo” (D. Bonhoeffer). Para ouvir é imprescindível estar ao lado, nem acima, nem abaixo.

Martim Lutero que tanto lutou para encontrar um Deus próximo, amoroso, amigo expressou que “Deus não é alguém que olha para cima, pois não há ninguém que esteja acima dele, ele também não olha para os lados, pois não há ninguém que se iguale a ele, mas Deus olha para baixo, pois ali está o povo no meio da sua criação”!

Mas o desejo pelo poder faz com que muitos se fechem para a necessidade do outro e olhem exclusivamente para cima, desejando sucesso a todo custo, tornando-se arrogantes e orgulhosos, desrespeitosos. Também há pessoas que dirigem olhares que expressam discriminação, e pretendem humilhar os seres humanos que estão “abaixo” do seu pedestal. Testemunhamos diariamente situações onde o poder da morte e da maldade nos deixa boquiabertos. Pessoas que agem em sã ou doentia consciência e arrastam vidas, abrem feridas, causando dor, sofrimento, angústia, muitas vezes porque querem ter mais, ser mais, saber mais, poder mais.....

Mas esta não é a única atitude neste mundo, pois não são os noticiários da TV ou situações em nossa localidade que desejam fazer valer a lei da maldade, da hipocrisia, da violência... ainda há outra voz, e essa é mais poderosa, porque é a voz amorosa e o gesto cuidador que encontramos na pessoa de Jesus Cristo.

A vida em comunidade cristã é um convite constante para exercitarmos algo que Jesus fazia tão bem: estar ao lado das pessoas. Jesus fez isso com Marta, Maria e Lázaro, amigos do coração, também com Zaqueu, Pedro, Maria Madalena e tantos outros que souberam preservar uma sábia amizade com o Mestre. Estando ao lado, sem constranger ou impor, Jesus convidava à transformação e inclusão. Mesmo estando pregado à cruz agiu como alguém que se coloca ao lado, não agiu pela força do poder, mas ouviu e acolheu o malfeitor que ali estava. Também agiu assim quando caminhou ao lado dos discípulos de Emáus, acompanhando o relato de vida, a trajetória de fé, seus sentimentos de angústia, medo, incertezas, raiva, frustração, sentimentos que por vezes acompanham nossa vida como povo de Deus.

Quando estes sentimentos se achegam em nosso viver nos perguntamos: quem estará ao nosso lado para nos fortalecer, iluminar nosso caminhar com uma palavra, um gesto, uma força que vem da mão sobre nossos ombros e que diz, eu estou ao seu lado; ali onde somente o silêncio pode nos consolar, onde um abraço pode nos afagar, uma oração anima nossa alma e dá paz ao nosso espírito, pois ainda ali a mão de Deus nos guia e seu olhar nos acompanha!

O Deus Emanuel, Deus-conosco se revela em nosso cotidiano nas relações humanas que sustentam nossa caminhada, fortalecem nosso viver, pois “um amigo é alguém cuja simples presença traz alegria, independente do que diga ou faça... diante de um amigo sabemos que não estamos sós” (Rubem Alves).

No mês que passou, de julho, celebramos o dia da amizade, no dia 20. Uma boa ocasião para que nos lembremos das pessoas que caminham ao nosso lado. Tempo oportuno para que toda comunidade cristã se comprometa em revelar às pessoas a amizade verdadeira e eterna que Deus quer oferecer através da sua onipresença e amor sem fim.

Que nossas comunidades sejam um refúgio em meio a tantas correrias, dificuldades e frustrações para sentirmos a poderosa mão de Deus que segue ao nosso redor e coloca-se ao nosso lado em amor e amizade.

Que afirmemos o desejo de caminhar ao lado das pessoas, em amor, assim como nos motivam os poetas:

“Não caminhes diante de mim: talvez não conseguirei acompanhar-te.
Não caminhes atrás de mim: talvez não conseguirei guiar-te.
Caminha ao meu lado, na amizade.”
(Albert Camus)

“Amigo que é amigo quando quer estar presente
faz-se quase transparente sem deixar-se perceber
Amigo é pra ficar, se chegar, se achegar,
se abraçar, se beijar, se louvar, bendizer

Amigo a gente acolhe, recolhe e agasalha
e oferece lugar pra dormir e comer
Amigo que é amigo não puxa tapete
oferece pra gente o melhor que tem e o que nem tem
quando não tem, finge que tem,
faz o que pode e o seu coração reparte que nem pão.”
(Hermínio Bello De Carvalho)

“Amigo é aquele que se preocupa
Que quando fala,
Diz a verdade sem culpa
Ou então se cala.
O amigo alegra o deprimido
Ou então compreende a dor do ferido
Não acusa sentindo-se o dono da verdade
Porque nele há bondade.
Amigo é uma luz na escuridão da vida
Um bálsamo que cura a ferida
Uma pedra preciosa entre os cascalhos
No calor um refrigério, um orvalho.
É um abrigo do vento
Aquecendo o frio intenso
Um raio de luz do alvorecer
Na noite escura o luar
O irmão que veio a nascer:
Em outra família outro lar.”
(Joana Darc Brasil)


Autor(a): Cristina Scherer
Pessoa: Pastora Paroquial
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: São Francisco do Sul (Litoral Norte Catarinense)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 139 / Versículo Inicial: 5
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 920

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Desde o nascer até o pôr do sol, que o nome do Senhor seja louvado!
Salmo 113.3
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Orar é a obra mais primorosa, por isto é tão rara.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br