Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

A morte - Isaías 25.8 - P. Klaus Dieter Wirth - 23 de setembro de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

22/09/2020

 

Querida irmã, querido irmão em Cristo!

Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo; que o amor de Deus, o Pai, nosso Criador; e a comunhão do Espírito Santo, o nosso Guia e Consolador diário, seja com você, seja com a sua família, seja com a sua Comunidade de Fé.

O tema que eu gostaria de conversar hoje é sobre a ‘morte’. É lógico que isso dá pano pra manga, mas eu tenho que me resumir a três minutos e espero que a gente consiga, rapidamente, meditar sobre esse tema e encerrar, então, a meditação com uma oração.

O versículo bíblico que é do dia de hoje do Antigo Testamento da Senhas Diárias diz, lá em Isaías 25.8, o seguinte: O Senhor Deus acabará para sempre com a morte! Antes da pandemia a morte não fazia parte da nossa vida do dia a dia. Com a pandemia a morte faz parte da nossa vida do dia a dia, seja a partir da perda de parentes, de entes queridos, seja pela perda de amigas e amigos, seja pelo medo de perdermos alguém querido que está na UTI por causa do Convide, ou também em relação a nós. Eu tenho certeza que você nunca pensou tanto na morte quanto antes da pandemia. Durante esta pandemia nós sabemos o quão arriscado é andar por aí e encontrar pessoas sem máscara, estar em meio a aglomerações, e nós, então, por causa do medo da morte, somos, muitas e muitas vezes, por causa disso, responsáveis e usamos máscara e não nos aglomeramos.

Eu olho para a morte, e aprendi a olhar para morte, com uma experiência muito, muito pessoal e profunda do meu avô. Eu estava indo para Alemanha, cheguei no aeroporto, minha tia me buscou no aeroporto e me levou diretamen-te ao hospital onde meu avô estava, porque ele estava para morrer. E quando eu cheguei lá encontrei meu avô dei-tado na cama e só queria morrer. Eu virei para ele e perguntei: mas vô, você não pensa na vó que ainda está viva? E ele me disse o seguinte: Klaus, Deus me deu de presente a oportunidade de cuidar durante tantos e tantos anos da sua vó, mas agora eu não vejo a hora de me encontrar com o meu Senhor e Salvador, ao qual eu servi durante toda minha vida! Aquelas palavras foram muito fortes e eu não falei mais nada. Abracei meu avô, dei um beijo nele e fui para casa da minha tia. Três dias depois recebi a notícia do falecimento do meu avô. E quando fomos, então, ao velório (na Alemanha são três dias de velório), nós fomos no último dia porque daí também participaríamos do mo-mento do sepultamento, eu vi o meu avô mais do que feliz, com um sorriso em seu rosto. Ele faleceu na alegria e na certeza de se encontrar com o seu Senhor e Salvador, assim como ele almejava.

A morte nos cerca mais do que nunca, mas eu tenho certeza de que a morte não é o nosso fim. A morte é simples-mente o início de uma vida eterna junto com nosso Deus. Se você me perguntar: então você não se importa em morrer hoje, Klaus? eu vou te responder com toda sinceridade: eu não gostaria de morrer hoje porque eu sei que isso traria muito sofrimento para a minha família e talvez para algumas amigas e amigos e também membros da co-munidade! Mas o medo da morte eu não tenho. Eu aprendi com o meu avô a olhar para a morte com essa perspec-tiva: de uma passagem para estar eternamente junto com o nosso Deus. Mas eu me lembrei então de uma música que também pode ser a nossa oração final: Porque Ele vive (Jesus Cristo) posso crer no amanhã, porque Ele vive temor (medo) não há! Mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida está nas mãos do meu Jesus que Vivo está!

Oremos:
Nosso querido Deus, nós queremos, em primeiro lugar, Te agradecer pelo Teu cuidado em nossa vida, porque Tu cuidas de nós, dos nossos familiares, de nossas amigas e amigos. Mas muitas e muitas pessoas já perderam entes queridos, amigas e amigos por causa de doenças e, principalmente, neste último tempo, por causa do Covide. Nós queremos Te pedir o Teu conforto, Teu consolo na vida dessas pessoas. Mas também abre em nós, Senhor, a opor-tunidade de olharmos, nesta época, para a morte com um novo olhar, uma certeza de que, a partir da nossa morte, que pode ser amanhã ou pode ser em qualquer dia do nosso futuro (ninguém de nós o sabe, apenas Tu o sabes) que possamos olhar dessa forma com uma nova perspectiva, caso ainda tínhamos medo daquilo que viria pelo futuro. Dá-nos a certeza da Tua Salvação a partir do Teu amor, da Tua misericórdia e da Tua graça. É o que Te pedimos em nome de Jesus Cristo, que é o nosso Senhor e Salvador, o Teu Filho amado. Amém!

Que possamos, então, viver, não só o dia de hoje, mas todos os que teremos pela frente, nesta certeza: a morte é o momento em que nós passamos para viver eternamente junto a Deus, nosso Pai, com Jesus, nosso Senhor e Sal-vador, e com o Espírito Santo, o nosso Consolador.

Um fortíssimo abraço (virtual) para você, sua família, e sua Comunidade de Fé.


Autor(a): P. Klaus Wirth
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 25 / Versículo Inicial: 8
Natureza do Texto: Oração
ID: 58983
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé.
Colossenses 2.6-7
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br