Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Anjos dizem: não tenha medo - Lucas 1.13,30; 2.10 - Pa. Aneli Schwarz - 07 de dezembro de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

07/12/2020

Não temas!

Que a paz de Deus, o amor de Jesus Cristo e o discernimento do Espírito Santo estejam com você! Amém.

Vamos falar sobre anjos? Por esses dias estive relendo os capítulos 1 e 2 dos Evangelhos de Mateus e Lucas e resolvi, pela primeira vez, contar as aparições de anjos que nos são contadas lá. Você sabia que são oito aparições em momentos diferentes? Pois é. E uma coisa que me chama atenção especial, para esse momento em que vivemos é que, em quatro dessas manifestações, os anjos saúdam a pessoa ou as pessoas às quais se manifestam com esta exortação: “Não temas!” - Não tenha medo! 

Assim, vejamos:
No primeiro capítulo do Evangelho de Lucas, a primeira aparição é a do anjo Gabriel ao sacerdote Zacarias e lhe diz: “Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida...” (Lc 1.13). E assim o anjo lhe anuncia a improvável gravidez de sua esposa Isabel, cuja criança deveria ser chamada de João.

Depois, quando Isabel já está no sexto mês de gravidez, o mesmo anjo Gabriel visita Maria e lhe fala da gravidez que estava por vir. E, diante de uma reação de Maria, que revelava total incompreensão e um certo espanto, o anjo lhe diz: “Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus” (Lc 1.30).

José, porém, quando se inteirou da gravidez de Maria, sabendo que não tinha nada a ver com essa gravidez, pensava em “deixar Maria, secretamente”. Isso o afligia. Então, em sonho, lhe aparece um anjo de Deus, que o encoraja ao lhe dizer: “Não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo” (Mt 1.20). 

Mais adiante, já depois do nascimento de Jesus, temos o relato da aparição de outro anjo aos pastores que cuidavam de suas ovelhas, no campo, e, novamente, temos esta saudação: “Não temais...” (Lc 2.10).

Eu resgato essas passagens à nossa memória porque sei que, por diferentes razões, hoje, há muita gente aflita, temerosa, insegura ou sem saber o que pode esperar do presente ou do futuro próximo. Se você não está nessa situação, dê graças a Deus e seja um anjo para outra pessoa que você sabe que está aflita ou necessitada. Vá até essa pessoa ou ligue, se não for seguro ou possível fazê-lo pessoalmente, e mostre que ela pode contar com você, com sua escuta, com sua atenção e com sua solidariedade, inclusive financeira e material, se você foi agraciada ou agraciado nesse sentido. Deus não quer suas filhas e seus filhos sofrendo sozinhos ou desamparados.

Se você, no entanto, está carregando uma carga maior do que consegue suportar e não vê saída próxima para o que te assusta ou aflige, ore, peça a Deus que te oriente, que te socorra e se mostre próximo. Tenha esperança e confie que o mesmo Deus que esteve com você até aqui continuará próximo e te diz: Não temas! Espere que, a seu tempo, Deus se manifeste e te mostre que as suas orações foram ouvidas!

Independentemente da situação na qual você se encontra, se de graça ou aflição, lembre-se sempre que o maior presente é que o Deus no qual depositamos nossa fé é Emanuel - Deus conosco! Portanto, cabe-nos manifestar essa revelação de Deus a quem precisa e nos apegar à certeza de que nossas forças e coragem, vêm desse Deus presente e solidário!

Que Deus nos ajude a ser anjos para quem precisa e a confiar em seus cuidados em todas as situações. Que este que é fonte de toda boa inciativa e ação nos permita experimentar suas bênçãos e ser bênção na vida das outras pessoas. Amém.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É mais consolador ter Deus como amigo do que a amizade do mundo inteiro.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O verdadeiro cristão não vive na terra para si próprio, mas para o próximo e lhe serve.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br