Mensagem da VI Assembleia Sinodal - Sínodo Sudeste - IECLB - 2002

26/05/2002

A VI Assembléia Sinodal realizada em Campinas em 25 e 26 de maio de 2002, reafirmou a vocação missionária da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, animada pelas palavras bíblicas do livro de Zacarias 4.6: “não por força, nem por poder, mas pelo meu Espírito.”

A Assembléia foi revestida pelo Espírito de Pentecostes, o Espírito que anima, fazendo-nos reconhecer a irmandade entre homens e mulheres, para além das diferenças culturais, sócio-econômicas, e de gênero. Colocamos a condução da Assembléia nas mãos de Deus, confiantes de que o Espírito Santo nos guia na vida em comunhão, na gratuidade de Seu amor.

O amor de Deus nos desafia a sermos testemunhas de sua paz. Em meio à realidade marcada pela violência urbana, pelo empobrecimento e desemprego, não permanecemos em silêncio, rompemos com a indiferença e nos engajamos na construção da paz. Somos chamados a colocar mãos à obra. Mãos precisam ser fortalecidas, agir de forma planejada, colocar em movimento o sacerdócio geral de todos os crentes, desenvolvendo uma fé cidadã.

Percebemos como Sínodo que nossas comunidades vivem contextos diferentes. Carências e dificuldades financeiras acompanham algumas delas, quase inviabilizando suas atividades. Se afirmamos que Sínodo significa caminhada conjunta das comunidades, assumimos o compromisso de caminhar solidários com as comunidades em suas fragilidades, semeando alternativas para viabilizar sua ação missionária.

Como Sínodo queremos abrir novos horizontes missionários, criando e recriando comunidades, mas sem abrir mão da vida e missão da Igreja Luterana já desenvolvida ao longo de toda sua história nos diferentes contextos do Sudeste.

Assumimos a responsabilidade pelos caminhos de nossa Igreja por meio de uma prática democrática e participativa. Deste modo, a Assembléia elegeu seus representantes em diversas instâncias eclesiásticas. Somos gratos a Deus por todas as pessoas que se dispuseram a contribuir com seus dons, assumindo responsabilidades na vida da Igreja. Em especial, saudamos a eleição de Rolf Schünemann como Pastor Sinodal, de Mozart Noronha de Mello como vice – Pastor Sinodal, e de Reinhard Braun como Presidente da Assembléia Sinodal.

A experiência democrática e participativa da nossa Igreja alicerça a construção de uma cidadania fundamentada na Liberdade Evangélica. Diante das eleições em nosso país que Deus nos revista com o mesmo Espírito, para a construção de uma sociedade onde a justiça e a paz de fato se abraçarão.

Delegados da VI Assembléia do Sínodo Sudeste
Campinas, 26 de maio de 2002.
 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 14740
REDE DE RECURSOS
+
Arrisco e coloco a minha confiança somente no único Deus, invisível e incompreensível, o que criou o céu e a terra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br