Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Deus provê o que você e eu necessitamos! - Lucas 12.22-24 - Pastor Klaus Dieter Wirth - 06 de maio de 2021

Oração em tempo de coronavírus

06/05/2021

Querida irmã, querido irmão em Cristo!

É um prazer novamente poder participar junto com você da Oração do Dia, aqui do Sínodo Sudeste da nossa Igreja Luterana - IECLB.

Que a Graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o grande amor de Deus o Pai, a comunhão do Espírito Santo seja com você, seja comigo, seja com todas as pessoas que agora se juntam para ouvir esta palavra.

Eu quero meditar rapidamente com você sobre dois versículos bíblicos. Eles falam do nosso alimento no nosso prato dia após dia. Lá do Salmo 145.15 e 16 podemos ler: “Todos os seres vivos olham para Ele com esperança, e Ele dá alimento a todos no tempo certo. Quando os alimenta, o SENHOR Deus é generoso”. Do Novo Testamento, os versículos estão lá no Evangelista Lucas 12.22 a 24 e diz o seguinte: “Não se preocupem com a comida que precisam para viver, nem com a roupa que precisam para se vestir, pois a vida é muito mais importante do que a comida e o corpo é muito mais importante do que as roupas; vejam os corvos: não semeiam, nem colhem, não tem despensas, nem depósitos, mas Deus dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os pássaros?”.

Pegando esses dois versículos bíblicos lá do Evangelista Lucas fora do contexto, torna-se uma palavra que eu, Klaus, iria discordar de Jesus Cristo, se Ele falasse algo como: “Olha! Não se preocupem com a comida, ela vai aparecer no prato de vocês!”. Não! Não é esse o intuito de Jesus quando Ele diz isso, de jeito nenhum. Jesus jamais diria uma coisa dessas.

A gente precisa olhar para o contexto que Ele vai dizer isso. Logo antes dessa fala Jesus conta uma parábola, e antes de contar a parábola, lá no versículo 15, Ele vai dizer o seguinte: “Tenham cuidado com todo tipo de avareza, porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas”. Jesus já conhecia esta expressão, hoje muito usada: o importante não é ter, mas ser! E é verdade, é uma verdade absoluta!

Mas depois dessa frase, Jesus vai contar uma parábola, e nesta parábola conta a história de um homem rico que fez uma colheita fantástica. Eu gostaria que você lê-se essa parábola, você vai perceber que antes de todos os verbos que aparecem lá você vai poder colocar um eu na frente, porque a história toda gira na primeira pessoa do singular: “eu”, “eu”, “para mim”, “meu” e assim por diante. Esse homem só conseguia olhar para si mesmo, para o seu próprio umbigo.

Ele não sabia esticar os olhos para frente, ele só olhava para si. E aí, o que acontece depois que ele fez uma colheita fantástica... vai construir silos maiores ainda... o que vai acontecer? Ele vai bater as botas, ele vai morrer. E é em cima desse contexto que Jesus trazer para nós esses dois versículos bíblicos sobre não se preocupar com a comida de cada dia, a roupa de cada dia, porque Deus vai cuidar disso.

Eu acredito que Deus cuida disso, simplesmente porque Ele faz com que pessoas, diferentes deste homem da parábola, sejam pessoas que olham para frente, olham para o lado e percebam as necessidades uns dos outros. Quando nós conseguimos olhar para os lados, para frente e perceber que as outras pessoas têm suas necessidades e que precisam ser saciadas, Deus vai agir na vida dessas pessoas através de nós, que olhamos para o lado, que percebemos as necessidades.

Eu gostaria de contar para você rapidamente uma história real que aconteceu a poucos dias atrás. Nós estamos com uma campanha muito bonita da cesta solidária, Páscoa solidária, Pentecostes solidário, tanto faz o nome da campanha.

É para arrecadar cestas, e teve então uma senhora que veio buscar uma cesta básica aqui com a Noeme, na Igreja. E ela contou para a Noeme a seguinte história: Ela passou a noite ajoelhada orando pedindo que Deus fizesse com que tivesse comida no dia seguinte porque ela não tinha mais nada. Gente! Eu nunca fiz isso, eu não conssigo nem entender que alguém possa chegar a esse limite, mas infelizmente muitas, mas muitas pessoas estão nesse limite, de não conseguir saber se amanhã terei algo para botar no prato da minha filha, do meu filho, no meu próprio prato. Sim, aí essa mulher acordou e foi olhar no celular e tinha uma mensagem da Noeme para ela vir aqui na Igreja buscar uma cesta básica para a família dela. Olha! Quando a Noeme escutou essa história, a Noeme disse que ficou arrepiada, eu também fico arrepiado a você também fica arrepiado. Por que? Porque simplesmente Deus saciou as necessidades, a fome dessa mulher e de seus familiares, através daqui da nossa Igreja, através do Projeto, através das pessoas que doaram recursos para que pudéssemos comprar cestas básicas.

Eu gostaria de lembrar você que esse texto que eu li depois da parábola e depois daquele “tenham cuidado com todo tipo de avareza” Jesus também vai ter outro versículo bíblico muito parecido com “buscai primeiro o Reino de Deus e todas as outras coisas vos serão acrescentadas!”... na sua vida. Sim, eu quero afirmar para você: Deus sacia as nossas necessidades, mas Ele não faz chover lá do céu. Ele vai usar outras pessoas, assim como Ele quer usar você para saciar as necessidades das pessoas que estão ao seu redor na vida do dia-a-dia, pessoas conhecidas ou talvez desconhecidas.

Que a gente permita que Deus nos use e que a gente não seja como esse homem avarento da parábola que só pensa nele mesmo, no “eu”, “eu”, “eu”. Que a gente consiga fazer o pronome primeira pessoa do plural falar mais alto, o “nós”. Olha que coisa mais linda: em vez de “eu, eu, eu”, “nós, nós, nós”, ou então ser capaz de “você”. Que a gente possa ser cristãs e cristãos extremamente responsáveis com o título que a gente carrega “cristã” ou “cristão”, e que faça através de Deus o bem às pessoas que nos cercam.

Um beijo no seu coração.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome: proclamai a sua salvação, dia após dia.
Salmo 96.2
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Eu também sou parte e membro dessa congregação, coparticipante e codesfrutante de todos os bens que possui. Pelo Espírito, a ela fui levado e incorporado, pelo fato de haver ouvido e ainda ouvir a Palavra de Deus, que é o princípio para nela se entrar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br