Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Faxina - Isaías 1.16-17 - P. Gerson Acker - 15 de dezembro de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

14/12/2020

 

Saudação: Olá meu querido irmão! Olá minha querida irmã! Que a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam contigo. Amém.

Meditação: Confesso que eu tenho uma relação de amor e ódio pelo advento. Por um lado, eu adoro decorar a casa, adoro todos os domingos acender as velas da coroa; mas por outro lado eu detesto - e desde a minha infância, não consegui me desvincular disso - o advento porque também é tempo de faxina.

Minha mãe, quando eu era criança, resolvia fazer no advento aquela faxina para o Natal. A gente limpava cantos da casa que ao longo do ano ficavam de lado, se tiravam os móveis do lugar e se lavavam os bibelôs... Tudo para deixar a casa brilhando! Tudo bem, cumprir um rito externo é importante; às vezes, a gente limpa por fora para começar a limpar por dentro.

Talvez uma palavra bíblica seja muito oportuna para esse momento. É o que o profeta Isaías nos dias no seu primeiro capítulo, nos versículos 16 e 17: “Lavem-se e purifiquem-se! Não quero mais ver as suas maldades! Parem de fazer o que é mau e aprendam a fazer o que é bom. Tratem os outros com justiça; socorram os que são explorados, defendam os direitos dos órfãos e protejam as viúvas”.

Meu querido irmão, minha querida irmã! Esse processo de faxina ao qual eu falava, significa não somente limpar o exterior, mas sobretudo limpar aquilo que está dentro de nós. Significa não apenas decorar e embelezar as nossas casas por fora, mas também de uma maneira muito coerente com a justiça social, que nós, pessoas cristãs almejamos e desejamos. É fazer a nossa parte dentro daquilo que o profeta Isaías disse: Defender a justiça, de olhar carinhosamente e socorrer os explorados, os órfãos, as viúvas, ou seja, as classes mais vulneráveis.

Meu querido irmão, minha querida irmã! Eu desejo que nesse tempo de advento, você possa limpar e organizar aquilo que está fora e aquilo que está dentro de ti. Que possamos enfeitar as nossas cidades por fora e, também fazer a nossa parte através do testemunho cristão, pra organizar a nossa sociedade por dentro. Pensemos com carinho nisso.

Oração: Vamos orar? Querido e bondoso Deus! Usa-nos como teus instrumentos para que esse Advento seja um tempo oportuno de transformações de vida; que possamos limpar o exterior e o interior. Desejamos e esperamos justiça social. Desejamos que todas as pessoas tenham vida em abundância. É por Cristo Jesus, o Messias, que oramos. Amém.

Bênção: Que Deus mantenha a sua cabeça fria, o coração quente, as mãos abertas e os pés sem pressas e sem preguiça. Que assim te abençoe o Deus que é Pai/Mãe, Filho e Espírito Santo. Amém.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu plano.
Romanos 8.28
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Procurem a ajuda do Senhor. Estejam sempre na sua presença.
Salmo 105.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br