Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Gratidão - Gênesis 8.15-22 - P. Luiz Carlos de Oliveira - 9 de julho de 2020

09/07/2020

Paz e bem a todas e todos vocês. Para este momento de oração, nos colocamos diante do Senhor nosso Deus sob a unção de seu Santo Espírito. Ele está conosco! Amém.

Convido você para ler o texto de Gênesis 8.15-22 em sua Bíblia e depois continuar com esta reflexão.

Gratidão é um dos sentimentos mais importante para a convivência humana e para nossa relação com Deus. Uma pessoa grata é uma pessoa alegre, pois tem plena consciência de que é amada e de que há alguém por ela. A gratidão faz com que se renove o dom da vida diariamente. Ela nos dá razão para levantar pela manhã e ter um dia com sentido. Ser grato faz de nós pessoas dispostas a também termos atitudes de bem e de cuidado para com as outras pessoas.

A gratidão a Deus, de forma especial, nos faz perceber que o dia é graça e bênção dele; nos faz perceber que a vida está nas mãos do Senhor. Isso nos revigora e anima.

A gratidão pode mudar sentimentos e atitudes das pessoas e até mesmo de Deus. O Senhor se alegra com a gratidão e repensa suas intenções com as pessoas. Vemos isso na atitude de gratidão e louvor que Noé teve perante o Senhor, no texto indicado de Gênesis 8.15-22.

Deus havia ficado furioso com o pecado (imagino os anjos pisando em ovos) e se propôs a mandar o dilúvio sobre a terra – 40 dias/noites de chuva. Antes mandou Noé construir a arca e colocar nela todos os animais. Demora mais ou menos um ano para a superfície da terra ficar seca novamente e começar a produzir plantas.

Deus está lá: bravo com o pecado do ser humano e manda Noé sair da arca. Ele, vendo o que Deus havia feito para o resto da humanidade, sai pisando de leve, pegas umas pedras e ergue um altar. Sobre o altar ele coloca animais e aves, mata e os queima.

O versículo 21 diz que Deus, certamente ainda irritado, aspira aquele cheiro “suave” e isso o faz repensar seus planos para com a humanidade e toma uma decisão de “não tornar a ferir as pessoas”.

Deve ser um cheiro horrível quando se queima penas, lã, e carnes, mas para Deus, torna-se suave! Por que? Porque Deus sente o cheiro da gratidão no coração de Noé! E muda a sua atitude em relação ao ser humano! O símbolo desta mudança de Deus é o Arco-íris, segundo a Bíblia. Um ato de Ação de Graças modifica o humor de Deus!!

Minhas irmãs e meus irmãos! Vamos viver em gratidão a Deus e procurar reconhecer os gestos de amor para conosco e expressar a gratidão a quem nos proporcionou tal. Isso fará com que a alegria faça parte de nossa vida e o bem vai se espalhar ao nosso redor.

Oramos a Deus: Senhor! Muito obrigado por tua presença em nossa vida. Temos tantas razões para a gratidão e somos gratos porque não precisamos nos sentir abandonados em meio a qualquer situação. Tua mão é conosco e nos conduz. Bendito sejas! Amém.

Que a bênção do bom Deus se faça sobre você agora e sempre. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Autor(a): Luiz Carlos de Oliveira
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Espiritualidade
Testamento: Antigo / Livro: Gênesis / Capitulo: 8 / Versículo Inicial: 15 / Versículo Final: 22
Natureza do Texto: Oração
ID: 57630
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br