Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Jesus nos ampara em nossos medos! - Mateus 14.22-33 - P. Alberi Neumann - 07 de setembro de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

07/09/2020

 

Saudação: Que a graça, a paz e o amor de Deus sejam todos e todas nós. Amém.

Mensagem: Você está com medo? Ou: quais são os seus medos?

Há pessoas que têm medo de voar de avião, de dirigir, da insegurança, da violência, do desemprego, de descobrir uma doença grave, de um acidente, da morte e até os que têm medo de fantasmas.

Não se preocupe, o medo é um sentimento comum a todo ser humano e que permite nos protegermos de possíveis perigos do cotidiano. Mas é importante tomar cuidado para ele não nos paralisar. Um exemplo: quem tem medo de ser atropelado, precisa olhar duas, três vezes antes de atravessar a rua. E isso é bom. O medo ajuda na sobrevivência! Por outro lado, se este mesmo medo não o deixa atravessar a rua, e atrapalha a sua qualidade de vida, isso é um problema. E há ajuda para isso.

O Evangelista Mateus, no capítulo 14.22-33, narra uma situação de medo passada pelos discípulos de Jesus. Eles estavam no barco, e durante a madrugada as ondas batiam com força nele porque o vento era forte e soprava contra eles (v.24). Os discípulos estavam com medo de morrer. Por sua vez, chama a atenção neste relato bíblico que, Jesus que não estava com eles, pressente o perigo que estavam passando e vai, ao encontro deles para ajudá-los, “andando em cima da água” (v. 25). Quando o viram se aproximando, o medo aumentou ainda mais, por acharem que estavam diante de um fantasma. Eles, então, gritaram. Ao que Jesus respondeu: Coragem! Sou eu! (v. 27). E isso os acalmou profundamente. 

A seguir, Pedro, ao certificar-se de que não se tratava de um fantasma, mas sim que era Jesus, quis imitar a proeza do Mestre e caminhar sobre as águas, e assim o fez. Porém, quando sentiu a força do vento, ficou com medo, e ao desviar os olhos de Jesus começou a afundar. Simultaneamente, ele gritou por socorro. E Jesus outra coisa não fez senão estender-lhe a mão e socorrê-lo. Na hora do pânico, Pedro foi segurado pela mão misericordiosa de Jesus.

Assim, a mensagem central é: Jesus foi ao encontro dos seus discípulos para ampará-los, consolá-los e fortalecê-los em suas dificuldades e medos. Em nossos medos, saibamos disso e olhemos para o Senhor Jesus e busquemos nele toda a ajuda. E ele, por sua vez, nos consolará e fará conosco o que fez com Pedro: Ele imediatamente estenderá a sua mão e nos segurará.

Jesus também vem ao nosso encontro para dizer-nos: “Coragem! Sou eu! Eu estou ao lado de vocês” nestes tempos delicados. Nele podemos confiar em todas as circunstâncias da vida. Como é consolador saber disso nestes tempos delicados! Amém.

Oração: Agradecemos-te, nosso Deus e Pai, porque enviaste o teu Filho Jesus, para estar ao nosso lado e nos estender a mão nas diferentes circunstâncias da vida. Obrigado por todo consolo e amparo que vem de Ti. Amém.

Bênção: Que a bênção do Triúno Deus, Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre nós e permaneça conosco. Amém.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome: proclamai a sua salvação, dia após dia.
Salmo 96.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br