Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Oração de um crucificado - Lucas 23.39-43 - P. Tiago Jaske - 13 de outubro de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

12/10/2020

 

Se você conhece o templo da Comunidade de Guarulhos, deve se lembrar que acima da porta de entrada há 3 cruzes. Elas nos lembram do Gólgota (o Calvário) que é o local onde Jesus Cristo foi crucificado. A sua cruz ao centro e mais duas cruzes de criminosos que foram crucificados ao seu lado.

É muito interessante pensar que nossa atitude diante de Deus é muito parecida com um ou outro desses dois criminosos que foram crucificados com Ele. Para ver isto, vamos ler Lucas 23.39-43: “Um dos criminosos que estavam crucificados ali insultava Jesus, dizendo: ‘— Você não é o Messias? Então salve a você mesmo e a nós também!’ Porém o outro o repreendeu, dizendo: ‘— Você não teme a Deus? Você está debaixo da mesma condenação que ele recebeu. A nossa condenação é justa, e por isso estamos recebendo o castigo que nós merecemos por causa das coisas que fizemos; mas ele não fez nada de mau.’ Então disse: ‘— Jesus, lembre de mim quando o senhor vier como Rei!’ Jesus respondeu: ‘— Eu afirmo a você que isto é verdade: hoje você estará comigo no paraíso.’

Como é bom podermos perceber a graça de Deus que é dada por meio de Jesus ao criminoso que reconhece sua condenação justa. Que reconhece que ele merecia morrer! Enquanto o outro crucificado continuou vivendo seus últimos momentos como viveu sua vida inteira: atacando as pessoas, atacando os inocentes, como fez com o próprio Jesus; aquele que reconhece sua condição faz uma oração. Ele olha pra Jesus crucificado inocente, não respondendo aqueles que o insultavam, mas pedindo que Deus lhes perdoasse, então ele reconhece em Jesus o Rei e pede: “Jesus, quando o Senhor vier como Rei, lembre-se de mim.”

Quem sabe a gente possa se espelhar nesse cruficicado para orar. Reconhecer humildemente que nós deveríamos ser condenados, e não Jesus. Nós somos as pessoas que têm a vida manchada pelo pecado e carecemos da misericórdia de Deus, e não Jesus. Mas Ele morreu para pagar o preço por mim e por você. Por isso podemos nos achegar a ele, até o último instante de nossa vida, e clamar por sua misericórdia e ele nos perdoará, sempre que precisarmos. Vamos falar com Ele em oração?

Senhor, tem misericórdia de nós, pois somos pessoas pecadoras. Por meio de nossos palavras, ferimos as pessoas ao nosso redor, começando pelas pessoas de nossa própria casa. Por nossos pensamentos nos deixamos levar por ideias e ideologias que são contrárias à tua Palavra e Tua vontade. Com nossas atitudes ferimos ao próximo e a nós mesmos. Perdoe-nos Senhor! Humildemente clamamos, ó Deus, como aquele criminoso também clamou: Lembre-se de nós, quando vieres em Tua glória, em Teu Reino. Quando Tu voltares, ó Senhor Jesus, para jugares os vivos e os mortos, tem misericórdia de nós e nos inclua em Teu Reino! Nós cremos e confiamos que Tu, Senhor, nos darás isso, pois és misericordioso e gracioso. Assim também ajuda-nos a sermos misericordiosos com as outras pessoas, sabendo que não somos melhores do que ninguém. Ajuda-nos também a sermos graciosos perdoando aqueles que pecam ou erram contra nós. Nós oramos em Teu santo nome. Amém! 

Que este Deus maravilhoso, que habita não só o Templo Gólgota, mas também sua casa e sua vida, te abençoe e te guarde hoje e sempre! Amém!

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem o meu guia.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br