Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Ouvir, Chorar, Agir! - João 11.35 - Pastor Natanael da Silva - 13 de abril de 2021

Oração em tempo de coronavírus

13/04/2021

Graça e paz do Senhor Jesus Cristo. Estamos realizando esse momento de oração em nome de deus Pai Filho e Espirito Santo. Amém.

O capitulo 11. 35 do evangelista João deixa transparecer o profundo Amor de Deus para com a humanidade. Um amor que sente a dor, perda e a angustia da separação. O conhecimento do relacionamento entre Lazaro, Marta e Maria e Jesus Cristo é muito bonito. Eles não estavam apenas na direção de ter um Deus que atenderia todas as suas vontades, dando a oportunidade de vencer o poder da morte e do pecado. Eles tinham com o mestre uma afinidade. O mestre foi tratado por Marta e Maria como a pessoa que se presente resolveria a situação. Mas ele demonstra que mesmo distante o seu cuidado permanece. O versículo para a nossa reflexão mostra a dor da perda, mesmo embora momentânea. Do ponto de vista de Deus Lazaro estaria num sono. A hora que fosse oportuno Jesus Cristo poderia levanta-lo. Lembro daquela passagem do servo centurião (Lucas 7.1-10 a cura do servo centurião). Com uma Palavra Jesus Cristo poderia ter mudado a situação de lazaro. Todavia, o próprio Deus tinha outro plano. Mas isso não impossibilitou que o Senhor Jesus Cristo sofresse a dor da perda. Por isso a forma como o Ele enfrentou a situação é boa oportunidade para aprendermos.

Ele Ouviu: Muitas vezes diante de situações difíceis, conflituosa tendemos a expressar nossa surpresa. No texto Jesus Cristo apenas ouviu tanto o lamento de Marta e Maria, quanto daqueles que estavam ao redor da situação. O mais importante não era falar alguma coisa, mas ouvir. Emprestar sua vida para poder compartilhar um peso.

Ele chorou: Jesus Cristo permitiu sentir. A dor de Marta e Maria foi grande e Jesus Cristo não se preocupou em falar o “evangeliquez”. “A vida é assim”, 
“esse é o plano de Deus”, “está no céu agora”. Ele se colocou ao lado e junto deles chorou. As palavras não eram necessárias nesses momentos, mas o
estar junto. As palavras do silêncio foram tão altas que nada mais precisava ser dito. 

Ele agiu: após ouvir, chorar, agora ele se põe a sua tarefa. Ele pediu para que fosse tirada a pedra. E houve quem não achasse interessante, pois afinal já se passaram quatro dias. Dai ele responde com a fé, que é a resposta a uma incerteza. “Não te disse que se creres verás a glória de Deus? (11.40)”. Antes de Lazaro ser levantado, Jesus Cristo agradece porque Deus sempre o ouviu. Logo, a ação vai na direção de uma incerteza e é procedida pela gratidão. Assim podemos compreender que a ação do ser humano em meio a dor é enfrentar uma incerteza e mesmo assim agradecer por aquilo que Deus pode fazer. Por isso falamos em ressurreição. Tudo isto é um milagre de Deus, por mais forte que possamos nos entender, a dor é algo que rouba todas as ferramentas que temos. E enfrentar ela e ser levantado dela, é um ato, milagre de Deus em nossas vidas.

Que nossas perdas possam ser vencidas com o poder a graça e a força que emana do próprio Deus. não se esqueça ninguém é forte sozinho.

Que Deus nos abençoe e guarde. Amém.  

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Entrega os seus problemas ao Senhor e Ele o ajudará.
Salmo 55.22
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus não se afasta de ninguém, pois está em toda a parte.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br