Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Paróquia Bom Samaritano em Ipanema - Rio de Janeiro instala novo Ministro

13/03/2022

Instalação do Pastor Armindo Klumb
Instalação do Pastor Armindo Klumb
1 | 1
Ampliar


O Culto do 2º domingo da Quaresma foi especial para a Paróquia Bom Samaritano – Ipanema/RJ. Com a presença do Pastor Sinodal Marcos Jair Ebeling, o P. Armindo Klumb foi instalado na função de ministro da Paróquia. O processo de seleção aconteceu no segundo semestre de 2021 e suas atividades tiveram início no princípio de fevereiro deste ano. O culto contou com uma boa participação dos membros, que depois de um tempo difícil de pandemia, retornam em maior número para os cultos presenciais.

No ato de instalação, o Pastor Emérito Mozart João de Noronha Melo, que atuou por 30 anos nesta Paróquia, e a Diácona Vilma Petsch, que coordena o trabalho diaconal do Centro Social Creche Bom Samaritano, foram os assistentes no ato de instalação. Pastor Mozart falou sobre o contato que teve com o novo ministro no passado, quando juntos assessoraram devocionais num encontro promovido pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) em Salvador, e desejou um bom tempo de atuação junto a Paróquia. Como presente ao novo ministro, deu a cruz que recebeu no dia de sua ordenação. A Diácona Vilma desejou um bom tempo no novo campo de atuação, o qual é extremamente desafiador devido ao contexto local. Sua expectativa também é de que a parceria entre a Paróquia e o trabalho desenvolvido pelo Centro Social com crianças em situação de vulnerabilidade tenha cada vez mais seus laços fortalecidos.

O Presidente da Paróquia, Sr. Reinhard Braun também dirigiu palavras de saudação ao novo ministro e disse que o culto de instalação é um momento de grande alegria e festa para todos os membros. Ressaltou que “ser Pastor da Igreja é um cargo bastante importante pois exige responsabilidade, conhecimento, sabedoria, respeito com a Palavra de Deus e sinceridade...quando o filho de Deus recebe o cargo de Pastor e quando ele passa a dirigir um novo ministério, é uma missão que o Senhor dá a ele de trabalhar em sua obra, cuidar e zelar pela casa do Pai e tomar conta da Comunidade”.

O Pastor Marcos, no final do ato de instalação entregou à Paróquia uma cruz feita em argila – a Cruz Ressurreição - , que retrata a história dos discípulos a caminho de Emaús. Desta história podemos aprender a importância do apoio e da escuta em momentos difíceis em nossa caminhada. Tal como os discípulos se apoiaram em parte de sua caminhada de Jerusalém a Emaús, depois de terem presenciado a crucificação de Jesus, assim também a Comunidade e quem exerce o ministério pastoral dentro dela devem se apoiar. O Sínodo, assim como Jesus, caminha com as Comunidades e aquelas pessoas que foram chamadas atuar dentro delas e, em alguns momentos, ele é chamado e vem para consolar e fortalecer a ambos. A história dos discípulos a caminho de Emaús nos revela o valor da parceria e da solidariedade na caminhada de fé que empreendemos dentro da Igreja.

Depois do Culto, aconteceu um momento de confraternização nas dependências da Creche, o qual foi muito significativo e alegrou a todos e todas que ali estiveram presentes.


Armindo Klumb – Desde o início do mês de fevereiro de 2022 atuo como Ministro Pastor na Paróquia Bom Samaritano – Rio de Janeiro. Sou natural da cidade de São Lourenço do Sul/RS e ingressei na Faculdade de Teologia – EST no ano de 1985. Durante meus estudos fiz estágio na Paróquia de Parobé/RS, tive a oportunidade de realizar intercâmbio no Seminário Batista de Managua – Nicarágua (agosto de 1989 a julho de 1990) e participei de um grupo de estudantes que realizou uma pesquisa sobre a espiritualidade do povo de origem pomerana no Espírito Santo (primeiro semestre de 1991). Concluí o curso de Teologia no segundo semestre de 1991 e fui enviado para o meu primeiro campo de atuação ministerial, 2º Pastorado em Laranja da Terra/ES, no primeiro semestre de 1992. No período que ali estive, se criou a Paróquia de São João de Laranja da Terra. Foram tempos muito ricos, onde tive a oportunidade de trabalhar com mais de uma dezena de grupos de estudo bíblico que se reuniam mensalmente para refletir sobre a Palavra de Deus. Depois de cinco anos, fui enviado pela IECLB para a Paróquia de Salvador/BA, onde permaneci por 15 anos. Em Salvador, tive a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura e religiosidade afro e participar ativamente do movimento ecumênico. Em 2012, depois de ser indicado pela IECLB, fui selecionado para ocupar o cargo de Diretor Executivo da ONG Diaconia, a qual é composta por 11 Igrejas Cristãs e atua a mais de 50 anos no Nordeste brasileiro com o objetivo de minimizar o sofrimento de povos que vivem em territórios semiáridos ou em periferias de grandes cidades. A Diaconia atua na defesa e promoção de direitos de pessoas e grupos empobrecidos e excluídos pela sociedade. As atividades por ela desenvolvidas acontecem em quatro microrregiões, situadas nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Ao lado deste trabalho, fui Ministro Voluntário na Paróquia de Recife e, no ano de 2016, na Comunidade de Fortaleza. Em 2017, depois de encerrar meu contrato com a Diaconia, fui enviado para a recém-criada Paróquia da Mata Fria, onde permaneci por cinco anos.

Durante meus 30 anos de ministério dentro da IECLB também estive envolvido em outras atividades, entre elas: a presidência do Conselho Nacional da Juventude; a tesouraria e presidência de uma entidade de Micro finanças, chamada Centro de Apoio ao Desenvolvimento, em Salvador/BA; a coordenação do Conselho Ecumênico Baiano de Igrejas Cristãs (CONIC – Bahia) e a assessor de diálogo e relações ecumênicas da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) em Salvador/BA.

Sou casado, desde 1994, com Sonia Manske, natural de Itarana/ES e formada em História. Ela atuou como Professora na Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo e numa Cooperativa de Ensino na cidade de Lauro de Freitas/BA. Tem igualmente, formação na área de Diaconia pela ADL e fez o Curso do Instituto de Educação Cristã (EST) em Vitória/ES. Sou pai de Guilherme P. Klumb, formado em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas e trabalha na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Porto Alegre. Ele é casado com Marcela e o casal nos deu alegria de ter uma neta – Maria Eduarda.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ó Senhor, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
2Reis 19.15
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.
2Tessalonicenses 3.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br