Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Viver o batismo: dons a serviço - Apocalipse 21.5 - Pastor Alberi Neumann - PPHMista Jéssica Lais Kriese Duffeck - 16 de fevereiro de 2021

Oração em tempo de coronavírus

16/02/2021

Saudação: Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos e todas nós! Amém.

Quantos anos você tem de Batismo?

Isso mesmo: Quantos anos você tem de Batismo?

Eu vou fazer no próximo dia 22 de março aniversário de 41 anos de batismo!!! Veja a minha certidão.

Essa certidão além de uma recordação ela é um marco na minha vida. Nela esta registrado que no dia 22 de março de 1980 eu fui batizado em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Eis aqui o meu grande galardão: fui batizado em em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Nessa data fui acolhido como FILHO de Deus!!! Ser filho/a, significa ser HERDEIRO do Seu Reino.
Isso é dádiva! É presente! É graça!

E ao meditar ALEGREMENTE sobre tamanho tesouro que recebi, e o que isso significa, dou-me conta que simultaneamente fui VOCACIONADO para viver diariamente COMO FILHO de DEUS neste mundo, a saber, vivendo o seu amor em palavras e ações; significa que carinhosamente fui envolvido na missão de Deus; significa que fui chamado a ser um cooperador com Deus em sua missão. Conscientizo-me, então, do COMPROMISSO que tenho com a vida e o bem-estar comum de toda a Criação.

Sim, ser batizado/a nos compromete com um autêntico testemunho público da fé! Nos compromete com um estilo de vida coerente com o falar e agir de Cristo. É deixar para trás a indiferença, o ódio, as injustiças – e renascer diariamente para uma nova vida baseada no amor, na solidariedade, na diaconia e na paz.

Nosso batismo, portanto, que é único, não é mera recordação de um rito que aconteceu num passado distante. Não é algo estático. Ao contrário, ele nos coloca em movimento diário e nos compromete por toda a vida com os valores do Evangelho!!! Assim, nossa responsabilidade ética com a Criação de Deus tem como ponto de partida e de chegada o Batismo!!! Nele fomos agraciados como filhos e filhas de Deus e chamados para uma nova maneira de pensar e agir. É uma grande vocação.

Ao olharmos para a nossa certidão de Batismo, para as fotos batismais, para a vela batismal, ou para a echarpe batismal, não nos esqueçamos deste chamado e compromisso divinos de vivermos em palavras e ações como filhos e filhas de Deus.

Como já vimos anteriormente, o Tema do Ano da Igreja é : “Viver o batismo: dons a serviço”. Esse Tema quer nos ajudar a refletir sobre o que significa ser batizado?; sobre como podemos viver o Batismo? Sobre o que significa colocar dons a serviço?
Procure a sua certidão de Batismo em casa e dialogue com a família sobre essas perguntas.

Por sua vez, o Lema Bíblico de 2021 é a grande promessa de Deus para o futuro: Eis que faço novas todas as coisas, de Apocalipse 21.5. O novo vem por exclusiva vontade e ação divinas.
Assim, as esperanças humanas estão reunidas e direcionadas para o ‘novo céu’ e para a ‘nova terra’ que estão sendo criados por Deus desde a ressurreição de Jesus. Passamos a fazer parte desta nova realidade pela fé e pelo Batismo quando ‘renascemos para uma viva esperança’ (1Pe 1.3). Ao viver o Batismo diariamente, vivemos a esperança no horizonte deste futuro que Deus está criando.

Esse Lema Bíblico nos enche de esperança!!! Ele direciona nosso olhar para o horizonte de Deus, para o novo céu e a nova terra em Cristo, quando serão feitas novas todas as coisas. Por sua vez, esse direcionamento nos interpela e anima como pessoas batizadas a nos colocarmos a serviço das pessoas, da natureza, do mundo, usando os diferentes dons e habilidades que Deus nos deu. Espera-se, assim, que toda pessoa batizada seja uma testemunha do evangelho, seja no lar, no lugar de trabalho, seja no lazer, na política. Pessoas batizadas têm um compromisso com o bem comum, com a cidadania, com a paz e a justiça na sociedade.

Por último, partilhamos uma curiosidade sobre a nossa fonte batismal, em que inúmeras pessoas foram batizadas.

Na verdade, não se trata de uma Fonte batismal convencional. Vejam só o seu sentido: Assim como o Batismo acontece na nossa vida de forma bem real, assim também as pessoas aqui são batizadas na realidade brasileira que tem seu significado simbólico expressado de forma marcante no velho e original pilão, cujas marcas mostram que ele garantiu e preservou diariamente a vida física de muitas pessoas.

Dentro dele está colocado um velho tacho de cobre do século XIX. Sobre o fogão, ele diariamente proporcionou vida, assim como no Batismo se é convidado para a comunhão daquelas pessoas chamadas com a oferta da vida eterna. Somos desta forma recordados que pessoas batizadas são promotoras de vida digna a todas as pessoas. (colocar a água)

E, por sua vez, o bloco de madeira que serve de base para o conjunto tem a forma de uma grande Bíblia: sobre a Sua Palavra de vida se funda nossa vida na comunhão eterna das pessoas batizadas – tanto com Deus como com o nosso próximo/a.

A sociedade necessita de pessoas dispostas a servir no espírito de Cristo, que não procurou o proveito próprio, e sim o de seus próximos. Quanto maior o número de pessoas batizadas engajadas, tanto mais a Igreja poderá cumprir sua função de ser sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13s).

Como filhos e filhas de Deus, procuremos fazer sempre o que o amor sugere fazer. Amém.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Dêem graças a Deus, o Senhor, porque Ele é bom e porque o seu amor dura para sempre.
Salmo 118.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br