Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Plantemos Paz - Tiago 3.13-18 - Pa. Aneli Schwarz - 22 de outubro de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

21/10/2020

 

Que a paz de Deus, o amor de Jesus Cristo e o discernimento do Espírito Santo estejam com você, minha irmã e meu irmão! Amém. 

O tema que eu trago para nossa reflexão de hoje nos é motivado por um trecho da Carta de Tiago, (Tiago 3.13-18) que diz o seguinte:
Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria. Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios. Essa espécie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica. Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más. A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento. Pois a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor da paz.

É um texto um pouco longo, por isso vale à pena ser lido e relido. Esse texto nos adverte sobre a importância de a gente pesar bem os sentimentos que levamos em nossos corações. Porque, se carregamos inveja e amargura dentro de nós, também, facilmente, podemos promover coisas que não levam à paz.

Em comunidade, muitas vezes já vi pessoas com inveja umas das outras e aí fazem maledicências -falam mal umas das outras. Também já vi isso em ambientes de trabalho e em grupos de amizade... Isso não promove paz! Isso não é fruto de um coração cheio de coisas boas.

Um coração onde a semente da paz quer crescer e germinar é um coração motivado por bondade amorosa, por misericórdia e por toda sorte de bons sentimentos que são dádiva e presente de Deus. 

Que Deus nos ajude a cultivar bons sentimentos em nossos corações; que Deus nos ajude a controlar sempre a nossa própria língua – a não dizer tudo o que sabemos e tudo o que pensamos; que Deus nos ajude a refletir sobre o ganho que haverá para o Reino de Deus a partir das nossas ações e daquilo que dissermos também. 

Oração: Querido Deus, precisamos de ti o tempo todo, chamando a nossa atenção através do teu Santo Espírito, para que trabalhemos pela paz, para que lutemos em nós contra sentimentos de inveja ou de amargura que possamos carregar. Ajuda-nos a promover o melhor dos relacionamentos entre as pessoas: na nossa comunidade, na nossa família, no nosso trabalho e em toda parte onde estivermos. Abençoa, assim, a nossa vida e a dos demais. Em nome de Jesus, amém.

Bênção: Que a bênção de Deus, o Todo-Amoroso, esteja com você, guarde seus corações de sentimentos ruins e te anime a produzir bons frutos – frutos de paz – ali onde você estiver. Amém.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O santo povo cristão é reconhecido exteriormente por meio da salvação da santa cruz.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus.
Romanos 8.16
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br