Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Reforma no Século 21 - 1 Coríntios 1.30b - P. José Kowalska - 31 de outubro de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

30/10/2020

Olá! Que a graça e a paz de Deus estejam com você!

31 de outubro, dia especial para as pessoas que fazem parte das igrejas luteranas. Neste dia celebramos o aniversário do início da reforma encabeçada, entre outros, por Martin Lutero. Momento de orgulho para evangélicos de confissão luterana! Mas também, tempo de reflexão! O que você celebra no 31 de outubro? Dia da Reforma Luterana, alguns estufam o peito diante dessas palavras, outros ficam mais acanhados e celebram de forma tímida.

Celebrar a Reforma traz a necessidade de lembrar períodos difíceis para a Igreja. Tempos de divisão, dificuldades e até de brigas e morte. Ao lembrar daqueles fatos de 1500, precisamos reconhecer que nem sempre tudo ocorreu da melhor forma possível. Terminamos não somente com uma igreja dividida entre oriente e ocidente, católicos e ortodoxos. Mas, dentro do ocidente surgiram divisões, luteranos, católicos romanos, anglicanos, reformados, presbiterianos, batistas e muitos outros grupos. Um detalhe, a diversidade por si mesma não é ruim, ruim é o que se faz com ela. A diversidade que surgiu foi usada geralmente como argumento de que “eu sou melhor”, “comigo está Deus, mas não com você”. Nesse sentido neste dia, devemos de reconhecer nossas falhas ao quebrar a unidade da Igreja.

Mas por outro lado, essa diversidade nos possibilitou ainda mais celebrar a Deus com diversas ênfases. Reconhecer que o Corpo de Cristo é mais diverso do que muita gente esperava, que essa diversidade se mostra multicolorida em adoração, ação e emoção. Devemos nos perguntar como pessoas cristãs de confissão luterana, qual é a nossa diversidade, ou melhor dito dentro da diversidade, qual a nossa ênfase. O que você opina? Qual será o diferencial da IECLB?

Certo, você deve ter pensado naquilo que foi uma descoberta para Lutero, a gratuidade de Deus ou dito teologicamente a justificação em Cristo por graça e fé. Sim, no tempo em que Lutero vivia, as pessoas não acreditavam que Deus fosse um Deus bondoso, amoroso e que quisesse melhor para nós. As pessoas daquela época viam a Deus como um ser castigador que não perdoava uma e mandava facilmente para o inferno.

Lutero descobriu lendo a Bíblia... sim, lendo a Bíblia você descobre muita coisa bonita, recomendo que você leia a Bíblia e veja o que promove Cristo. Porque Lutero lendo a Bíblia descobriu um Deus que nos ama, assim como por exemplo está escrito na primeira carta aos coríntios, capítulo um que diz:
É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos. 1 Coríntios 1.30b

No mundo atual em que nada é de graça, Deus vem através de Cristo e nos dá o melhor que poderíamos esperar, a aceitação divina. Neste mundo onde tudo é pago, Deus nos acolhe de graça. Diante dos imensos desafios com os quais devemos lidar, Deus se aproxima e fica conosco.
Que bela mensagem para partilhar neste 31 de outubro de 2020!

Oração: Eterno Deus, obrigado por tua bondade sem limites, pois nos acolhes e amas ainda que nós não o mereçamos. Desculpa por procurar distorcer o teu Evangelho, dividir ao invés de unir. Ajuda-nos a descobrir a cada dia, o Evangelho da graça que recebemos pela fé em Cristo e que possamos viver essa boa notícia com nossas palavras e ações a cada dia. Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo oramos. Amém.

Bênção: Que Deus Pai revele a você o seu rosto amoroso. Que Jesus Cristo seja o meio através do qual você possa sentir-se acolhido por Deus. Que o Espírito Santo guie você por caminhos de amor e justiça neste mundo que ainda é de Deus. Amém.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cantarei de alegria quando tocar hinos a ti, cantarei com todas as minhas forças porque tu me salvaste.
Salmo 71.23
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O amor só é verdadeiro quando também a fé é verdadeira. É o amor que não busca o seu bem, mas o bem do próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br