Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Tristeza - Salmo 42.5 - P. Natanael da Silva - 26 de setembro de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

25/09/2020


Graça e Paz do Senhor Jesus Cristo
Realizamos esse momento de oração em nome do Deus Pai Filho Espirito Santo.

Queridos e Queridas! 

Vocês sabem porque o salmista: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu”. Salmo 42.5

Há inúmeras situações e dificuldades que o ser humano enfrenta que podem causar dor e tristeza. O salmista fala de uma tristeza que sente, essa tristeza é uma reação emocional normal às inúmeras situações frustrantes que a vida nos coloca. Hoje poderíamos dizer. Ser demitido do emprego, não passar numa seleção, acompanhar o sofrimento de um parente ou mesmo perdê-lo, são situações que podem fazer uma pessoa se entristecer. Porém, é comum que a pessoa retome às suas atividades após um período relativamente curto de elaboração e adaptação diante do fato vivido, restaurando a confiança e o entusiasmo pela vida. Isso nem sempre é tão simples quando estamos vivenciando a tristeza. Há quem sugira que a tristeza possa acompanhar umas seis semanas. Pois assim como disse o salmista ele ainda louvará o Senhor. 

Como enfrentamos as tristezas, você parou para refletir? Gostaria de propor uma ajuda para quem passa pela tristeza. A tristeza tem alguns sinais corporais bem peculiar. Quando ela bate, parece que falta força e a respiração fica curta. 

A oxigenação de nosso cérebro é uma parte muito importante para recuperação de nossas forças. Por isso quando a tristeza bater, respire bem fundo.
Faça o exercício da cadeira. Imagine comigo. De um nome a sua tristeza, coloque ela sentada na cadeira e pergunte a ela porque ela é tão forte. Pergunte a ela porque ela dói tanto. Pergunte a ela porque ela não passa. Espere um pouco, permita que ela responda. Na maioria das vezes ela não consegue se expressar, pois é sentimento. Logo, temos a oportunidade de escolher o que sentir. 

Como vou vencer o que sinto?
Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Gálatas 3.26-27.
Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Provérbios 28.13.
Levando nossa tristeza ao encontro dessas Palavras de vida, vamos recebendo forças e ânimo para continuar. 

Oração: Bondoso e Terno Pai. Obrigado por sermos seres humanos. E dentro de nós há uma profusão de sentimentos. Ajuda nos a lidar com ela, a vencer a tristeza que em muitas vezes se abate sobre nós. Sê tu conosco nos ajudando, fortalecendo e abençoando. Amém.

Bênção: Que o Bondoso e Terno Deus te abençoe e te guarde, te oferte forças para vencer os seus limites. Amém.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.
Gálatas 3.27
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br