Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Você já ouvir falar de Pentecostes? - Atos 2.1-4 - Pastor Ernani Ropke - 21 de maio de 2021

Oração em tempo de coronavírus

21/05/2021

Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. (Atos 2.1 - 4)

Que a graça de a paz de Cristo sejam contigo nesse dia!

Você já ouviu falar de Pentecostes? Nos grupos de Ensino Confirmatório, quando faço essa pergunta, fica um silêncio geral. Raramente alguém sabe o que é Pentecostes. O que é Pentecostes para você?

O “Pentecostes” vem do grego pentēkostḗ, que significa “quinquagésimo”. A origem dessa festa é baseada em uma antiga tradição hebraica, chamada Shavuoth, que significa “Semanas”. Era uma celebração de agradecimento a Deus pela colheita realizada pelos judeus cinqüenta dias após a Páscoa. A data também homenageia a memória do dia em que Moisés recebeu de Deus as Tábuas com as Leis Sagradas, conhecidas por Torah, quando estavam no deserto rumando em direção a terra prometida. Talvez você pergunte: Ué, já existia Páscoa antes! Páscoa não é a ressurreição de Jesus! Para nós cristãos e cristãs a Páscoa é sim a ressurreição de Jesus. Mas para os judeus a Páscoa é a libertação da escravidão do Egito. Essa festa de pentecostes era tão importante que reunia em Jerusalém multidões de judeus vindos de vários países.

E é justamente nesse dia da Festa de Pentecostes dos judeus que, para nós cristãos, se cumpre a promessa de Jesus em João 14.16 “Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre”. Pentecostes é para nós cristãos e cristãs, cinquenta dias após a Páscoa, o derramamento do Espírito Santo. Dia que Deus nos presenteia com o seu Espírito Santo.

Como diz em Atos 2.1 – 4: Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. (Atos 2.1 - 4)

O Espírito Santo ao descer sobre os seguidores de Jesus em Jerusalém habilitou-os e animou-os para o testemunho do Cristo Ressurreto. Os discípulos, por exemplo, que durante e após a crucificação de Jesus fugiram e negaram a Cristo, trancando-se em casa com medo das autoridades, tomam, a partir da experiência de Pentecostes, a frente para proclamar publicamente que Cristo vive, que nele está a verdadeira vida.

Neste domingo, dia 23, celebraremos novamente Pentecostes. Que o Espírito Santo também toque nossas línguas para que possamos proclamar e praticar o que Cristo ensinou: o consolo, o diálogo, o perdão e a solidariedade. Que o Espírito Santo toque nossas línguas para proclamar a sua paz e não a discórdia, a intolerância e o ódio. Que o Espírito Santo toque nossas línguas para que em nossos lares palavras doces e amáveis, muitas vezes raras e estranhas, possam ser balbuciadas. Amém.

Oração:

Senhor, rogo nesse momento que o teu Santo Espírito abrace cada pessoa que nos ouve. Toca com o teu Espírito nossas línguas para que possamos espalhar ao nosso redor a esperança, a compreensão, o consolo, a paz, a justiça, o perdão e solidariedade do teu Filho. Ajuda-nos com o teu Espírito Santo nos momentos em que nos sentimos órfãos na vida. Consola e anima com o teu Santo Espírito as tantas famílias enlutadas em nossos dias. Por Jesus Cristo, nosso Salvador! Amém.

Que o Espírito Santo sopre e toque sempre os seus, os meus, os nossos lábios com palavras que consolam, orientam e fortalecem a vida! Amém.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, Ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo, por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva.
1Pedro 1.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br