Sínodo Sul-Rio-Grandense



Rua José Júlio da Cunha , 235 Três Vendas
CEP 96065-626 - Pelotas /RS - Brasil
Telefone(s): (53) 3283-2864 | (53) 9842-84556
sinodosr.sul@terra.com.br
ID: 19

Celebração Dia das Mães 2022

30/03/2022

 

4º Domingo da Páscoa – Culto das Mães

João 10.22-30 - Saber ouvir

Preludio - LCI 20 – Jesus em Tua presença

Jesus Cristo diz: Eu sou o Bom Pastor; Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim.” João 10.14.6

ACOLHIDA: Bom dia/ Boa Noite

Bem vindos, bem vindas ao culto! Assim como toda mãe, todo o pai gosta de ver seus filhos e filhas em casa, assim também Deus gosta de ver reunidos os seus filhos e filhas em Culto. A Palavra Bíblica de 3 João 4 diz: “Nada me alegra mais do que ouvir que os meus filhos vivem de acordo com a verdade” (3 Jo 4).

Este culto é especial, pois nos reunimos aqui, em comunidade, e porque celebramos hoje um dia dedicado às mães. Acolhemos com carinho e alegria a comunidade reunida e as pessoas que nos visitam (apresentar).

Hino - LCI 08 - Canção da Chegada

SAUDAÇÃO
Em Joel 2. 32 está escrito: “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. É nesta esperança que realizamos este culto em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. (+) Amém

CONFISSÃO DE PECADOS:
Oremos: Querido e bondoso Deus, na tua presença reconhecemos que pecamos e não conseguimos nos libertar da culpa por nossas próprias forças. Necessitamos de tua misericórdia. Pecamos em palavras, pensamentos, atos e omissões. Não conseguimos ouvir atentamente aos teus ensinamentos e assim deixamos de sermos tuas ovelhas. Também não amamos as pessoas ao nosso redor como tu nos ensinas. Por vezes, como filhos e filhas, não respeitamos nossa mãe como deveríamos. Assim, desobedecemos a teus mandamentos. Como família, não valorizamos devidamente o trabalho das mães, nem queremos ouvir as suas dores. Como Igreja, também não. Como sociedade, não damos condições dignas para que a maioria das mães exerça sua importante missão. Como mães, nem sempre conseguimos educar nossos filhos/as na tua disciplina e na fé, como prometemos. Com toda essa culpa, rogamos, por amor de teu Filho Jesus Cristo: perdoa os nossos pecados e nos ajuda para andarmos por caminhos que nos permitam cumprir a tua vontade. Por isso cantamos- C Perdão, Senhor, perdão!

ANÚNCIO DO PERDÃO
O Profeta Oséias escreve: “A respeito do povo de Israel, o Deus Eterno diz: Quando Israel era criança, eu já o amava e chamei o meu filho, que estava na terra do Egito. Mas fui eu que ensinei o meu povo a andar; eu os segurei nos meus braços, porém eles não sabiam que era eu que cuidava deles. Com laços de amor e de carinho, eu os trouxe para perto de mim; eu os segurei nos braços como quem pega uma criança no colo. Eu me inclinei e lhes dei de comer”. (Os 11.1,3-4). Este é o nosso Deus! Assim é o nosso Deus!

Pergunto: de fato quereis ouvir o perdão de Deus? Quereis andar na luz de Cristo? Então responda sim com a ajuda de Deus.
Quem em sinceridade se arrepende de seus pecados, eu digo: Deus ouve a sua confissão, Deus acolhe o seu pedido e Deus perdoa o seu pecado! Em nome do Pai, do Filho e Espírito Santo (╬). Amém. Deus tenha misericórdia de você e fortaleça a sua fé! Porque assim como creem assim será.

KYRIE:

L Entre os gritos de socorro e os gemidos de dor em todo o mundo, ouvimos o clamor de muitas mães. Sejamos pessoas solidárias e clamemos com elas! Após cada pedido cantemos: Hino - LCI 60 - Tem piedade, Senhor

L Pelas mães que não conseguem sustentar seus filhos e suas filhas com os seus rendimentos, e que muitas vezes ficam sozinhas na tarefa de cuidar das crianças; pelas mães que sofrem violência dentro de casa, por parte do marido e até dos filhos, clamamos cantando: C Tem piedade, Senhor. Ilumina o teu povo. Cura-nos, levanta, Deus, sobre nós o teu rosto.

L Pelas mães que foram esquecidas pelos filhos e pelas filhas, por aquelas que estão doentes ou nem lembram mais quem são; pelas mães que não sabem ser mães, que não protegem seus filhos e filhas; clamamos cantando: C Tem piedade, Senhor. Ilumina o teu povo. Cura-nos, levanta, Deus, sobre nós o teu rosto.

L Pelas mães que neste dia carregam em seu colo um filho ou uma filha doente; pelas mulheres que desejam muito a maternidade, mas que não conseguem gerar um filho ou uma filha em seu ventre; clamamos cantando: C Tem piedade, Senhor. Ilumina o teu povo. Cura-nos, levanta, Deus, sobre nós o teu rosto.

L Pelas mães que lembram com saudade e dor a perda de uma filha querida ou um filho querido; Por todas elas e por todas as pessoas que sofrem, clamemos a Deus, por sua misericórdia: C Tem piedade, Senhor. Ilumina o teu povo. Cura-nos, levanta, Deus, sobre nós o teu rosto.

ORAÇÃO DO DIA:
Deus de misericórdia e amor, em teu nome celebramos. Em teu nome, Senhor, nós nos reunimos neste culto especial em que homenageamos as nossas mães. Neste culto queremos testemunhar e reafirmar nossa fé. Seguidamente tu nos congregas qual pastor reúne seu rebanho. Envia-nos teu Santo Espírito para que Ele nos ilumine e nos mantenha unidos. Aquiete-nos agora para ouvir tua palavra e crer mais em ti, sendo tuas ovelhas, ó trino Deus. Por Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina, eternamente. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

1ª Leitura Bíblica: 1 Sm 3. 1-10

Hino - LCI 165 Estou pronto, Senhor

2ª Leitura Bíblica Tiago 1.19- 27
“Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se.” (Tiago 1.19)” ♫ Aleluia ♫ louvado sejas Cristo

PREGAÇÃO: Jo 10.22-30; Dia das Mães 2022- Saber ouvir.

Você sabe ouvir?

Desejo que “a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus o pai e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês”. Amém
Querida Comunidade. Este domingo é marcado pela comemoração do dia das mães. Evidentemente cada um lembra-se de sua mãe. Uma das imagens de mãe que nos vem à cabeça é a mãe como cuidadora, dedicada e abnegada. É um ideal de mãe muito apreciado e as próprias mulheres se cobram disso. A realidade hoje impõe-se e a mãe nestes tempos pós moderno tem novos desafios. As circunstâncias provocam modificação ou redefiniçao dos papéis e responsabilidades da mulher na família e na sociedade. A mãe trabalha fora de sua casa em busca de sustento e de se realizar profissionalmente. Seu tempo é dividido entre família e trabalho e ainda outras coisas.

Alguém certa vez escreveu: “Mães não são peças perfeitas; são humanas, com manhas e artimanhas, passíveis de cometerem erros, de sentimentos mistos, de doação, de amor e educadoras com repreensão. Mãe especial é aquela que se coloca a cada dia nas mãos de Deus, que Lhe pede auxílio para SER MÃE íntegra a cada dia”.

Ou seja, mesmo sabendo que as mães e os pais, não são pessoas perfeitas, mas com seus erros e acertos, com suas imperfeições e qualidades, queremos neste dia reconhecer que Deus nos chamou, assim como chamou o pequeno Samuel, chamou para servi-lo em amor e doação para dentro deste mundo. E o que espera de nós é que possamos ouvi-lo. Eli disse a Samuel: “Volte para a cama e, se Ele chamar você outra vez, diga: “Fala, ó SENHOR, pois o teu servo está escutando! ” (1 Samuel 3.9).

O texto Bíblico do Evangelho de João que ouvimos a pouco, encontra-se no contexto em que Jesus diz: “Eu sou o bom pastor”. “As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna”(v.27-28).

Jesus deixa a situação mais clara com suas palavras. Ou a gente ouve a sua voz e é seu seguidor ou então não é parte do seu povo. Mas será que conseguimos ouvir a voz de Deus e a voz do nosso próximo? Nós, mães e pais, conseguimos ouvir a voz de nossos filhos e filhas?

“Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se” nos recomenda a carta de Tiago 1.19. Ouvir é “fazer um esforço consciente para escutar”. É “prestar atenção” a uma outra pessoa. Ouvir é fundamental para uma boa comunicação e parte vital do relacionamento íntimo. Inclui prestar atenção a mensagens que são enviadas através de uma variedade de meios.

Ouvir é importante porque torna a comunicação possível e esta é essencial para o desenvolvimento de relacionamentos. Assim, ouvir é algo de grande importância. Quando alguém envia mensagens sem que haja alguém para lhes dar atenção e fazer um esforço para recebê-las, a comunicação não acontece.

Há outra grande razão para que o ouvir seja tão importante: nós aprendemos quando ouvimos. Nós, mãe e pais, aprendemos a ser bons pais e mães quando ouvimos a palavra de Deus e também quando paramos para ouvir o que nossos filhos e filhas nos dizem. Quando as pessoas deixam de ouvir umas às outras, raramente os relacionamentos se desenvolvem. Os mal-entendidos são frequentes, o relacionamento familiar se torna deficiente e os erros são comuns. As pessoas querem se expressar, compartilhar suas ideias com outras. Elas querem e necessitam ser ouvidas. Isto nos faz voltar à necessidade de atenção, o chamado respeito. Ouvir também é uma forma de cuidado, quando alguém dedica tempo para ouvir, demonstra que se importa.
Conta-se uma história que: Muito admirado, o discípulo questionou: Mestre! Você é uma pessoa de muito respeito e famoso. Vem gente de todos os lugares, idades e classes sociais para receberem seus conselhos. Será que algum dia conseguirei alcançar tal sabedoria. É possível! Disse o sábio. Você quer aprender? Então, você terá uma tarefa... Passe uma semana no deserto. Depois, volte e me conte os sons que ouviu. O jovem determinado cumpriu o desafio e dias depois retornou com a resposta: Ao redor da minha barraca, escutei aves e animais com vozes diferentes. No céu, ouvi a brisa e o relâmpago. Você precisa se concentrar ainda mais disse o Mestre. Vá agora à mata e passe lá também alguns dias. Ao retornar, o jovem disse: A cachoeira faz muito barulho, mas também a nascente emite seu clamor. As gotículas, ao correrem e caírem, também emitem um recado. Cada novo dia estrala ao amanhecer. É a natureza no seu vigor... Disse o Sábio. Mas, ainda lhe falta mais. Passe mais alguns dias trancados em seu quarto. Repare nos sons! O jovem voltou entusiasmado. Escutei meu coração! Senti o sangue correr por minhas veias. Muito bem! Disse o Mestre: Conhece-te a ti mesmo. Mas, há algo ainda mais difícil. Esse será o seu maior desafio. Vá à cidade, bem no centro. Senta-te junto aos esmoleiros. Observe a vida diante dos teus olhos. Escute, escute, escute... Uma semana depois, o jovem retornou dizendo: Poderia passar a minha vida inteira naquele lugar. Escutei o coração dos meus companheiros de pobreza... Escutei o coração daqueles que passavam... Suas lutas, vitórias e derrotas... Suas alegrias, ingratidões e anseios... Jesus, o maior de todos os mestres, buscou a solidão junto ao Pai em oração, a fim de ouvir o coração de Deus e o seu próprio. Mas, também andou no meio do povo. Ele conhecia o coração de todas as pessoas. Somente Ele é capaz de dar clareza ao nosso viver. Aproxime-se, entregue-se e um novo horizonte se abrirá diante de ti. “Eli disse a Samuel: Volte para a cama e, se ele chamar você outra vez, diga: “Fala, ó SENHOR, pois o teu servo está escutando! E Samuel voltou para a cama.” (1 Samuel 3.9).

Você sabe ouvir?

No Evangelho Jesus diz: “Eu já disse, mas vocês não acreditaram. E Jesus aprofunda a pergunta acrescentando na resposta: “As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço e elas me seguem. Mas vocês não creem em mim porque não são minhas ovelhas” (v.27, 26). Aqui Jesus dá identidade. Quem ouve a sua Palavra pertence ao seu rebanho.

Quando ouvimos a Palavra de Deus, pertencemos ao rebanho de Deus e isto nos diferencia do mundo e seus valores. Quando alguém da Igreja faz algo, o pessoal diz: “Isto foi feito por uma pessoa da Igreja”. Se for uma coisa boa nós estamos transmitindo a mensagem de Deus por meios de atos. E se é um “ato ruim”, pega mal, e cresce a dúvida e a dúvida nos afasta de Jesus.

E ainda: quando doamos nosso tempo para ouvir os outros, sejam nossos filhos, nossas mães/pais, avós ou alguém próximo, as pessoas se sentem importantes; A comunicação positiva aumenta; nós aprendemos; diminuem os erros e enganos. Portanto, “Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se.” (Tiago 1.19), por que “As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço e elas me seguem”. Que possamos sair desde culto especial de dia das mães com essa lição aprendida. Precisamos dedicar de tempo ouvir e estudar com fé a Palavra de Deus e também para conversar e ouvir as pessoas. Amém. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém

Hino - LCI 320 - Senhor se tu me chamas

CONFISSÃO DE FÉ

L: Em resposta a tudo o que ouvimos, confessamos todos juntos a nossa fé através das palavras do Credo Apostólico.

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Unamos nossas mãos como filhos e filhas de Deus! Unamos nossas mãos as mãos feridas de nosso irmão Jesus e nos colocaremos em oração de intercessão após cada pedido cantaremos C Ouve nossa oração e atende nossa suplica:/

1) Senhor, neste dia em que celebramos o dia das mães. Agradeço a Deus, em primeiro lugar, por minha mãe. Ela é vida que me gerou. Ela dedicou o seu tempo para ouvir meus clamores, anseios e alegrias e me ensinou a temer e respeitar a Deus. Ela é mulher generosa. E oro pelas mães que são agricultoras. Que além do trabalho da casa tem tantas atividades fora de seu lar. Mas ainda tiram tempo para assumir tarefas na igreja. Elas têm as mãos ásperas do trabalho pesado, mas seu coração está cheio de ternura, bondade e dedicação. Escuta Senhor nossa oração! C Ouve nossa oração e atende nossa suplica:/

Oro pelas mães idosas. Ela é chamada de Nona, Vó, Bisa, Oma e vovó. Ela é um tesouro de fé, de lutas, de esperanças. É conselheira, confidente e amiga. Oro também pela mãe adotiva. Pela adoração é mãe generosa. Ela nos ensina a servir e amar. Escuta Senhor nossa oração! C Ouve nossa oração e atende nossa suplica:/

Oro pelas mães sozinhas, que teve a coragem de assumir a maternidade e dizer sim a vida em seu ventre. Ela é mãe e pai. Oro pela mãe abandonada. A mulher que foi abandonada pelo marido e assumiu o papel de mãe e pai. Senhor, estão lutando para sustentar e educar os filhos. Escuta Senhor nossa oração! C Ouve nossa oração e atende nossa suplica:/

Oro pelas mães que tem seus filhos nas drogas. Que elas tenham fé e perseverança, que a oração seja seu maior consolo. Que encontre na família a ajuda necessária para vencer e ajudar seu filho. Que seja sabia em buscar na ciência medica o tratamento adequado para ajudar seu filho. Oro pelas mães viúvas. Muitas vezes luta, trabalha, ora, chora, quantas vezes solitária, mas sempre persistente no ensino dos filhos. Escuta Senhor nossa oração! C Ouve nossa oração e atende nossa suplica:/

Oro pelas mães professoras, que gera nas escolas novos filhos e filhas e faz a experiência da maternidade cultural. Oro pela mãe catequista, missionária, diácona, pastora. São mães que cuidam dos filhos de outras mães. Usa-as, Senhor, como instrumento de benção e reconciliação. Escuta Senhor nossa oração! C Ouve nossa oração e atende nossa suplica:/

Oro pelas mães que tem seus filhos presos. Senhor, dê a elas a sabedoria necessária para enfrentar a situação. Amado Deus, conforta seu coração dolorido e anima através do teu amor. Oro pelos pais que juntamente com a mãe cuida, educa, ora e ensina seus filhos de acordo com os valores cristãos. Escuta Senhor nossa oração! C Ouve nossa oração e atende nossa suplica:/

Oro a ti Senhor, porque o teu amor alcança a cada nova manhã. Consola e alegra, renova a fé e a esperança em nossos lares, com nossas famílias. Abençoa ainda os aniversariantes deste mês. Os demais pedidos entregamos em tuas mãos enquanto oramos: PAI NOSSO

BENÇÃO AS MÃES
Chama-las até o altar para a benção e entrega do mimo, se tiver

Estimada mãe! Mãe de sangue, mãe de coração, mãe de dedicação- Mãe...
Mario Quintana Diz: Mãe... São três letras apenas, as desse nome bendito: Também o céu tem três letras e nelas cabe o infinito.
Para louvar nossa mãe, todo bem que se disser, nunca há de ser tão grande, como o bem que ela nos quer.
Palavra tão pequenina, bem sabem os lábios meus, que é do tamanho do CÈU e apenas menor que Deus!
Neste seu dia desejamos a melhor coisa do mundo, a benção e a proteção de Deus:
Benção da sabedoria= Mães
Que Deus te ilumine para agir com sabedoria;
Que Deus te proteja para promover justiça, e dar bons conselhos a seus filhos e filhas;
Que Deus te encoraje para assumir que errar é humano, mas permita corrigir-se e realizar mudanças;
Que Deus te fortaleça para unir forças nesta tarefa de educar seus filhos e filhas; Assim te abençoe o Deus da vida, da paz e do amor. Amém
Entregar o mimo.

AVISOS

LITURGIA DE DESPEDIDA

BÊNÇÃO

Que o Senhor os abençoe e os guarde. Que o Senhor os trate com bondade e misericórdia; que o Senhor olhe para vocês com amor e lhes dê a paz”. Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo- Amém

Envio

L Vamos em paz e celebremos este dia com gratidão e alegria.
C Demos graças a Deus.

Hino - LCI 301 - Benção virão
  


Autor(a): Diaconisa Isolete Márcia Follmer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sul-Rio-Grandense
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 4º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 22 / Versículo Final: 30
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 66565

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Nós não anunciamos a nós mesmos. Nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor.
2Coríntios 4.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br