Sínodo Sul-Rio-Grandense



Rua José Júlio da Cunha , 235 Três Vendas
CEP 96065-626 - Pelotas /RS - Brasil
Telefone(s): (53) 3283-2864 | (53) 9842-84556
sinodosr.sul@terra.com.br
ID: 19

Liturgia - Culto de Confirmação 2013 - Paróquia Barranco

Tema: Batizad@s Vivemos: Eu vivo Comunidade!

07/11/2013

CULTO DE CONFIRMAÇÃO 2013
Tema: Batizad@s Vivemos: Eu Vivo Comunidade!
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Barranco – IECLB

PREPARO: Faixa com o tema do culto, gotas azuis em EVA com o nome de cada confirmando e data de Batismo, jarra transparente com água, guarda-chuva pequeno para colocar em um dos lados do altar, um suporte seguro e fácil de encaixar o guarda-chuva, 12 pessoas em forma de bonecos recortados em diferentes cores de EVA e linha para pendurá-los no guarda-chuva, tarjas em cartona branca com as palavras: GRATIDÃO A DEUS, CONFISSÃO DE FÉ, BÊNÇÃO DIVINA, COMPROMISSO COM A VIDA. O pão e o fruto da videira podem ser trazidos neste momento ou na liturgia da ceia.
PIA BATISMAL: Colocar a pia batismal mais ao centro do corredor e confirmand@s formam meio círculo ao redor da pia, em lugar bem visível.
PRELÚDIO – Entrada dos/as Confirmandos/as
Confirmand@s entram cantando e trazendo jarra com água, gotas com seus nomes, guarda-chuva aberto, bonecos coloridos, elementos da ceia (...) e colocam tudo no altar e/ou local combinado. Somente as gotas com os seus nomes permanecem nas mãos.
OUTRA POSSIBILIDADE: Deixar tudo o que será usado na celebração no seu devido lugar e entrar trazendo apenas as gotas nas mãos.

PRELÚDIO – Entrada de Confirmand@s


ACOLHIDA
Bom dia! É com gratidão a Deus que acolhemos todos e todas vocês neste Culto de Confirmação. Confirmandos e confirmandas, pais e mães, padrinhos e madrinhas, demais familiares, visitantes, comunidade aqui reunida sintam-se bem-vindos, bem-vindas.

O tema do culto é esta frase que se encontra aqui na faixa: Batizados/as Vivemos: Eu vivo Comunidade!

Durante o culto vamos usar este folheto com partes da liturgia e cantos (demais explicações).

A Confirmação está estreitamente ligada ao Batismo. Por isso, convido agora nossos confirmand@s a se apresentarem dizendo seu nome e a data de Batismo.

APRESENTAÇÃO de CONFIRMAND@S
(Com as gotas nãos mãos, cada qual se apresenta dizendo seu nome e a data de Batismo!)

Oficiante: “Deus fez a água ser mãe da vida. N’água nascemos filhos/filhas de Deus”.
(Durante o canto, as gotas são colocadas na parede, abaixo da faixa do tema do culto)

CANTO: (PC - 230)
Estr.: Água dos mares, água da chuva,
água dos rios, água dos céus.
Deus fez a água ser mãe da vida.
N’água nascemos filhos de Deus.

DECLARAÇÃO TRINITÁRIA
Nós celebramos este Culto de Confirmação com Santa Ceia em nome da fonte da Vida – Deus Criador, criador das águas e de tudo o que existe; em nome de Jesus Cristo que foi batizado nas águas do Rio Jordão e ordenou o Batismo; e em nome do Espírito Santo, que nos santifica, purifica, ilumina e anima para vivermos comunidade. Amém.

O salmista, ao falar da comunhão do povo de Deus, expressou: “Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos” e irmãs (Sl 133.1). Cantemos:

CANTO: (HPD - 395)
Estr.: Vejam que belo, como é tão bom.
Vejam que belo, como é tão bom.
1. Vejam como é bonito, ter o povo reunido,
para fazer da terra, novo mundo redimido.
2. Vejam que coisa boa, que perfume qual orvalho,
quando se faz alegre a tristeza do trabalho.
3. Vejam que maravilha, nessa bênção que não passa,
quando o Senhor derrama sobre nós a sua graça.

ORAÇÃO PREPARATÓRIA E DE CONFISSÃO DE PECADOS
Querido e Bondoso Deus, neste Culto de Confirmação nós nos reunimos aqui como teus filhos e tuas filhas. Damos graças pelo teu amor e pelo teu acolhimento no batismo. Pedimos perdão pelas vezes que não vivemos como pessoas batizadas a partir deste teu amor. Perdão, pelas vezes que te rejeitamos, que te desprezamos, que não te ouvimos. Perdão pelas vezes que não amamos o nosso próximo como a nós mesmos. Perdão pelas vezes que desperdiçamos a oportunidade de viver em comunidade, ou ainda, pelas vezes que não vivemos comunidade da forma como Tu gostarias. Por tudo isso e muito mais, pedimos humildemente cantando:
CANTO: /: Perdão, Senhor, perdão. :/

ANÚNCIO DA GRAÇA
Através das palavras do profeta Isaías, ouvimos o anúncio da graça de Deus: “Mas agora, povo de Israel, o Senhor Deus, que o criou, diz: Não tenha medo, pois eu o salvarei; eu o chamei pelo seu nome, e você é meu”, e você é minha (Is 43.1).

GLÓRIA
Pelo perdão e pelo amor recebido, louvemos ao Senhor;
Pelo dom da vida e pelo novo nascimento nas águas do Batismo, louvemos ao Senhor;
Pela Palavra divina que nos sustenta, pela comunidade que nos acolhe e pelo Sacramento da Ceia, louvemos ao Senhor cantando Glória:
C.: Glória, glória,....

ORAÇÃO DO DIA

CANTO: (HPD - 194) ou CORAL
Como tu queres, Senhor, sou teu.
Tu és o oleiro, barro sou eu.
Quebra e transforma até que enfim
tua vontade se cumpra em mim.
LEITURA BÍBLICA: Isaías 41. 8-10, 14, 17-20.
CANTO: (CS - 40)
/: É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa, tua palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal. :/

MENSAGEM (Com a Participação de Confirmand@s)

Estimad@s confirmand@s, pais e mães, padrinhos e madrinhas, demais familiares e amigos, comunidade aqui reunida!

Que a graça do Senhor Jesus, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam sobre nós! Amém!

Acabamos de acompanhar a leitura bíblica do profeta Isaías 41. No versículo 10 Deus diz: “Não fiquem com medo, pois eu estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha forte mão.”

Ajuda, proteção, mão forte – de onde e para quê? Na época em que foi escrito este texto, o povo de Israel se encontrava no exílio, vivendo uma realidade de muito sofrimento. Em meio aquela situação, Isaías anuncia que Deus é ajuda, proteção, mão forte (adaptado do Culto de Lançamento do Tema do Ano).

Hoje, neste culto de confirmação, podemos afirmar com convicção que Deus é mão forte, sim! É mão forte nas diferentes fases da vida. Ele tem nos acompanhado desde o ventre materno. Esteve conosco, cuidando de nós no dia do nosso nascimento, estendeu sua mão sobre nós no dia do nosso Batismo e estenderá sua mão novamente neste culto de confirmação.

Hoje, neste culto de Confirmação, estamos refletindo sobre o tema: Batizad@s vivemos: Eu vivo Comunidade! Estamos fazendo a ponte, a ligação, entre Batismo, confirmação e o tema do ano: Ser, Participar, Testemunhar: Eu vivo comunidade!

(Pegar no altar a jarra com água)

(JARRA COM ÁGUA – enquanto fala, coloca água na pia batismal):
No dia do nosso Batismo, após anúncio da Palavra de Deus e confissão de fé, fomos lavados na água do Batismo. Diz a letra de uma música: “Batismo é como um mergulho santo nas águas vivas de uma piscina que limpa as almas de toda mancha e embebe a gente de vida divina” (PC 230).

(JARRA COM ÁGUA – enquanto fala, coloca água na pia batismal):
“Batismo é como outro nascimento que faz a gente filho de Deus. Por isso posso, agora, sem medo, dizer: Pai nosso que estás nos céus” (PC 230). Batismo é sinal do amor de Deus por nós. Somos batizados para seguir a Cristo. O Batismo marca o início da nossa caminhada na fé.

A água é mãe da vida, sim! “A água marca toda a nossa vida: nossas mães nos gestaram na água, gestamos nossos filhos e filhas na água. As águas que se rompem determinam a hora do parto. Nascemos na vida da Igreja pelas águas do Batismo, ...” (CEBI: Águas da Vida – Celebrações, p. 19). Cantemos:

CANTO: Água dos mares, ...

PARTICIPAÇÃO DE CONFIRMAND@S
(Durante o canto, confirmand@s vêm à frente. Pegar as tarjas com as palavras)

__________________ (apontar para o altar - GUARDA-CHUVA):
A Comunidade é como um guarda-chuva. Para que serve um guarda-chuva? Serve para nos proteger da chuva ou do sol quente. Quando vem a chuva ou o sol quente, debaixo do guarda-chuva nós nos sentimos cuidados, protegidos, amparados, seguros, aliviados. E é bem assim que deve ser uma comunidade: como um guarda-chuva! Como um guarda-chuva que oferece proteção, amparo, alívio, onde uns cuidam dos outros.

OFICIANTE (apontar para o CARTAZ do TEMA do ano):
Olhando para o cartaz do tema do ano, vemos que “a cruz e as palavras “Eu vivo comunidade”, estão colocadas num formato de guarda-chuva. A cruz e tudo o que ela representa para as pessoas cristãs é a estrutura desse guarda-chuva. E o guarda-chuva é a comunidade de fé, criada e sustentada pela forte mão de Deus” (Cf. Mensagem do Culto de Lançamento do Tema e Lema do Ano).

_____________ (apontar para o CARTAZ - BONECOS COLORIDOS):
No cartaz do tema do ano, vemos 12 pessoas em forma de figuras de bonecos, representando os membros da Igreja, discípulos e discípulas de Cristo hoje. Estas pessoas estão reunidas e em movimento. A forma e o colorido simbolizam que cada pessoa tem o seu jeito de ser, participar e testemunhar. E a Igreja tem espaço e está aberta à diversidade (Cf. Mensagem do Culto de Lançamento do Tema e Lema do Ano).

_________________ (apontar para os BONECOS COLORIDOS):
Debaixo do guarda-chuva, que é a comunidade, estão reunidas muitas e diferentes pessoas. Somos diferentes, pensamos de forma diferente, temos dons diferentes, mas estamos unidos/as na mesma fé a partir do batismo. Pois “há um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Efésios 6.5).

OFICIANTE: “Deus nos permite sermos quem somos; com nosso jeito e com nossos dons tão diferentes formando o colorido expresso nas cores dos” bonecos “pendurados no guarda-chuva. Deus nos concede a graça de podermos experimentar vida em comunidade – lugar onde exercitamos o amor e o cuidado mútuo. Isso não significa que a comunidade seja um lugar perfeito. Longe disso! Uma comunidade só será plena no Reino de Deus. Aqui convivemos com as falhas de cada um de nós, mas, acima de tudo, vivemos da graça de podermos encontrar na outra pessoa um irmão e uma irmã na fé. Essa parceria que se estabelece entre as pessoas batizadas é preciosa demais ...! (Scheila dos Santos Dreher, Informativo Luterano, Ed. 6 – Ano 3, p. 02). Por isso ...

TODOS: Batizad@ Vivemos: Eu vivo Comunidade!

OFICIANTE: No dia do nosso Batismo, fomos acolhidos e integrados neste guarda-chuva que é a comunidade. Passamos a pertencer ao grupo daqueles e daquelas que buscam aconchego e proteção aqui debaixo (apontar para o guarda-chuva).
Depois de receber o devido ensino, chegou o Culto de Confirmação. Mas o que é Confirmação? Vejamos:

________________ (erguendo a tarja): Confirmação é GRATIDÃO A DEUS! Gratidão ao Deus que nos acolheu como seus filhos e filhas no dia do Batismo. Gratidão pela graça recebida no Batismo. Gratidão a Deus pelo período do Ensino Confirmatório, pelo aprendizado, pelo convívio, pelas amizades fortalecidas.

OFICIANTE: “A cada culto e a cada dia, Deus nos confirma a sua graça e nos chama a dar sinais de gratidão” pelo seu amor. Nossa gratidão a Deus se concretiza através do serviço ao próximo.
“Não somos nós que “nos confirmamos”, mas somos confirmados ou confirmadas por Deus em sua graça. Portanto, a resposta dada pelos jovens membros da Igreja no Culto de Confirmação é uma demonstração de gratidão e reconhecimento do presente recebido de Deus” (Livro de Culto, p. 232).

__________________ (erguendo a tarja): Confirmação é CONFISSÃO DE FÉ! Diz a música: “Pequeno/a era eu no meu Batismo; alguém jurou ao Senhor por mim. Hoje, consciente, sou da Igreja, serei de Cristo, prometo, sim”! (PC 230). Com o coração, com a boca e com a vida declaramos crer em Deus e confessamos a nossa fé nele.

OFICIANTE: O culto de confirmação é um momento significativo de testemunho da fé, mas não é o único momento de testemunho na vida (Livro de Culto, p. 232). “O sim que dizemos a Deus no dia da Confirmação devemos renovar a cada dia de nossa vida” (Material do Ensino confirmatório usado na Paróquia).

__________________ (erguendo a tarja): Confirmação é BÊNÇÃO DIVINA! “Cremos que Deus mantém a sua mão sobre nós, protege, fortalece, ajuda e guarda hoje e para sempre.” Assim, “relembramos a promessa de Deus” e “ouvimos que ele estará conosco” (Material do Ensino confirmatório usado na paróquia, p. 13).

OFCIANTE: Na leitura bíblica de Isaías 41 ouvimos que Deus diz:
No v. 10: “Não fiquem com medo, pois estou com vocês. Não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão.”
No v. 14 ouvimos: “... pois eu, o Santo Deus de Israel, sou o seu Salvador e o protegerei.”
No v. 17 Deus diz: “eu, o Senhor, os atenderei, eu o Deus de Israel, não os abandonarei”.
Para pais e mães desses adolescentes, padrinhos e madrinhas, com certeza, esta promessa de Deus soa muito bem aos ouvidos. Nós, pais e mães, não podemos estar o tempo todo com nossos filhos para protegê-los. Não podemos e não temos esse poder. Por isso, as palavras de Isaías soam tão bem aos nossos ouvidos; nos transmitem paz, conforto, segurança, esperança.

__________________ (erguendo a tarja): Confirmação é COMPROMISSO COM A VIDA! Isto significa colocar-se sob a graça de Deus e a seu serviço (Material do Ensino confirmatório usado na paróquia, p. 11). “Pela Confirmação Deus nos envia para anunciarmos e testemunharmos a graça divina no mundo (Idem, p. 13).” Confirmação é compromisso com o Deus da vida e com a vida que Deus quer.

OFICIANTE: A partir da confirmação, confirmand@s assumem maiores responsabilidades na vida comunitária. Podem aceitar o convite de serem padrinhos/madrinhas de Batismo e se tornam membros com direito a voto nas Assembléias, que é o órgão máximo de decisão numa comunidade. Isto significa que não apenas homens participam de assembléias de comunidade, mas também mulheres e jovens confirmados têm seu espaço nas assembléias e precisam ocupar o seu lugar para o crescimento e o enriquecimento da comunidade.

- Como confirmand@s podem viver sob a graça de Deus e a seu serviço?
- Como nós tod@s podemos viver sob a graça de Deus e a seu serviço?
1º) Sendo fiéis ao Deus da vida que, no Batismo, nos acolheu amorosamente como seus filhos e filhas;
2º) Participando da comunidade que é como um guarda-chuva que nos acolhe, ampara, cuida, protege;
3º) Testemunhando a fé no dia-a-dia de nossas vidas, procurando viver a partir dos ensinamentos cristãos como seguidores e seguidoras de Cristo.

TOD@S: Hoje, no dia da nossa Confirmação, olhando para trás, para o dia do nosso batizado e olhando para frente, para a continuidade da caminhada na fé, afirmamos com convicção: Batizad@s Vivemos: Eu vivo Comunidade!

CANTO: Água dos mares, ... (enquanto confirmand@s colocam as tarjas na parede e vão se sentar)

CANTO: (HPD - 325)
1. Aqui você tem lugar, aqui você tem perdão.
Na casa de Deus é assim: aqui Deus traz salvação.
2. Aqui você vai cantar, também vai poder sorrir.
Na casa de Deus é assim: aqui você vai servir.
3. Aqui você vê o Amor, de Deus você vê a luz.
Na casa de Deus é assim: aqui você vê Jesus.
4. Aqui Deus vai perdoar, também vai justificar.
Na Casa de Deus é assim: Aqui Deus o vai chamar.
5. Aqui vai poder servir, também vai poder amar.
Na Casa de Deus é assim: aqui você tem lugar.
6. O sonho que vem da Cruz, você vai poder sonhar.
No sonho de Deus tem Jesus. Aqui você tem lugar.

ATO DE CONFIRMAÇÃO (Cf. Livro de Culto, p. 235-236)
(Convidar confirmand@s ao altar)

Queridas confirmandas e queridos confirmandos! Desde o dia do nosso Batismo, fazemos parte da comunidade cristã. No ensino confirmatório, fizemos novas amizades e experimentamos mais de perto a vida em comunidade. Aprofundamos o conhecimento da Palavra de Deus e o testemunho de uma vida cristã, conforme o ensino da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

PERGUNTA A CONFIRMAND@s:
Hoje, de forma especial, perante Deus e reunidos em comunidade, pergunto:
- É da vontade de vocês seguir sendo discípulos e discípulas de Jesus Cristo?
-Vocês estão dispostos a continuar caminhando em comunidade como povo de Deus, procurando ser fiéis à palavra de Deus?
Se esta é sua decisão sincera, então, respondam: ...
Confirmand@s: Sim, com a ajuda de Deus.

Que Deus acolha o sim de vocês, ajudando-os a continuar vivendo em seu amor .............................................................
(incluir motivações relacionadas ao tema do culto).

PERGUNTA A COMUNIDADE:
E a vocês, pais, mães, padrinhos, madrinhas, familiares, irmãos e irmãs em Cristo, pergunto:
- Vocês estão dispostos a continuar acolhendo e acompanhando esses jovens no seu testemunho de fé?
- Vocês estão dispostos a seguir com esses jovens, sendo fiéis à palavra de Deus?
Se este é o seu desejo, então, respondam: ...
C.: Sim, com a ajuda de Deus.

CONFISSÃO DE FÉ – Credo Apostólico
Como expressão da nossa vontade de seguir caminhando unidos como povo de Deus, convido todos e todas a confessarmos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.

BÊNÇÃO a Confirmand@s:
Antes de receberem a bênção de Deus, peço que vocês pronunciem em voz alta o versículo bíblico que escolheram como lema para as suas vidas:
(em duplas)

... falam o versículo bíblico
... se ajoelham
... Impor as mãos, dizer seus nomes e pronunciar a bênção

A bênção de Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, venha sobre você(s) e permaneça com você(s), agora e para sempre (+). Amém.

... se levantam, são cumprimentados e recebem a certidão de confirmação.

ENVIO:
Queridos confirmandos e queridas confirmandas! A bênção de Deus é uma promessa que nos convida a confiar na fidelidade de Deus e nos fortalece a continuar testemunhando a nossa fé.

Vocês, pais, mães, padrinhos, madrinhas, familiares e amigos destes confirmandos, abracem e acompanhem esses jovens sempre, acolhendo-os com ternura e com o firme propósito de serem companheiros na jornada da vida.

Para essa caminhada buscamos forças em Deus. E é por isto que celebramos a Ceia do Senhor.

CANTO: (HPD 402 ) ou CORAL
1. A mesa posta é dádiva de Deus,
é vida nova para os filhos seus.
Aleluia! Aleluia!

2. Se o nosso corpo necessita o pão,
o amor do Pai dá vida ao coração.
Aleluia! Aleluia!
3. Louvor a Deus por esta refeição
e pelo bem de toda a criação.
Aleluia! Aleluia!

CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR (Cf. Livro de Culto, p. 236-237)
Oração do Ofertório
Deus amado, bendito sejas pelo apoio que estes confirmandos e confirmandas receberam de seus pais, mães, padrinhos e madrinhas, desta comunidade, pela nossa Igreja que ofereceu este espaço de crescimento na fé, no conhecimento da Palavra e na convivência comunitária. Por sua amizade no grupo, pelo amadurecimento na fé e por sua confirmação, bendito sejas. Juntos:
C.: Bendito sejas para sempre.

Bendito sejas, Deus criador, pelo pão e o fruto da videira, produtos da terra e do trabalho, que aqui te trazemos. Juntos:
C.: Bendito sejas para sempre.

Bendito sejas por todas as dádivas e dons. Usa-os para promover teu amor por todos os teus filhos e todas as tuas filhas. Juntos:
C.: Bendito sejas para sempre.

Oração eucarística
Graças te damos, nosso Deus, que vens e nos abençoas em tantos momentos marcantes da nossa vida. Graças te damos porque fomos lavados do pecado e da culpa no Batismo, e porque Jesus veio morar em nosso meio, libertando os oprimidos, aceitando os excluídos e anunciando o novo tempo.
Graças porque na comunhão de mesa Jesus é presença real. Pois, na noite em que foi traído, Jesus tomou o pão, rendeu graças, o partiu e o deu a seus discípulos, dizendo: “Tomai e comei, isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em memória de mim.”
A seguir, depois de cear, tomou também o cálice, rendeu graças e o deu a seus discípulos, dizendo: “Bebei dele todos, porque este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vós para a remissão dos pecados. Fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.” Juntos:
C.: Anunciamos, Senhor, a tua morte e proclamamos a tua ressurreição. Vem, Senhor Jesus!

Vem, Senhor, concede o Espírito Santo para que ele nos aproxime e nos torne tua grande família. Lembra-te das pessoas que já partiram desta vida, entre as quais estão tantos familiares nossos cuja ausência nos faz sofrer. Reúne-nos com elas no banquete pleno do teu Reino na glória, para o qual, em Cristo, nos chamaste. Juntos:
C.: A ti, trino Deus, sejam toda a honra e toda a glória, hoje e sempre. Amém.

Pai Nosso
Oremos de mãos dadas, enfatizando a terceira petição: pedimos que a cada dia Deus nos confirme em seu amor e faça cumprir a sua vontade.

Gesto da Paz
Muitas vezes em nossa vida e de diferentes formas, vivemos a falta de paz, mas Deus oferece a verdadeira paz através da reconciliação em Jesus Cristo. Vamos expressar o nosso desejo de paz uns aos outros através de um aperto de mão, um abraço, um toque, um sorriso.

Fração
O cálice da bênção que abençoamos é a comunhão do sangue de Cristo.
O pão que repartimos é a comunhão do corpo de Cristo. Juntos:
C.: Nós, embora muitos, somos um só corpo.

Comunhão
Comunguemos, pois tudo está preparado!
(Explicar como acontecerá a ceia)
ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO e GERAL
Graças te rendemos, Deus da vida, pelo convite e pela comunhão de mesa contigo e com nossos irmãos e irmãs na fé. Graças te rendemos pela tua disposição de reunir-se a mesa com pecadores e pecadoras. Graças te rendemos pelo teu amor, pela tua misericórdia, pelo teu perdão. Que esta ceia traga boas transformações renovando nosso relacionamento contigo e com as outras pessoas. Que possamos viver em comunhão e partilha no dia-a-dia de nossas vidas.

Querido Deus, nós te louvamos e te damos graças por este Culto de Confirmação, pela confissão de fé destes confirmand@s. Que a educação cristã recebida até aqui os acompanhe vida a fora e seja contínua, ou seja, que haja disposição de querer aprender sempre mais sobre o teu Evangelho ao longo da vida. Acompanha e protege nossos adolescentes e jovens para que não se envolvam em perigos. Que vivam o compromisso contigo e com a vida que tu queres.

“Ajuda-nos, Senhor, a perceber e a reconhecer que todo o nosso SER está em tuas mãos e que necessitamos do teu amparo e da tua proteção. Ajuda-nos, Senhor, a PARTICIPAR com alegria e dedicação da Tua comunidade, ofertando nossos dons e recursos a serviço do Teu Reino. Ajuda-nos, Senhor, para que através de nossas palavras e atitudes possamos TESTEMUNHAR o Teu imenso amor ajudando a promover uma sociedade mais justa e pacífica. Amado Deus, neste momento, lembramos e incluímos também em tuas mãos protetoras as pessoas que, perto ou distantes de nós, necessitam do teu cuidado (incluir motivos de intercessão...)” (Cf. Liturgia de Lançamento do Tema e do Lema do Ano 2013).

(...) Atende-nos, Senhor, segundo a tua vontade. Em nome de Teu Filho Amado. Amém.

AVISOS
BÊNÇÃO (HPD - 373)
Deus te abençoe. Deus te proteja.
Deus te dê a paz. Deus te dê a paz.

ENVIO
Vão em paz e vivam como ....................
Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria.
C.: Demos graças a Deus!

POSLÚDIO - Saída dos/as Confirmandos/as


Autor(a): Pastora Maria Helena Ost
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sul-Rio-Grandense
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 25708

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Passarão o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
Lucas 21.33
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quem é tão forte que não necessite também de consolo do menor dos seus irmãos?
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br