Tema do Ano da IECLB



Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 3251

Comunidade Jovem, Igreja Viva!

19/06/2012

O surgimento da igreja luterana se deu devido a uma busca incessante por uma igreja mais viva. Lutero já não podia ver a forma como a igreja da época zelava pela doutrina e pelas celebrações. Os cultos realizados numa língua que a maioria do povo não entendia deixava as pessoas longe de compreender o que é ser cristão/ã. Além disso, líderes religiosos exploravam seus fiéis. Lutero não podia concordar com essas e várias outras atitudes tomadas pela igreja, por isso, no processo da Reforma propôs algumas mudanças depois de muito estudar a Palavra e refletir. Dentre elas se destacam:
1. Determinou que a pregação fosse na língua do povo, e não mais em latim. 

2. Traduziu a Bíblia para a língua do povo e defendeu o direito de cada cristão ler e interpretar a Bíblia em busca da verdade e para edificação de sua fé.

3. Incentivou a criação de escolas para que todos pudessem aprender a ler e escrever. 

4. Defendeu o direito de cada comunidade chamar ou demitir seus pregadores e professores, em assembleia geral. Desta forma, favoreceu um processo democrático na Igreja.

5. Como Cristo é o único intermediário entre Deus e os seres humanos, conforme a Bíblia, Lutero acabou com a prática de orações aos santos e à mãe de Jesus. Os santos, cristãos que deixaram um bom exemplo de fé para ser seguido, devem ter sua memória preservada, mas não ser colocados na posição de intermediários entre nós e Deus.

6. Alguns anos depois de iniciada a reforma, Lutero contraiu matrimônio com Catarina Von Bora. O reformador não via sentido nos votos do celibato obrigatório. Por isso o pastor na Igreja Luterana também tem liberdade de casar-se e constituir família. 

7. Lutero valorizou o trabalho cristão na sociedade. Tanto o trabalho profissional, como a busca de soluções para os problemas sociais, são trabalhos que agradam a Deus, pois servem ao próximo.

8. A vida de fé no dia a dia deve ser orientada pela palavra de Deus. Esta recebeu sua interpretação definitiva através do anúncio do Evangelho (Boa Nova) por Jesus Cristo, o filho de Deus, que se tornou pessoa humana. Sua vida é exemplo de obediência à vontade de Deus a ser seguido por nós. Sua morte na cruz e sua ressurreição são motivo de esperança que transforma nossa vida temporária e nos assegura a nossa ressurreição. Por isso, não acreditamos na doutrina da reencarnação. 

9. Nenhuma pessoa é perfeita na tomada de decisões. Por isso, precisamos do perdão que Deus concede de graça para aqueles que se arrependem. Só a certeza deste perdão - que podemos receber mediante confissão pessoal no culto e, de forma especial, na Santa Ceia - nos dá coragem para enfrentar os desafios da vida e lutar contra os poderes da morte.

Lutero, com suas ideias, recebeu grande adesão de lideranças e do povo que ansiava por reformas. Hoje a igreja continua trabalhando por mudanças que possam tornar a igreja mais viva. O tema do ano aponta para isso. O que é ser igreja viva? Para alguns a resposta seria: “É preciso mudar os hinos, bater palmas, levantar as mãos em louvor, mudar a forma de pregar... Será que isso basta? Creio que não! Primeiramente é preciso mudar nossa mentalidade. Precisamos nos tornar uma comunidade acolhedora onde todos se sintam em casa. Isso não fazemos sozinhos. O Espírito de Deus auxilia. Continuemos reformando a igreja e tornando-a mais viva tendo como princípio a Palavra de Deus.
 


Autor(a): P. Scharles Roberto Beilke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Espírito Santo a Belém / Paróquia: São Sebastião de Belém - Aliança (Santa Maria de Jetibá-ES)
Área: Campanhas / Nível: Tema do Ano
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 14995

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
REDE DE RECURSOS
+
Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br