Tema do Ano da IECLB



Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 3251

Meditação da semana

Viver o batismo: dons a serviço

22/07/2021

                              “Eis que faço novas todas as coisas” - Apocalipse 21.5

O título no início da meditação e o versículo bíblico acima perfazem o Tema e o Lema da IECLB para 2021.  Pelo batismo, como bem nos lembra a pastora presidente da nossa igreja, Pa. Silvia Genz, Deus nos chama para fazer parte do seu povo. O batismo não é um ponto de chegada, ao contrário, é um ponto de partida. Um presente que vai sendo desdobrado e vivenciado. A partir do batismo, desencadeia-se uma vida de fé que se empenha e anseia pela realização definitiva do Reino de Deus.

É importante lembrar que as pessoas pertencem a uma comunidade cristã porque foram batizadas. Portanto, a Igreja nasce do batismo. Sendo assim, não pode haver ação mais importante na vida de uma igreja do que a prática abrangente e responsável do batismo. 

Uma comunidade que batiza suas crianças também é responsável por ajudá-las e dar-lhes condições para viverem seu batismo durante toda a sua vida, para o crescimento na fé, na esperança e no amor.

Na pratica batismal da igreja antiga encontramos relatos que narram como a educação fazia parte do batismo e como o sacramento envolvia toda a pessoa em suas dimensões cognitivas, afetivas e éticas. A pedagogia da igreja antiga visava ajudar cada pessoa a viver sua vida cristã a partir da atuação de um Deus em Jesus Cristo.

Seguindo esses ensinamentos vemos que é fundamental estarmos envolvidos numa vida de fé, cercados por uma comunidade, onde aprendemos diariamente a viver nosso batismo colocando nossos dons a serviço. 

Um dom é um presente para ser colocado a serviço de Deus e das pessoas. Cada pessoa, com seus dons específicos, tem o compromisso com o bem das outras pessoas e da sua comunidade.

Quando Deus diz a João: “Eis que faço novas todas as coisas”, ele próprio se apresenta como autor do novo! A palavra de Deus não é apenas uma palavra, mas um poder capaz de realizar o que diz.

A promessa do novo adquire sua força justamente pelo contraste com a fragilidade da realidade, quando expressa o profundo anseio por algo que, em meio à transitoriedade e vulnerabilidade, oferece segurança e firmeza.

Que possamos viver nosso batismo, servindo com nossos dons!

Oração: Deus de amor. Te agradecemos por nos chamares e vocacionares com dons que podem ser usados a serviço da vida. Como é bom poder compartilhá-los, pois assim fortalecemos o corpo de Cristo. Que a tua bondade e teu amor, que derramaste sobre nós, nos permitam confiar que Tu farás novas e grandes coisas. Queremos pertencer a ti e participar do teu reino. Por Jesus Cristo. Amém.

Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer
Pastora Sinodal – Sínodo Nordeste Gaúcho


Autor(a): Tânia Cristina Weimer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Campanhas / Nível: Tema do Ano
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 63761

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Palavra bem pode existir sem a Igreja, mas a Igreja não existe sem a Palavra.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Deus diz: trabalha, deixa de preocupar-te, eu te vou dar tudo. Depois de Ele o ter dado, aí, sim, deves empenhar o teu cuidado, distribuindo de forma justa o que recebeste, assim que não o guardes para ti, mas que dele possam usufruir a tua família e outros mais.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br