Tema do Ano da IECLB



Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 3251

Mensagem da Presidência para o lançamento do Tema do Ano 2016

Pela graça de Deus, livres para cuidar

29/11/2015

Estimados membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil!

Irmãos e irmãs em Cristo!

Liberdade. Ser livre. Sentir-se livre. Ética. Discernir entre verdade e mentira. Optar pelo bem e rejeitar o mal. Liberdade e ética.

Em 2016, o Tema do Ano da IECLB olhará com cuidado e profundidade estas duas palavras: liberdade e ética. O Tema de 2016 afirma: Pela graça de Deus, livres para cuidar. Este Tema vem acompanhado por três subtemas: A salvação não está à venda. As pessoas não estão à venda. A natureza não está à venda. O Lema bíblico que ilumina o Tema é do profeta Amós 5.14a: Buscai o bem e não o mal.

Pela graça de Deus, livres para cuidar! A salvação, as pessoas e a natureza não estão à venda. Buscai o bem e não o mal!

Dois impulsos estão por trás do Tema 2016. O primeiro provém da Federação Luterana Mundial. A IECLB é membro da Federação, por isso acolhemos o tema escolhido pela FLM para a sua próxima Assembleia, em 2017, e o contextualizamos sob a dimensão do cuidado, marca que vem sendo fortalecida na IECLB ao longo dos últimos anos. O segundo impulso vem da preocupação crescente em relação à ética como esforço diário para discernir o que é certo e para agir de forma responsável.

Buscai o bem e não o mal. A todo instante, a vida nos desafia a discernir entre o útil e o inútil, a optar entre o saudável e o doentio, entre o correto e o incorreto, entre ser corrupto ou ser honesto. Ética, portanto, é tema urgente!

Para o profeta Amós, a prática do mal não só remete ao juízo divino, mas também leva à ruína individual e da sociedade toda.

O Tema do Ano, Pela graça de Deus, livres para cuidar, aponta para o que podemos chamar de cerne da Teologia luterana. Isto é, a graça de Deus, aquilo que Deus fez e faz por nós, por sua absoluta decisão, nos liberta de medo, rancor, mágoa, egoísmo, inveja, entre tantas outras prisões, e nos coloca em condições de discernir e de praticar o bem.

A graça de Deus é o abraço que Ele nos dá diariamente. É esse abraço que nos torna livres e nos move para cuidar do presente da salvação, para cuidar das pessoas, criadas à imagem de Deus, e para cuidar da natureza, obra das suas mãos.

O amor de Deus, que perdoa as nossas faltas e nos liberta de toda a culpa, nos coloca no caminho do discernimento do bem e do seu exercício pelo cuidado pessoal, familiar e do mundo. Assim, se nada nos acusa, já não precisamos viver como pessoas cobradas.

Pela graça de Deus, somos livres para cuidar, por isso afirmamos que A salvação não está à venda. O amor salvador incondicional de Deus, em Cristo, é projeto de Deus para a humanidade. Receber a salvação como dom gratuito de Deus é uma contundente crítica diante das práticas que lidam com o sagrado como um produto de negociação, uma mercadoria. A relação entre nós e Deus está ancorada na fé, na confiança, na gratidão e no compromisso ético com o bem e não o mal.

Pela graça de Deus, somos livres para cuidar, por isso afirmamos que As pessoas não estão à venda. Existe venda de pessoas? Sim! Lamentavelmente. Diversas formas de tráfico de pessoas vêm aumentando, como aquelas ligadas ao trabalho escravo, à prostituição e à venda de órgãos humanos. Cada pessoa é criada à imagem de Deus e deve ser respeitada integralmente. Ao mesmo tempo, é necessário realizar um exercício ético para enfrentar as políticas e práticas que criam pobreza, discriminação, exclusão e tudo que diminui a dignidade humana.

Pela graça de Deus, somos livres para cuidar, por isso afirmamos que A natureza não está à venda. A continuidade da vida humana está vinculada ao futuro da natureza – nossa mãe terra –, que precisa ser respeitada em seu todo e protegida como boa Criação de Deus. Buscando o bem e não o mal, pela ética, podemos desenvolver relacionamentos com respeito, dignidade e utilização sustentável da natureza.

Quem se sabe e se sente pessoa agraciada e cuidada por Deus é livre para cuidar. Quem vive a partir da gratidão, que vem do amor de Cristo, pode afirmar que a salvação, as pessoas e a natureza não estão à venda e, pela prática do bem, trabalhar, viver, testemunhar Jesus Cristo.

Buscai o bem e não o mal! Pela graça de Deus, livres para cuidar!

Pastor Nestor Friedrich
Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil 


Para acessar a página do Tema do Ano 2016, clique aqui!

Para acessar os materiais preparados para a Campanha 2016, clique aqui!

Para acessar o Recurso Litúrgico preparado para a Campanha 2016, clique aqui!

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Em todo o universo, não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Romanos 8.39
REDE DE RECURSOS
+
O amor só é verdadeiro quando também a fé é verdadeira. É o amor que não busca o seu bem, mas o bem do próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br