Tema do Ano da IECLB



Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 3251

Mensagem da Presidência - Tema do Ano 1999

01/02/1999

É tempo de lançar...

1 - É tempo de lançar...

Quais são as primeiras impressões?

Sem dúvida, o tema contém uma dinâmica. Tem a ver com ânimo e ousadia para a missão. Sugere ação, a ação de lançar. Lançar o quê?

Desperta curiosidade. Sempre gostamos de ouvir novidades e ver novos lançamentos, nos meios de comunicação e nas vitrines. Essa curiosidade é um traço humano normal e saudável. É pela curiosidade que vamos aprendendo e descobrindo as coisas.

Em termos de missão, os lugares e as situações em que vivemos são muito diferentes. Justamente por isso a direção da IECLB optou por não completar a frase-tema com um objeto direto. Mas preferiu deixar aos Sínodos a liberdade e responsabilidade de dar ao tema a formulação que melhor corresponde à sua realidade específica.

É convite para avançar na edificação de comunidades participativas.

Com esse tema vamos lançar o quê?

2 – É tempo de lançar a missão urbana

Ao pensarmos num objeto para o verbo lançar, o cartaz já divulgado nos dá algumas pistas. Vemos aí a silhueta de uma metrópole e, abaixo dela, em primeiro plano, uma cruz. Com isso somos lembrados da missão urbana a ser assumida mais significativamente pela IECLB. Também nesse contexto da vida moderna, no mundo das finanças, da tecnologia, da concentração de riqueza e de miséria, inclusive das novas ofertas religiosas, é tempo de lançar o alicerce sobre a rocha (Lucas 6.47-48) e de construir sobre o fundamento que, segundo a confissão luterana, é somente Cristo. Não há salvação em nenhum outro... (Atos 4.12). Como testemunhar esta mensagem, como referencial, na agitação da vida urbana?

A missão urbana precisa ser assumida, mais significativamente pela IECLB

3 – É tempo de lançar as redes

Em outro ângulo do cartaz vemos ondas d'água e uma rede com peixes. São antigos símbolos cristãos. A água do Batismo nos possibilita viver nova vida em Cristo. Desde a Igreja primitiva, os cristãos usam o símbolo do peixe para se identificar, pois suas letras, em grego, representam um código da confissão Jesus Cristo Filho de Deus Salvador. A rede foi instrumento de trabalho dos primeiros seguidores de Jesus. No seu discipulado foram aprendendo o ofício da missão de fazer discípulos e conquistar pessoas para Cristo. Por seu empenho a Igreja foi crescendo. Hoje, para nós, da IECLB, é tempo de lançar as redes, de usarmos nossos dons, recursos e profissões para dar ênfase à missão e ao crescimento da Igreja.

É preciso fazer discípulos e discípulas e conquistar pessoas para Cristo.

4 – É tempo de lançar sementes

Não poderia faltar no cartaz a figura da semente lançada na terra. Jesus mesmo usou esse simbolismo ao contar a parábola do semeador; ao comparar o reino de Deus com um grão de mostarda, que parece insignificante, mas cresce com vigor. Também falou da missão como de uma grande seara madura, para a qual Deus precisa de trabalhadores. Usou a figura da videira e dos ramos. Falou da figueira, dos lírios do campo, da erva daninha, do grão que, morrendo, produz muito fruto. Há também palavras de juízo, de lançar ao fogo toda planta que não produz bom fruto. Lançar sementes hoje pode significar iniciativas, novas frentes de trabalho, cursos, livros que desdobram a mensagem bíblica e nos qualificam para trabalhar na seara de Deus.

Põe a semente na terra não será em vão.
Não te preocupe a colheita, planta para o irmão.

5 - É tempo de lançar novas idéias

Há no cartaz aquele ângulo inferior, do lado direito, sem sugestão específica. É convite para continuar com a reflexão. Vou só dar alguns exemplos. Podemos lembrar atividades esportivas como: lançar bola ao cesto, lançar peso à distância, lançar disco. Para isso é preciso treinar e competir. Na área espiritual as formas de lançar também exigem disciplina, planejamento, perseverança na fé e na oração. A salvação nos é concedida somente pela graça, como dom gratuito de Deus. Mas é preciso bater à sua porta pela oração, ficar unido ao seu povo, manter-se fiel à sua palavra. Assim nossa fé se fortalece, aprendemos a lançar sobre Ele as preocupações e experimentamos seu poder para alcançar vitórias sobre o mal.

Na área espiritual as formas de lançar também exigem disciplina, planejamento, perseverança na fé e oração.

6 – É tempo de lançar a confiança em Deus

Hoje não só é tempo de lançar novidades em ritmo cada vez mais acelerado. No mesmo ritmo se lança fora. Também no âmbito da Igreja e da fé precisamos lançar fora algumas coisas que atrapalham a vida espiritual e a missão. Viver no seguimento a Cristo significa adotar uma nova escala de valores. Paulo descreve essa transformação, por exemplo, dizendo em Filipenses 3: considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus meu Salvador (...) esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo. A que nos convém renunciar para uma vida cristã mais autêntica? É tempo de lançar fora nossos bezerros de ouro, os ídolos que nos impedem de temer e amar a Deus e confiar nele acima de todas as coisas.

É tempo de lançar fora nossos bezerros de ouro, os ídolos que nos impedem de temer e amar a Deus e confiar nele acima de todas as coisas.

7 – É tempo de lançar ética e justiça de Deus

A partir do tema, poderemos descobrir outras formulações. Nos altos e baixos da vida, ora é tempo de lançar-se de joelhos, ora é tempo de lançar-se a novos empreendimentos movidos pela esperança. A propósito, no meio do cartaz vemos uma mão que solta uma pomba para o alto. É figura de liberdade, paz e esperança. Em meio a todo trabalho devemos ter sempre a janela aberta para o céu. Por isso o lema bíblico que acompanha o tema fala da novidade maior, que extrapola e excede a tudo que existe: ... esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça (2 Pedro 3.13). Será que hoje as novidades tecnológicas, de engenharia genética e as maravilhas da comunicação estão nos ajudando a crescer nessa direção, em termos de ética, justiça, preservação e melhoramento das condições de vida?

A pomba é o símbolo da liberdade, da paz e da esperança

8 – É tempo de lançar novos sonhos

É tempo de levantar a voz e dizer que Deus amou este mundo de tal maneira que... não criou o FMI nem chamou nenhuma potência para dominá-lo, mas enviou seu Filho com a mensagem da paz e da alegria para todos os povos e para tudo o que anela viver e florir sob o sol da graça e da misericórdia divina. É preciso parar, sonhar e, com os olhos lavados pela esperança, vislumbrar novos céus e nova terra. O reino de Deus não está só por vir, mas também já se tornou realidade presente e força transformadora com a vinda de Cristo. Importa tirar as conseqüências da fé em Cristo e praticar novas formas de conviver, empenhando-se por paz e justiça. Pois mesmo tendo a janela aberta para a eternidade, não fugimos da nossa responsabilidade para com este mundo. Uma palavra bonita nesse sentido, atribuída a Lutero, diz: Se eu soubesse que amanhã vai terminar o mundo, hoje ainda plantaria um pé de maçã. É tempo de se preparar para a missão que temos como membros e comunidades de confissão luterana no Brasil. Pois temos um novo milênio pela frente. Por causa da esperança por novos céus e nova terra a situação deste mundo não precisa nos abalar. Ela é passível de transformação, que já está em andamento, pelo fermento do novo.

É preciso parar e sonhar e com os olhos lavados pela esperança vislumbrar novos céus e nova terra.

9 – É tempo de lançar nossa fé em Deus

Esta postura tem conseqüências muito concretas para a mensagem e a ação da Igreja. Torna legítima a tarefa secular, política, terapêutica e diaconal da Igreja. Ela está a serviço da missão salvadora de Deus. Cristãos estão a serviço da reconciliação, da paz e da vida. É tempo do grão de mostarda lançar raízes e se tornar planta forte. Em Cristo, Deus veio, vem e virá a nós. O Cristo em que cremos ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre (Hebreus 13.8). Nele, o passado, o presente e o futuro não estão dissociados. O céu beijou a terra. E desde esse beijo, o mundo não permanece o mesmo. Quem experimentou esse beijo criador da vida sabe que está envolvido e amparado pelo amor eterno. É libertado de resignação fatalista, bem como da ansiedade de ter que esgotar tudo o que esta vida pode dar aqui e agora. Quem experimentou este encontro com o novo e o eterno vai sendo transformado em testemunha da esperança, sabendo que a injustiça, a marginalização, a doença são coisas penúltimas e que a última palavra estará com aquele que nos justifica por sua graça. Por isso temos as mãos livres para lidar com as coisas penúltimas, bem sabendo que não podemos dar-lhes qualidade total. Nessa missão precisamos da força e dos dons de todos os membros, dos grupos de ação e de oração. Podemos crer e confiar que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus (Filipenses 1.6).

A Igreja está a serviço da missão salvadora de Deus

10 - É tempo de lançar novidades a partir da boa nova

Se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas (2 Coríntios 5.17).

Rogo que o Espírito Santo sopre fortemente em nossos Sínodos, para que a justiça e a paz se tornem sinais visíveis dos novos céus e da nova terra. Que a esperança tome feições concretas em cada realidade sinodal e comunitária. Para que muita gente possa saborear algo do mistério de Deus que vem morar conosco, com sua glória.

Fraternalmente em Cristo,

Pastor Presidente
Huberto Kirchheim

Que a justiça e a paz se tornem sinais visíveis dos novos céus e da nova terra.
 


Autor(a): Huberto Kirchheim
Âmbito: IECLB
Área: Campanhas / Nível: Tema do Ano / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Vários
ID: 62728

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
REDE DE RECURSOS
+
Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br