Tema do Ano da IECLB



Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 3251

Proposta litúrgica para o Dia de Finados

01/11/2021

 


Proposta litúrgica para o DIA DE FINADOS 2021

 

Material: providenciar tubo com líquido para fazer bolhas de sabão.

 

LITURGIA DE ABERTURA

Prelúdio

 

Acolhida

“ Eis que faço novas todas as coisas.... Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.” Ap 21.3

Neste dia lembramos as pessoas que faleceram. Essa lembrança sempre é dolorosa. Por isso buscamos consolo e esperança. Nos reunimos aqui motivados pela promessa de que Deus faz novas todas as coisas e de que Ele nos presenteará com um novo céu e uma nova terra.

Saudação

L. Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (+). Amém.

Ao trino Deus olhamos com esperança e nEle depositamos a nossa confiança, assim como o salmista no

Salmo 118.5-6, 15-16 

Na minha aflição, eu clamei ao SENHOR; ele me respondeu e me livrou da angústia.

O SENHOR está comigo, e eu não tenho medo; que mal pode alguém me fazer?

Escutem os gritos alegres de vitória no acampamento do povo de Deus: “O poder do SENHOR nos deu a vitória. Com o seu poder ele fez grandes coisas. O poder do SENHOR nos deu a vitória. ”

HINO

Livro de Canto da IECLB 130 – Para os montes olharei

ORAÇÃO DO DIA

Oremos: Amado Deus, reunidos neste dia, queremos trazer à memória as pessoas queridas que já não estão e não podem estar conosco. Sentimos sua falta. A dor da saudade e da perda é grande.   Que tua palavra seja água fresca que ameniza o sofrimento e que renova em nós a fé e a esperança na ressurreição. Consola-nos e fortalece-nos na esperança de que tu fazes novas todas as coisas. Por Jesus, nosso Senhor. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS

(Texto para a prédica:) Apocalipse 21. 1-7

Evangelho: Marcos 5.21-24.35-43


HINO

Livro de Canto da IECLB 329 - Mais perto quero estar, meu Deus de ti

 

PREGAÇÃO - Apocalipse 21, 1-7

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês. Amém. 

João, o autor do texto de Apocalipse, descreve  o que Deus lhe através de visões. Embora revelem o futuro, o que ele compartilha tem tudo a ver com situações que ele experimento em sua vida cotidiana.

Eu trouxe aqui um símbolo que nos quer ajudar na nossa reflexão.

(Quando o ambiente o permite, o P. ou Pa. sopra, antes de cada ponto, algumas bolhas de sabão no ambiente da igreja e deixa um tempo para a observação).

(Soprar) Assim como o meu sopro deu vida a estas bolhas de sabão, do mesmo modo Deus soprou o fôlego da vida no autor do texto bíblico e em cada um/a de nós. Mas assim como a bolha de sabão estoura. Também nós temos o tempo de viver e tempo de morrer. Tempo de alegria e tempo de dor.

(Soprar) As bolhas de sabão são carregadas pelo ar, pelo vento. Muitas vezes nós também somos carregados para onde nós não queremos ir; para situações de dor, de separação, de saudade de morte. 

João experimenta em sua própria pele a dor e sofrimento. Ele lembra que neste mundo fazem parte o sofrimento, a morte, as dores as lágrimas. O avanço da ciência e das condições de vida em geral não consegue modificar isso. Mas, em sua visão, João consegue ver que Deus fará um novo céu e um novo mundo no qual não haverá mais doença, luto, sofrimento, limitações, medo. 

(Soprar e tentar pegar as bolhas) As bolhas de sabão estouram quando as queremos pegar.  Do mesmo modo, nós não conseguimos segurar em nossas mãos a vida, as pessoas, o tempo. Tudo é presente que Deus nos confia por um tempo determinado.

(Soprar) Achamos uma pena quando as bolhas começam a estourar, uma após a outra. Assim também acontece na vida.  É muito triste quando sofremos perdas, quando uma pessoa querida do nosso meio falece!

Mas conforme diz o texto de apocalipse, Deus mesmo vai enxugar dos olhos as lágrimas de quem chorou. No novo céu e na nova terra, não haverá mais nem luto nem pranto nem dor. E a morte já não existirá.

Deus fara novas todas as coisas. Uma profunda alegria irá envolver as pessoas.

Esta mensagem traz consolo e esperança. Principalmente hoje quando lamentamos a morte de nossos entes queridos. 

Podemos ler o testemunho de João e ver através de seus olhos que o poder de Deus é maior. Ele é o alfa e o ômega, o início e o fim. Ele pode fazer novas todas as coisas.  Deus é bom e confiável.

(Soprar) As cores das bolhas de sabão ficam ainda mais bonitas quando tem sol. O sol lembra Deus. O sol lembra que em Jesus Cristo Deus nos tira da escuridão da morte para a luz da vida. Haverá luz e fonte de água viva.

Ele está acima do mal deste mundo. E seu reinado de paz e de graça será realidade. Eis que faço novas todas as coisas... Isto é consolador.

Que esta seja a nossa esperança. Estejamos sempre vigilantes e preparados para quando nosso tempo chegar.

(Soprar) Lembremo-nos que nossa vida é presente que Deus nos confia por um tempo determinado.

E quando o tempo estourar como uma bolha de sabão, não nos desesperemos. Pois em Cristo, Deus faz novas todas as coisas. Mesmo em meio a transitoriedade e vulnerabilidade da vida neste mundo, Deus em Cristo Jesus nos oferece segurança e firmeza. A vida conquistada por Cristo com sua morte e ressurreição é que irão prevalecer!

Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá eternamente (Jo 11.23s).

Esta é nossa esperança. Sigamos confiantes.  E vivamos o batismo colocando nossos dons a serviço.  Colocando-nos ao lado dos que sofrem.  E, lembrando sempre que mesmo que nossa vida é frágil como a bolha de sabão, Deus está conosco. Ele é nossa força, nossa luz e nossa salvação. Pois ele faz novas todas as coisas. Amém

CREDO APOSTÓLICO

Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu filho unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro dia, subiu ao céu e está sentado à direita de Deus Pai, Todo-Poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.

HINO

Livro de Canto da IECLB 610 - Senhor porque me guarda a tua mão

RECORDAÇÃO/MEMÓRIA

Diante de Deus, recordamos as pessoas que faleceram neste último ano, de novembro de 2020 a novembro de 2021.

Recordamos (...)

(Dizer o nome de cada pessoa falecida, idade e data de falecimento)

Fazer um tempo de silêncio.

Oração Geral da Igreja e Pai Nosso

Ó Deus, tu que fazes novas todas as coisas. Oramos por cada pessoa falecida. Agradecemos pela vida e por toda boa obra por elas manifestada. Confiamos que elas descansam em tua presença, ó Deus, aguardando o dia da ressurreição.

Sim, em Cristo Jesus tu nos dás a esperança da vida eterna. Graças damos por isso. Pela fé nos permites enxergar para além da realidade da morte e da dor. Pela fé nos dás a água da vida eterna. Fortalece em nós essa fé. E encoraja-nos sermos instrumentos do teu amor e do teu perdão e a lutarmos sempre pela vida neste mundo, já que a vida eterna tu já nos ofereces por dádiva. E oramos …

Pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu. O Pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos os nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

HINO

Livro de Canto da IECLB 604 – Guia-nos, Jesus

LITURGIA DE DESPEDIDA

 BÊNÇÃO

“Deus caminhe à tua frente, quando não sabes o caminho;

Deus esteja ao teu lado quando estiveres inseguro;

Deus esteja sobre ti quando precisares de proteção;

Deus esteja contigo quando estiveres com medo.

Deus te envolva como se fosse um manto para te cobrir e aquecer.” Amém. 

ENVIO

“ Eis que faço novas todas as coisas.... Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.” Nessa confiança e esperança, vão em paz e sirvam a Deus com alegria.   


  Proposta de liturgia e prédica elaborada Pa. Marli Seibert Hellwig

Paroquia Evangélica de Confissão Luterana na Barra do Rio Cerro

Sínodo Norte Catarinense

 

 

 

 

 


Autor(a): Marli Seibert Hellwig
Âmbito: IECLB
Área: Campanhas / Nível: Tema do Ano
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 64818

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor guardará você. Ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre.
Salmo 121.5 e 8
REDE DE RECURSOS
+
Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem o meu guia.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br