Tema do Ano da IECLB



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Subsídio Litúrgico: Culto do Tema do Ano 2018

27/11/2017

Tema do Ano 2018
Oferta Primeiro Domingo de Advento 2017
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SUBSÍDIO LITÚRGICO:
CULTO DO TEMA DO ANO 2018

Cat. Dra. Erli Mansk

Observação: Esta liturgia não precisa necessariamente ser utilizada na íntegra. Molde a liturgia do culto tendo este subsídio como um recurso disponível.

Ambiente

Coloque uma mesinha, num lugar de destaque, à frente da comunidade, com objetos simbólicos, representando as três ordens da criação:

Igreja – uma Bíblia fechada, com a capa visível para a comunidade, e uma cruz pequena;

Economia – uma carteira, de pé, para fi car mais visível com um cartão de crédito, um pão e uma garrafa de suco de uva (o pão e o suco poderão ser utilizados na liturgia da Ceia);

Política – um exemplar da Constituição brasileira (se não tiver, pegue um livro qualquer e faça uma capa provisória, escrevendo sobre ele o título “Constituição brasileira”) e um título eleitoral. Arrume o exemplar da Constituição de modo que fique de pé com a página visível para a comunidade.

 

LITURGIA DE ENTRADA

Acolhida

A primeira palavra de uma acolhida, num culto, é de Deus. Inicie este culto com as seguintes palavras: “Eu sou o SENHOR, teu Deus. Assim Deus falou através de Moisés ao povo hebreu, depois de sair da escravidão do Egito. Neste ano, esta afi rmação – Eu sou o SENHOR, teu Deus – é o Lema da IECLB. Como ao povo hebreu, Deus está dizendo a nós, em 2018: Eu sou o SENHOR, teu Deus. Em meio a nossas dúvidas e nossos medos, faz bem ouvir que o SENHOR é nosso Deus!”

Em seguida, dê as boas-vindas à comunidade. Informe a temática do culto, apontando para o cartaz do Tema do Ano. Mostre os objetos simbólicos que estão na mesinha, dizendo que eles expressam as três palavras do Tema do Ano, sem, contudo, explicar cada símbolo.

Hino de chegada

Saudação

Use a saudação apostólica ou o voto inicial ou outra fórmula que expresse que este culto se realiza em nome e na presença do trino Deus.

Confissão de pecados

Faça a confissão de pecados a partir da mesinha com os símbolos. Segure, a cada vez, um símbolo, mostrando-o para a comunidade e convidando-a a refletir sobre a situação de pecado em que vivemos, considerando os três âmbitos da nossa vida:

Igreja (segurar os símbolos referentes à Igreja ou solicitar que alguém da comunidade o faça).

Do reformador Martim Lutero aprendemos que Deus dirige a sua Palavra ao ser humano e espera dele uma resposta de gratidão. Para esta finalidade, Deus institui a Igreja. O pecado humano, porém, nos faz desviar-nos daquilo que Deus espera de nós. De que maneira este pecado se manifesta em nosso meio e em nosso agir? Convide para uma confissão silenciosa.

Economia (segurar os símbolos referentes à Economia). Convide para refletir:

- Do reformador Martim Lutero aprendemos que a Economia foi instituída como a boa ordem de Deus para proporcionar o sustento da vida. O pecado humano, porém, transformou a Economia em um meio de exploração do ser humano, assim como das fontes de sustentação da vida, a natureza. De que maneira este pecado se manifesta em nosso meio e em nosso agir? Convide para uma confissão silenciosa.

Política (segurar os símbolos referentes à Política).

- Do reformador Martim Lutero aprendemos que a Política foi instituída como uma boa ordem de Deus necessária para proteger a vida de cada pessoa. O pecado humano também fez da Política um meio de enriquecimento ilícito e corrupção. De que maneira este pecado se manifesta em nosso meio e em nosso agir? Convide para uma confissão silenciosa.

Anúncio da graça

Lemos no Salmo 25.11: “por causa do teu nome, Senhor, perdoa-me graciosamente o meu pecado”. Em sua reflexão sobre este Salmo, Lutero diz que toda pessoa cristã que quiser se confessar deve depositar toda a sua confiança na promessa sobremodo misericordiosa de Deus e deve crer firmemente que o todo-poderoso Deus perdoará misericordiosamente o seu pecado (cf. OS 1, 234).

Pela graça de Deus, e não por nossos méritos, alcançamos o perdão e somos capazes de crer e confiar em Deus acima de todas as coisas (conforme o Primeiro Mandamento).

Hino

Gloria in excelsis

Lembre como Maria, no Magnificat (Lucas 1.46-55), louva e canta a sua alegria por aquilo que Deus faz: “levanta a sua mão poderosa e derrota os orgulhosos, com todos os planos deles. Derruba dos seus tronos reis poderosos e põe os humildes em altas posições. Dá fartura aos que têm fome e manda os ricos embora de mãos vazias” (vv. 51-53).

Canto

Gloria

Oração do Dia

(Encerre a Liturgia de Abertura com a Oração do Dia, fazendo referência ao tema do culto e preparando a comunidade para receber a Palavra de Deus, através das leituras bíblicas e da pregação.)

 

LITURGIA DA PALAVRA

Antigo Testamento

Êxodo 20.1-6

Canto intermediário

Evangelho

Lucas 1.46-55

Pregação

Como subsídio para a prédica, veja o texto-base do Tema do Ano. Se possível, utilize os objetos que estão na mesinha como elementos simbólicos para a pregação.

Confissão de fé

Oração Geral da Igreja

Lembre as áreas que caracterizam esta oração:

- Pelas responsabilidades da Igreja, por seus ministros e suas ministras, pelo apoio e empenho dos presbitérios, para que a palavra anunciada não perca a função de comunicar a vontade de Deus, motivando-nos para a resposta que Deus espera de nós.

- Pelas necessidades do país e do mundo e pelo compromisso das autoridades no âmbito da política, a fim de que sejam instrumentos de Deus para o bem-estar da humanidade;

- Pelas pessoas que sofrem qualquer tipo de provação ou necessidade.

 

LITURGIA DA CEIA

Preparo da mesa e Oração preparatória

Utilize, para a Ceia, o pão e o suco que estão na mesinha, lembrando que Deus vem a nós e faz uso dos alimentos das nossas mesas (elementos da nossa Economia!) para nos proporcionar comunhão, tornando-os dádivas de sua salvação.

Oração Eucarística

Prefácio

Dar graças a Deus porque podemos confiar nele inteiramente, de todo o coração, e esperar dele todo bem e nele nos refugiar em toda aflição e necessidade.

Anamnese

Lembrar que, em Jesus, Deus nos permite conhecer quem Ele verdadeiramente é: o Deus caracterizado por Maria, no Magnificat (Lucas 1.47ss.), um Deus que se lembra de sua humilde serva, faz grandes coisas (vv. 48-49), mostra a sua bondade a todas as pessoas que o temem (v. 50). Seu nome é santo (v. 49).

Narrativa da instituição

Epiclese: lembrar que a comunhão do Corpo de Cristo também se expressa em elementos da boa Economia criada e desejada por Deus e acontece pela ação do Espírito Santo que age em nós e entre nós.

Mementos

lembrar que Deus nos reúne em torno da grande mesa do banquete celestial para a festa do reino, com todas as pessoas que creram e confiaram nele acima de todas as coisas (1º Mandamento).

Doxologia de encerramento

Encerrar a oração com um grande louvor ao trino Deus que nos reúne na mesa da comunhão e nos dá o pão e a bebida da salvação em Cristo Jesus.

Gesto da paz

Na Economia do Jardim do Éden, filhos e filhas de Deus viveram a paz. Pela Sua Palavra, Deus não cansa de nos anunciar a sua paz e quer nos ver vivendo em paz. Para viver a paz, é decisivo saber que Deus nos perdoa e que nós podemos nos perdoar e viver a reconciliação com Deus e entre nós. Nesta fé, convide para a oração do Filho amado: Pai Nosso!

Fração

Hino

Cordeiro de Deus

Comunhão

Oração pós-comunhão

Dar graças a Deus por tudo o que acontece na mesa da comunhão por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.

 

LITURGIA DE DESPEDIDA

Avisos

Bênção

Como introdução à bênção, utilize o hino A paz nos queiras conceder ou a Bênção do caminhar

Encerre com a bênção aarônica.

Envio

Poslúdio


As ofertas do 1º Domingo de Advento são destinadas para a Obra Gustavo Adolfo (OGA).

Veja o texto de motivação.


Autor(a): Erli Mansk
Âmbito: IECLB
Área: Campanhas / Nível: Tema do Ano
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 44940

AÇÃO CONJUNTA
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fe pecc

A Palavra de Deus é a relíquia das relíquias, a única, na verdade, que nós cristãos reconhecemos e temos.
Martim Lutero
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Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
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