Igreja Evangélica Luterana de São Paulo - União Paroquial (UPSP)


Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418
ID: 2429

Deus sempre nos perdoa e não tem dificuldade com isso! - P. Klaus Dieter Wirth - 19 de julho de 2021

Oração em tempo de coronavírus

18/07/2021

Querida irmã, querido irmão em Cristo

Que a Graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o enorme amor de Deus, o Pai, e a sempre presente comunhão do Espírito Santo seja com você e todos os seus familiares.

Quero convidar você para participar da oração do dia, hoje sob a minha responsabilidade: Klaus, pastor aqui na Paróquia Leste da Grande São Paulo.

Desejo compartilhar os dois versículos bíblicos que constam nas Senhas Diárias. Senhas Diárias é um livrinho que temos na Igreja Luterana que nos auxilia a pelo menos lermos dois versículos bíblicos por dia. É muito pouco, não é verdade?!? Mas acredito que quando a gente faz isso, nós acabamos permitindo que a Palavra de Deus faça a diferença no nosso dia, seja quando a gente faz a leitura de manhã cedo ou ao final do dia. A Palavra de Deus sempre tem algo importante a nos dizer.

Olha que coisa mais linda o tema de hoje: “Perdão”. Sim, nós somos seres que sempre de novo insistem em cair no pecado, em fazer coisas erradas, em pensar coisas erradas, em deixar de fazer coisas certas. A Bíblia chama tudo isso de pecado. Pecado é qualquer situação que erramos o alvo. Existem vários alvos na nossa vida. Não quero dizer que um seja mais importante do que o outro, mas, por exemplo, um alvo é Deus na nossa vida e quando erramos este alvo e deixamos Deus de lado, estamos pecando. Outro alvo na nossa vida é a pessoa que Deus coloca na nossa vida, ou melhor, as pessoas, no plural, nosso próximo. Quando a gente não consegue perceber o nosso próximo e as necessidades dele, então nós estamos pecando. Às vezes a gente percebe a necessidade e não faz nada: estamos pecando. E também, muitas vezes, passam por nossa cabeça, nossa mente, nossos pensamentos coisas que não deveriam, coisas que jamais verbalizaríamos (colocaríamos em palavras) e quando a gente permite que esses pensamentos continuem em nossa cabeça, estamos errando o alvo. Sim, estamos pecando.

Muito bem! Você já percebeu que você, assim como eu, é um grande pecador. E aí vem os versículos bíblicos para o dia de hoje que dizem: “Feliz a pessoa cuja as maldades Deus perdoa e cujo os pecados Ele apaga”. Ele passa uma borracha. Eu gosto de dizer que quando alguém faz uma coisa errada na nossa vida o que a gente faz? A gente pega um papel, pega um lápis e aponta o lápis para ele ficar bem pontudo e escreve com toda a força naquele papel e aí quando a gente vai tentar passar a borracha, a gente até tira o grafite do lápis, não é verdade, mas continua no papel marcado aquilo que a gente escreveu, com tanta raiva e com tanta força. Deus, sim, anota nossos pecados. Ele pega um papel e um lápis (com a ponta bem redondinha) e bem levezinho Ele vai anotando aquilo que fazemos de errado. E aí Ele nos escuta em oração, clamando a Ele que nos perdoe. Ele, então, pega a borracha apaga e não dá para ver nada, nada! Nada daquilo que foi anotado. É lógico... não é bem assim que funciona, mas é para você entender a diferença entre como nós anotamos na nossa vida as coisas erradas que as outras pessoas fazem e como Deus anota os nossos erros. E aí vem do Novo Testamento palavras do apóstolo Paulo, porque que Deus anota daquele jeito. Aqui está a resposta: Colossenses 1.14 diz: “É Jesus Cristo quem nos liberta, e é por meio dEle que os nossos pecados são perdoados”. Simplesmente porque Jesus morreu na cruz por causa dos seus e dos meus pecados e em favor dos seus e dos meus pecados. E por causa disso, ali, nessa atitude, nessa ação da morte e ressurreição vemos, por traz disso, que há muito amor divino. Amor divino que a gente não consegue nem conceber na nossa mente. E por isso que eu disse o amor de Deus é tão grande que Ele anota de um jeitinho que dá para apagar e não dá para ver mais nada.

Que a gente possa ter certeza desse perdão ilimitado que Deus, em Jesus Cristo, nos concede a cada dia.

E aí eu escolhi uma música do nosso Livro de Canto. É o numero 38: “Se na maior angústia”. O autor é um pastor Luterano e também era professor na Universidade de Wittenberg na Alemanha. O nome dele era Paul Eber e ele viveu entre 1511-1569. Em outras palavras, meio que no tempo de Lutero, e a melodia é de um musicista reformador Presbiteriano Louis Bourgeois. Ele também viveu entre 1510-1561. Diz a letra o seguinte: 

Se na maior angústia e cruz nós não podemos ver a luz, se não há quem estenda a mão e dê conforto ao coração, então chegamos, Deus, Senhor, a ti, com toda a nossa dor. De profundeza e escuridão em ti buscamos redenção. Pois a palavra de Jesus, o sangue que verteu na cruz, concede indulto, remissão e sempiterna salvação. Buscamos, pois, refúgio em ti, na dor que nos aflige aqui. Em abandono, em aflição, ampara-nos com tua mão. Nosso pecado pesa em nós. Ó Cristo, não nos deixes sós! Liberta-nos de todo o mal, por tua graça perenal! Que assim possamos, com fervor, graças render a ti, Senhor, findando a peregrinação em obediência e submissão.

Eu desejo a você abençoada segunda-feira, uma abençoada semana, e amanha você pode ouvir por parte de uma outra ou um outro colega do Sínodo Sudeste a Oração do Dia.

Um beijo no seu coração e não deixe de ouvir a Oração do Dia de amanhã e de toda a semana. 

MÍDIATECA
Quando Deus parece estar mais distante, mais perto de nós Ele se encontra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br