Igreja Evangélica Luterana de São Paulo - União Paroquial (UPSP)


Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418
ID: 2429

Efatá! (Abra-se) - Marcos 7.34 - P. Ernani Ropke - 26 de agosto de 2021

Oração em tempo de coronavírus

26/08/2021

“Então erguendo os olhos ao céu, [Jesus] suspirou e disse: - Efatá! – que quer dizer: “Abra-se!”

Que o Espírito Santo ilumine o falar e ouvir nesse momento de oração.

Hoje é o dia Mundial de Oração pela Diaconia. Você sabe o que é Diaconia? Diaconia é o serviço que socorre as pessoas em suas necessidades concretas. A Igreja cristã recebe a missão de servir de Jesus Cristo. Todo viver de Jesus foi doação. Por ele nos servir com o seu amor salvador, também nos dispomos a servir. E para esse servir, Jesus nos convida a erguer os olhos para o céu. No erguer os olhos para o céu, para Deus, é que acontece o verdadeiro servir. Quando trouxeram um surdo e gago para Jesus impor-lhe as mãos e curá-lo, Jesus realiza o seguinte gesto conforme Marcos 7.34:

“Então erguendo os olhos ao céu, [Jesus] suspirou e disse: - Efatá! – que quer dizer: “Abra-se!”

O olhar para o céu costuma ser visto muitas vezes como um sinal de impotência, isto é, não sei mais o que fazer. Só me resta orar a Deus. Só Deus para me ajudar.

Porém, aqui quem realiza esse gesto é o Filho de Deus. Não é alguém impotente. O que Jesus procura nos dizer com este gesto? Jesus revela aqui para o surdo e gago toda a sua relação de confiança com Deus. Jesus confia que Deus abrirá o céu para essa pessoa surda e gaga, isto é, que Deus abrirá os seus ouvidos e destravará a sua língua para que possa falar de si, ser ela mesma, ser, sobretudo, como Deus a criou. Por isso Jesus diz em oração a Deus: “Efatá, que quer dizer: Abra-se! Abra-se para o amor de Deus. Abra-se para a vida que Deus lhe dá. Abra-se e confie que tu és um filho e uma filha querido e amado por Deus. Abra-se e seja quem tu és. Não se deixe emudecer pelos traumas e nem pelos preconceitos e discriminações das pessoas a sua volta.

O erguer os olhos para o céu de Jesus fez os ouvidos se abrirem e a língua desse surdo e gago destravar. Jesus também nos diz: Quando não conseguires mais ouvir, quando a sua língua travar, erga os olhos para o céu, isto é, abra-se para o amor de Deus revelado por intermédio de mim. Abra-se diariamente para esse amor que cura da mudez, do travar da língua. Abra-se para esse amor que também não nos deixa surdos e mudos as dores, aos sofrimentos e as injustiças que estão a nossa volta. Abra-se para esse amor que diz não a tudo que violenta e faz as pessoas emudecer. Abra-se para esse amor que nos faz sensíveis, que nos faz servir com um ouvido aberto, atencioso, amoroso. Abra-se para esse amor que nos faz inclusivos, que nos faz ver cada pessoa como uma criação a imagem e semelhança de Deus. Amém.

Como oração e bênção segue o hino “Abre nossos olhos” cantado pelo musicista Fabio.

Um abraço e até a próxima...

1. Abre nossos olhos para ver o irmão;*
dá, Senhor, ouvidos que dão atenção!

2. Mãos que aprenderam dores a aliviar,
pés que não hesitam na hora de ajudar!

3. Corações que sabem repartir a dor,
partilhar prazeres, propagar louvor!

4. Lábios que, contentes, abrem-se a cantar,
convidando todos para se alegrar!

5. Pelos dons que deste: Graças, ó Senhor!
Pois os recebemos por teu grande amor.

6. Nada nos pertence; tudo Deus quer dar:
Quer por nós em Cristo o mundo abençoar.

MÍDIATECA
O verdadeiro cristão não vive na terra para si próprio, mas para o próximo e lhe serve.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br