Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

A poda sem dó, sem piedade

24/08/2021

Nós estamos na época de podar as árvores frutíferas. Participando de uma palestra da EPAGRI, aprendi que, para produzir mais frutas, eu tenho que podar a árvore frutífera sem dó, sem piedade. Cortar os galhos que cresceram em excesso. Pois, a árvore que tem muitos galhos, investe a sua força mais nos galhos e deixa de dar energia e força aos frutos. Por isso a qualidade dos frutos acaba sendo inferior e menos saborosos.

Jesus, ao contar a parábola da videira e dos ramos, quer nos ensinar que, assim como a videira precisa ser podada para produzir frutos melhores, assim nós também precisamos ser podados, por causa das maldades que crescem em nossos corações e mentes. Se não deixarmo-nos podar, as maldades nos afastam de Deus e não vamos produzir bons frutos, que o Pai espera de nós!

Nós que somos pecadores, também produzimos muitos “galhos”, ou seja, temos dentro de nós, pensamentos e sentimentos que nos desviam do Deus vivo, como: o orgulho, o egoísmo, a autosuficiência, a raiva, a amargura, o ódio, a inveja, o ciúme, a ganância, o desamor... E Deus, através da Sua Palavra, através dos mandamentos ou mesmo através dos amigos e irmãos na fé, nos “podam”, chamando a atenção, ao reconhecimento e arrependimento!

Ao podar uma árvore frutífera, no corte, geralmente sai uma seiva, parecida com lágrima. Daí se diz: a árvore chora pela perda de seus galhos. O choro do arrependimento causa tristeza e lágrimas. Como diz o Ap. Paulo na sua 2ª carta aos Coríntios 7.10: “A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo, produz morte”.

Resumindo: A poda pode causar dor e lágrimas, porém, ela é necessária para que a produção de frutos seja melhor. Que você e eu tenhamos sempre essa disposição de deixar-nos podar pela palavra de Deus ou pela repreensão dos amigos ou irmãos na fé, para que a nossa vida também produza os bons frutos, conforme Gálatas 5.22: “Amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio”!
 


Autor(a): Pastor Udo Schenkel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 15 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 2
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 64095
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ó Senhor Deus, não há ninguém igual a ti. Tu és grande e o teu nome é poderoso.
Jeremias 10.6
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br