Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

Chegada do Advento

30/11/2021

Convido você para refletir comigo sobre a chegada do Advento. Sim, por incrível que pareça estamos na época do Advento.

A sensação é de que ainda há muito por fazer, mas gostaria de convidá-los/as a refletir sobre o que este tempo do calendário litúrgico nos motiva a vivenciar.

Justamente em meio a toda correria de final de ano é chegado o tempo de parar, refletir, desacelerar…Avaliar tudo o que vivemos neste ano, o que perdemos, o que nos afetou, o que vamos planejar e como vamos esperançar.

Esta época de forma especial para mim vem marcada com muitos símbolos e cheiros. Me recordo da minha infância na casa da vovó, tinha a semana da limpeza da casa e do pátio, de fazer bolachas, preparar coroa de advento, ensaiar na igreja para a apresentação de Natal. E este ano queremos vivenciar isso com mais intensidade com todos os seus cheiros, encontros e preparativos.

Renovar a fé em Jesus Cristo é o convite que faço a ti. A boa nova do Reino de Deus anunciada em Belém é também anunciada a cada qual de nós, para que possamos seguir a luz que é Cristo e nos encontrar em constante caminho da paz e da justiça. Mas até que isto não seja plena realidade entre nós, somos todos/as chamados/as a servir a Deus e as pessoas como instrumentos na seara do Senhor.

Este amor só se torna concreto e real quando é vivenciado e praticado entre nós. Somos comunidades em ação, a caminho, em constante aprendizado de gratidão a Deus.

A Bíblia não se cansa de nos falar e de nos mostrar sobre a bondade de Deus. O Salmo 103, por exemplo, insiste em nos ajudar a enxergar a bondade de Deus quando diz: Deus perdoa os meus pecados, cura todas as minhas doenças, me salva da morte, me abençoa com amor e bondade, enche a minha vida com muitas coisas boas, me trata com justiça, garante os meus direitos; ele é bondoso, amoroso e misericordioso, não nos castiga como merecemos, mas trata-nos com amor e carinho.

Que pena que não enxergamos isto muitas vezes!

Estes sinais visíveis querem nos ajudar a enxergar a bondade de Deus. “Senhor, mostra-nos a tua bondade!”. Sim, nós vamos poder enxergar a bondade de Deus nos gestos de solidariedade e de amor entre as pessoas; nas pessoas que se encontram, se visitam, se perdoam, se abraçam e se ajudam.

A segunda parte do versículo bíblico do Salmo 85.7 é mais um pedido a Deus: “Senhor, dá-nos a tua salvação!”. Isto quer dizer: a salvação não é uma conquista nossa, mas é dádiva de Deus a nós. É presente de Deus. Deus nos dá a salvação sem que a mereçamos. Foi Deus quem nos procurou, nos achou, nos abraçou e nos aceitou. Ninguém alcança a salvação por méritos próprios. A salvação nos é dada por graça e por amor. Este é o cerne da doutrina cristã que nós, luteranos e luteranas, acolhemos em nosso coração, especialmente neste tempo de advento e natal. Deus nos dá a salvação. E nós, por fé e com gratidão, acolhemos esta dádiva.

Qual a nossa resposta a Deus que nos presenteia com amor e bondade? Respondemos a Deus com gratidão, com fé e com compromisso? Ao mesmo tempo em que recebemos, também queremos partilhar uns aos outros com amor, com perdão, com alegria e com paz.

Que este tempo de Advento nos seja precioso em gesto de arrependimento, perdão e de aguardar a espera em Jesus na esperança mediante a fé.

Abençoado tempo de Advento.
 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ninguém pode louvar a Deus a não ser que o ame.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Fale em favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.
Provérbios 31.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br