Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

Deus nos ama, por isso amamos!

Edificação de comunidade

19/06/2020

Deus nos ama, por isso amamos!

Vendo Ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor”. Mateus 9.36

No cenário mais amplo do texto do Evangelho de Mateus 9.35-38 temos: pessoas aflitas, abandonadas, desamparadas, ovelhas sem pastor... pessoas sem ter quem as cuidasse. Jesus tem compaixão delas, então acontece: anúncio da boa nova, ensino, cura das enfermidades... No texto também acontece chamado e envio. Podemos pensar até que era algo somente para os discípulos. No entanto é para todas as pessoas que confessam sua fé em Jesus Cristo. Pois Ele olha para nós, se compadece, age graciosamente em nosso favor e nos envia...

As pessoas seguidoras de Jesus são as enviadas para a seara, para agir no mundo, anunciar a boa nova, viver a compaixão, edificar Comunidade. A Comunidade é o lugar onde a obra de Jesus continua...

A compaixão de Jesus é o ponto de partida para a ação... A partir da compaixão é que se edifica a Comunidade, se vive o reino de amor e justiça.

Por que sentimos tanta falta dos encontros presenciais em nossas Comunidades?

Porque ali nos olhamos, nos enxergamos – não apenas assistimos, temos uma convivência de proximidade, em que podemos conversar, se conhecer, exercitar empatia, se visitar, se ajudar e estender esta ajuda as demais pessoas que carecem de cuidado e amparo. Em comunidade fortalecemos o pertencimento (e não a posse) e também o comprometimento mútuos...

Quando a Comunidade é edificada a partir da compaixão, ela serve. Pessoas cristãs olham para as que estão desamparadas, perdidas, angustiadas, em sofrimento, com o mesmo olhar de compaixão que Jesus as olhou e se aproximou, amou, ensinou, curou, restaurou, serviu...

É no serviço em amor, no agir diaconal da Comunidade, que a transformação de vidas acontece, pois é nossa resposta ao agir de compaixão que Deus, em Jesus Cristo, teve por nós... É na Diaconia que a missão de Deus se concretiza, nós somos parte dela. Afinal, Deus nos ama, por isso amamos!

É o amor que possibilitará que nos reencontremos em nossa vida comunitária e assim nos fortalecermos para, com amor, compaixão e empatia, darmos continuidade a obra de Jesus Cristo no mundo...

Como pessoas que estão sob o olhar de compaixão de Jesus, temos seu Ministério como inspirador, como modelo para assumirmos o envio que Ele nos fez.

Pastor Marcos Aurélio de Oliveira.
Paróquia de Chapecó
 


Autor(a): Pastor Marcos Aurélio de Oliveira
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 9 / Versículo Inicial: 35 / Versículo Final: 38
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 57295

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br