Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

Domingo de Ramos

02/04/2020

Domingo de Ramos e Reino de Deus

“Digam ao povo de Jerusalém: Agora o seu rei está chegando. Ele é humilde e está montado num jumento e num jumentinho, filho de jumenta.” Então os discípulos foram e fizeram o que Jesus havia mandado. Levaram a jumenta e o jumentinho, jogaram as suas capas sobre eles, e Jesus montou. Da grande multidão que ia com eles, alguns estendiam as suas capas no chão, e outros espalhavam no chão ramos que tinham cortado das árvores. Tanto os que iam na frente como os que vinham atrás começaram a gritar: Hosana ao Filho de Davi! Que Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor! Hosana a Deus nas alturas do céu!” (Mateus 21.5-9)

Estamos no Domingo de Ramos. Lembramos a entrada de Jesus como rei em Jerusalém. Um rei diferente, um rei humilde que não entra montado em um cavalo, mas em um burrico. Entra como rei no reino de Deus! Sua entrada é humilde, triunfante para Deus e seu Reino. O profeta Zacarias anunciou: “Alegre-se muito, povo de Sião! Moradores de Jerusalém, cantem de alegria, pois o seu rei está chegando. Ele vem triunfante e vitorioso; mas é humilde e está montado num jumento, num jumentinho, filho de jumenta” (Zc 9.9). A multidão estendeu ramos e vestes no caminho.

Os ramos de palmeira eram símbolos de triunfo e vitória na tradição judaica e aparecem em outros lugares da Bíblia. Por causa disto, a cena do povo recebendo Jesus com as palmas e cobrindo seu caminho com elas e com suas vestes se torna simbólica e importante. A entrada de Jesus em Jerusalém é tão importante que é contada pelos quatro Evangelhos. Por isso, lembramos a cada ano.
São discípulos que preparam o jumento para Jesus montar. A multidão clama hosana, votos de bênção de Deus. Hosana significa salve, salve. Gente que clama deve ter visto, percebido, ter tido fé na verdadeira salvação que vem de Jesus Cristo que enfrentaria toda dor da crucificação (filmes que nunca consegui assistir pela crueldade que aconteceu). Dor que deve sentir por todas as pessoas maltratadas, oprimidas, machucadas, desprezadas. Amor, paixão que sentiu/sente por todas as pessoas que creem nele, na pureza da fé que liberta, consola, cura.

Como dar graças a tanto amor, bondade? Como agir como se estendêssemos ramos e vestes para Jesus passar ou ir a nossa frente indicando o caminho?

Sugestões: - viver verdade, justiça, saúde, perdão, bondade; fazer o bem; ser contra tortura, ser a favor: do direito de educação gratuita em todos os níveis, atendimento a saúde, alimentação saudável, erradicar o que causa doença, não acreditar em mentiras respeitar orientações contra coronavírus, viver a fé em plenitude. E, acrescentem as sugestões de vocês!

Que Deus abençoe nossas vidas, nosso domingo de Ramos e semana santa e nos ajude a nos comprometermos com o Reino de Deus. Amém!

Pa. Alice Liane Klostermeyer Griebeler 


Autor(a): Pa. Alice Liane Klostermeyer Griebeler
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 21 / Versículo Inicial: 5 / Versículo Final: 9
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 55808

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que o Senhor, nosso Deus, esteja conosco. Que Ele nunca nos deixe nem nos abandone!
1Reis 8.57
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Assim como o fogo sempre produz calor e fumaça, também a fé sempre vem acompanhada do amor.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br