Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

PARÓQUIA EVANGÉLICA DE FILADÉLFIA

Histórico

Paróquia

A paróquia foi fundada em 1950. Tem por sede a Vila Filadélfia , situada no interior do município de Ipira. O nome Ipira vem do tupi – guarani, e significa I ( água) Pira ( peixe) . Hoje em Filadélfia existe uma Igreja Evangélica de Confissão Luterana, Igreja Católica , Igreja Episcopal, Posto de saúde, correio, a Casa da comunidade (onde acontecem os encontros da OASE e as reuniões dos presbitérios) , sede social Sempre Verde , mercado, padaria, , bares, uma escola “ Waldomiro Liessen ” , além de uma escola de educação Infantil. A paróquia é formada por 6 comunidades e dois pontos de pregação . Sua área geográfica abrange o interior do município de Ipira, Presidente Castello Branco e Concórdia . Os pastores que atuaram na paróquia desde a sua fundação são : Adolfo Jorge Peachimont ( 1950) , Bernhard Römisch (1952) , Johannes Denstädt (1954) , Friedrich Wilhelm Distler (1959) , Arthur Pionkowski (1964) , Werner Früte (1967- pastor cedido pela paróquia de Piratuba por 2 anos) , Rudi Kich(1968 – estagiário por 3 meses) , Wilmot Mertz (1970 – catequista brasileiro ) , Carlos Henrique Kamphorst (1974) , Orlando Martens (1980- pastor cedido pela paróquia de Piratuba por mais de 2 anos) , Dari Jair Appelt ( 1982) , Paulo Osvino Dieter ( 1987) , Alice Liane Klostermeyer (1992) , Lizete Neu (1998) , Neiva Maria Barg (maio de 2007 – janeiro de 2009) , Sandra Mara Puff Sornberger ( fevereiro de 2009 – atual) .


 Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Alto São Pedro

A comunidade de Alto São Pedro era no início um ponto de pregação . Durante o período em que os pastores Dari Jair Appelt e Paulo Osvino Dieter trabalharam na paróquia , era um ponto de pregação formado por 65 membros que se reuniam em culto na escola da localidade . Mas os membros sentiram que precisavam de um lugar para celebrar seus cultos e um lugar de convívio. Assim reunidos resolveram que era necessária a construção de um templo. A doação de um terreno, tijolos, telhas e de uma campanha de arrecadações entre os membros tornou possível a construção da igreja que foi inaugurada em culto festivo no dia 21 de setembro de 1989, tornando-se assim a mais nova comunidade da Paróquia de Filadélfia. Nesta comunidade são celebrados cultos, ocorrem encontros de ensino confirmatório, há o trabalho com o culto infantil. A comunidade realiza sua Festa da Colheita no mês de dezembro, além de realizar sua festa típica , o Kerb, com a comunidade católica , no mês de setembro, próximo a data da inauguração.
A primeira diretoria ficou assim constituída :
Presidente : Osório Zimmermann , vice-presidente : Alcido Schranck , tesoureiro : Lírio Wolf , vice-tesoureiro: Olímpio Manthey, secretário : Gomercindo Müller, vice-secretário : Areno Rheinheimer .
Hoje a comunidade possui 30 famílias membro.

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Barra do Tigre

      No dia 08 de setembro de 1948 reuniram-se , na residência do Sr. Afonso Diesel, os senhores : Rudolfo Ludwig, Oswaldo Rieger, João Krüger, Frederico Michaelsen , Léo Lemmertz, Pedro Dahmer, Ludwig Schmidt, Theobaldo Ritzel, Ernesto Schneider, Edgar Dahmer, Willibaldo Michaelsen, Albino Grulhke, Nelson Alois Hack, Pedro Hexsel e o dono da casa Afonso Diesel onde decidiu-se construir uma igreja que pertencia a paróquia de Piratuba. Em 24 de maio de 1949 a comunidade contava com 19 membros. A primeira diretoria foi assim constituída:
     Presidente: Rudolfo Ludwig, vice-presidente:João Krüger, secretário: Nelson Alois Hack, vice-secretário Willibaldo Augusto Michaelsen. Sendo ainda os seguintes membros: João Schienemayer, Pedro Dahmer, João Krüger Filho, Balduíno Michaelsen, Alucio Schienemayer, Guilherme Jung, Theobaldo Ritzel, Leopoldo Jung, Semildo Jung, Reinhold Drehmer, Oswaldo Rieger, Theobaldo Fleck, Ludwig Schmidt, Pedro Hexsele Alfredo Nosswitz.A primeira igreja foi inaugurada no dia 02 de outubro de 1949. Não temos registro fotográfico desta igreja. Seguem as fotos da segunda , terceira e da quarta e atual igreja que está em construção e tem seu culto de ação de graças previsto para o dia 02 de outubro de 2011. Hoje a comunidade possui 33 famílias membro. Além das atividades de culto, ensino confirmatório, existe um grupo de OASE que conta com 21 membros . A comunidade está geograficamente situada no interior do município de Concórdia .

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Filadélfia

O nome originou-se de um passageiro chamado Philadélpho, que cestiava nas imediações desta localidade . A colonização iniciou em 1920 . Amaioria das pessoas que habitavam esta comunidade eram de origem alemã. Em 1922 começaram as atividades da comunidade com a vinda do Pastor Hannemann de Erechim /RS . A comunidade foi fundada em 1924 e bem mais tarde , em 1950 foi fundada a Paróquia de Filadélfia . Na época a comunidade recebeu uma área de terra para a construção da igreja , de uma escola, a casa do professor e para o cemitério, de uma empresa colonizadora . Com essa oferta colocaram dois critérios para novos moradores: deveriam ser alemães e evangélicos de Confissão Luterana . Durante cerca de 50 anos não residiam moradores de origem ou religião católica . Mais tarde, pessoas de religião católica, vieram para ocupar o lugar de muitos membros que migraram para outros lugares do Brasil. A 1ª ata da comunidade foi escrita em 6 de julho de 1924 , em língua alemã . A ata de 7 de dezembro de 1924 , traz os nomes dos primeiros membros pagantes da comunidade : Jakob Kellermann, Julius Rieger, Franz Knebel , Gustav Grosklaus , Albin Schumann, Georg Friedrich , Reinhold Rieger, Richard Manthey, Carlos Popp , Balduin Lamb, Albin Schuck, Wilhelm Pottratz, August Zimmermann, Willybald Franck , Albin Schmidt
Conrado Drehmer , Gustav Grosklaus Filho . A igreja atual da Filadélfia teve como comissão pró construção: Plínio Ademar Schranck, Mário N. Ackermann , Carlito Arlindo Herrmann, Èlio Nosswitz , Balduíno Kleemann Filho, Rubem Kirsch, Beno Fries e Rudi Fries . Os padrinhos da Igreja são : Romeu da Silva e Eleonor Schranck . As madrinhas : Anelise Herrmnann Borsatti e Vali Schranck . A porta foi uma doação do Sr. Carlito Arlindo Herrmann . Hoje a comunidade possui 128 famílias membro .
 

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Putinga

Em 29 de janeiro de 1961 reuniram-se as seguintes pessoas em assembléia geral ordinária : Osvino Zimmermann, Evaldo Büringher, Almiro Kleemann, Armindo Müller, Ervino Zastrow, Bruno Lang, Nilo Barth , Alfredo Friedrich, Valentim Lamb e Armindo Grade. A assembléia foi presidida pelo então presidente da paróquia de Filadélfia o Sr. Ernfredo Scherer e o pastor Distler. Como primeiro assunto da assembléia foi eleita uma diretoria , através de voto secreto , ficando assim constituída :
Presidente: Osvino Zimmermann, vice-presidente: Armindo Müller, secretário: Almiro Kleemann, e tesoureiro: Bruno Lang. Nesta ocasião a comunidade é formada por 14 membros . Em maio do mesmo ano a diretoria reuniu-se com o pastor para analisar a resposta da consulta realizada junto a firma Bromberg e Cia de Porto Alegre, para a aquisição de um sino para a comunidade. Ficou decidido que a comunidade iria adquirir um sino de 360 Kg . A aquisição do sino somente foi possível pelo empenho dos membros e a colaboração de toda a comunidade da localidade . O sino foi adquirido em Porto Alegre e o transporte do mesmo foi realizado pelo presidente da comunidade o Sr. Osvino Zimmermann . A festa de inauguração do novo sino aconteceu no dia 26 de novembro de 1961, sendo que ao Sr. Bruno Lang coube a incumbência de badalar o sino pela primeira vez , ele que conquistou tal direito a partir do leilão realizado no dia da festa. Sendo que também através do leilão , a Sra. Venícia Müller tornou-se a 1ª madrinha do sino . Além da festa , dos leilões realizados , das doações dos membros, e dos membros de outras comunidades religiosas ainda assim , a comunidade não conseguiu o valor total das despesas do sino. Também ficou decidido que batismos, confirmações e casamentos somente seriam realizados pelo pastor após o devido pagamento ao tesoureiro da comunidade . O sino da comunidade passou a ser badalado pelo Sr. Osvino Zimmermann , que desempenhou esta função por mais de 50 anos. A primeira estrutura do sino foi construida em madeira e mais tarde o sino recebeu uma estrutura de ferro, onde ainda hoje o sino permanece sendo badalado . Atualmente a comunidade da Putinga conta com 26 membros , e o grupo da OASE estará comemorando seus 40 anos de existência no próximo dia 24 de julho do corrente ano. Este grupo jubilar conta com 10 membros.
 

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Taquaral

A comunidade Evangélica de Taquaral surgiu em 23 de dezembro de 1956 quando os Srs. Carlos Fries, Albino Jung e o pastor Denstädt se reuniram para planejar a construção da igreja. Decidiram convocar uma reunião da qual participaram 14 membros: Albino Jung , Carlos Fries , Avelino Schmidt , Armindo da Silva , Rheinoldo Rheinheimer , Rudolfo Manthey , Willibaldo Scmidt , Alcido Hüebner , Carlos Wundrack , Valdomiro Schmidt , Alfonso Jung , Ervino Augsten , Arlindo Mikaelsen , Osmildo Schmidt , Armindo Ivo Weber e Edvino Manthey . No dia 25 de agosto de 1957 foi realizada a festa do “ cepo ” fundamental da igreja. No dia 26 de janeiro de 1958 foi realizada uma reunião para prestação de contas da construção da igreja e para eleger a 1ª diretoria que ficou assim constituída : Presidente: Carlos Fries; vice-presidente: Avelino Schmidt ; 1º Secretário : Edgar Jung; 2º Secretário : Alcido Hüebner; 1º Tesoureiro: Edmundo Roberto Kinner ; 2º Tesoureiro : Armindo Ivo Weber .
No dia 13 de julho de 1968houve uma reunião na qual estavam presentes os Srs. Leopoldo Schumann; Lino da Silva; Edvino Manthey ; Alcido Hüebner; Oscar Rauchkolb; Darci Blauth ; Willibaldo Schmidt ; Alfonso Jung ; Balduino Augsten ; Rudolfo Manthey ; Armindo Ivo Weber e Armindo da Silva . Na pauta desta reunião havia como ponto principal a decisão da compra de um sino. Realizou-se uma campanha para a compra do sino. Ele foi adquirido , construiu-se uma torre e no dia 13 de abril de 1969 o sino foi inaugurado com uma animada festa . Nesta ocasião o sino foi abençoado pelo pastor Verner Fritz, pelo pastor Müller de Pelotas e o vigário de Linha Sete. Estes dados históricos foram reunidos , com registro fotográfico pelo Sr. Balduíno Augsten para serem guardados pela Comunidade em 24 de dezembro de 1969 . Atualmente a comunidade tem 54 famílias membro .Neste ano de2011 o grupo da OASE estar completando 40 anos de existência . 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como Ele mesmo prometeu.
Salmo 23.3
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa.
Efésios 1.4
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br