Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

HISTÓRIA DA PARÓQUIA EVANGÉLICA DE MARAVILHA

Caminhada das lanternas
Culto da Reforma 2012 - Modelo
Culto em MH
Equipe lideranças MH
Igreja Campo Erê
Marciane Rassweiler
P. Leandro, P. Ademir e Miss Sergio
1 | 1
Ampliar

O Primeiro Campo Ministerial

Com a chegada dos primeiros imigrantes em Maravilha, houve também a necessidade de atendimento Cristão Evangélico, pois havia muitas famílias que confessavam sua fé conforme a doutrina evangélica Luterana. Assim, os primeiros imigrantes foram atendidos a partir das Paróquias de Palmitos e de Cunha Porã.
Com o passar do tempo e com o expressivo crescimento, tanto da população em geral como também dos membros evangélicos, sentiu-se a necessidade de se estabelecer uma nova Paróquia em Maravilha com o atendimento integral de um Pastor.
Em 1963, chega o Pastor Armando Class para trabalhar nas Comunidades agora pertencentes a Paróquia Evangélica de Maravilha.
Dentre todos os trabalhos corriqueiros da uma Paróquia, precisamos destacar a colaboração dos pregadores leigos. Durante todo o ano de 2010 o primeiro Campo Ministerial em Maravilha ficou vago. Contudo, os pregadores leigos supriram todas as principais atividades de maneira muito satisfatória, assessorados pelo Missionário Sérgio, de Campo Erê e, posteriormente, pelo Pastor Ademir Krug, de Modelo.
Destacamos ainda a OASE, o Culto Infantil, Trabalho com Casais, Juventude Evangélica, os Grupos de Louvor, Chimarrão & Canto, entre tantos outros.
A Caminhada das Lanternas acontece todos os anos no primeiro domingo de advento. É organizada pelos Casais Reencontristas de Maravilha e tem reunido mais de 1.000 pessoas na praça da cidade.
Também compõem o Primeiro Campo de atividade Ministerial as Comunidades de Cabeceira do Iraceminha, Consoladora, Primavera e Bairro Floresta.
No ano de 2012 temos o privilégio de receber a Marciane W. Rassweiler e seu marido, Roberto Rassweiler Junior. Marciane está realizando o Perído Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM) na paróquia de Maravilha.
Nossos principais desafios são de continuar incentivando e fortalecendo a contribuição voluntária. Com isso queremos, em um médio prazo, abrir mais um Campo de Atividade Ministerial especificamente em Maravilha.
Queremos continuar trabalhando de maneira a fortalecer a missão interna, não esquecendo também o aspecto externo da missão da Igreja.
Novos Grupos estão nascendo e crescendo para honra e glória de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
No dia 19 de maio de 2013 a Comunidade Evangélica de Maravilha completa 60 anos de fundação.
 

O Segundo campo Ministerial

O segundo Campo Ministerial da Paróquia Evangélica de Maravilha, localizado na cidade de Modelo, foi criado em 1994. O primeiro pastor a assumir este campo foi o Pastor Valdecir Patzlaff, em agosto de 1995. Sucedido pelo Pastor Luiz Paulo Geiger, e atualmente, desde setembro de 2010, pelo Pastor Ademir Maurilio Krug.
A implantação do novo Campo Ministerial trouxe uma dinâmica nova, proporcionando inovação na atuação, que permitiu desenvolver uma proposta ministerial focada na evangelização, visitação, formação de lideranças, incentivo a contribuição espontânea e o desenvolvimento efetivo do Sacerdócio Geral de todos os Crentes.
Atualmente, o Segundo Campo Ministerial está composto por sete comunidades e um ponto de pregação. As comunidades de Água Parada e Poço parado estão em área rural e as demais comunidades, Modelo, Bom Jesus do Oeste, Pinhalzinho, São Miguel da Boa Vista, Saudades estão em contexto urbano, além do Ponto de Pregação de Serra Alta. Saudades é a única comunidade que ainda não possui o seu Templo. Contudo, está em vias de edificá-lo. Enquanto isso, estamos nos reunindo numa sala de aula da Escola Estadual, a qual nos é gentilmente cedida.
Entre os desafios e as metas que atualmente estamos perseguindo, estão o de continuar na busca e formação de novas lideranças, oportunizar as lideranças e os membros a exercerem seus dons na vida comunitária, manter o permanente ensino sobre contribuição, ofertas e dízimos, manter a linha de crescimento numérico de membros nas comunidades, alcançar as cidades de Nova Erechim e Sul Brasil e continuar a evangelizar para resgatar pessoas afastadas a compreender e viver a fé pela Graça.
 

O Terceiro Campo Ministerial

Devido às grandes distâncias geográficas e à precariedade do atendimento, o trabalho pastoral era grandemente prejudicado. Alguns anos após a criação do Segundo Campo de Atividade Ministerial em Modelo, o Presbitério da Paróquia, em conjunto com alguns lideres das Comunidades, viram uma grande necessidade de criar e implantar um novo campo ministerial na Paróquia.
Em um primeiro momento a conscientização da necessidade de se ter mais um ministro em tempo integral na Paróquia foi trabalhada junto aos membros, pois este desafio precisaria do envolvimento de todos. Desde o inicio ano de 2005 foi trabalhado a questão das contribuições e das ofertas de gratidão. Os membros foram correspondendo aos estímulos de forma positiva. Assim, após o êxito com a realização do PPHM da candidata ao pastorado Lilian Grosskopf, foi viabilizada a criação do terceiro Campo Ministerial.
A criação do Terceiro Campo de trabalho resultaria em um acréscimo de 30% no orçamento paroquial. Mas foi dado esse passo de fé e Deus tem sido Fiel. E em setembro do ano de 2005 foi criado o Terceiro Campo Ministerial com sede em Campo Erê, devido a ser a Comunidade mais distante das outras sedes (Maravilha e Modelo), além de ser o maior município na área do Terceiro Campo da Paróquia, com quase 10.000 habitantes.
O Terceiro Campo Ministerial é formado por seis comunidades: Campo Erê, Saltinho, Rainha da Serra, Boa Esperança, Tigrinhos, Trindade, e três pontos de pregação que estão ligados a Comunidade de Campo Erê (São Bernardino, Linha Itatiba e São Lourenço).
Deus tem abençoado muito o trabalho no Terceiro Campo Ministerial da Paróquia de Maravilha. E que assim continue.

A construção do Templo de Maravilha

Inicialmente as famílias reuniam-se para cultos em estabelecimentos de membros da comunidade, como por exemplo, o hotel do Sr. Otto Jahnel. O cepo fundamental do primeiro Templo (o qual havia sido construído de madeira), foi colocado no dia 06 de Abril de 1953. Sua inauguração oficial foi no dia 17 de maio de 1953, com uma caminhada simbólica desde o hotel do Sr. Otto Jahnel até o templo. Esta data é considerada como data oficial de fundação da comunidade.
 A comunidade de Maravilha é mais antiga que a própria Paróquia Evangélica de Maravilha. Com o passar do tempo o prédio de madeira necessitou ser substituído por um novo templo. Houve proposta de mudanças de local, mas por bem foi decidido edificá-lo no mesmo local do antigo.
A comissão de construção foi eleita em Assembleia geral da comunidade no dia 19 de maio de 1966, a qual foi presidida por Ernani Appelt, e composta pelos membros Edvino Begrow, Augusto João Behm, Eugenio Renck, Emilio Gnadt e Germano Lang. E como conselheiros Armando E. Glass e Theobaldo Herpich.
A pedra fundamental foi lançada em 24 de setembro de 1967.
A inauguração oficial aconteceu no dia 21 de novembro de 1971.
 

Os pastores que já atuaram na Paróquia
Maravilha
1963 – 1972 - Armando Class
1974 – 1981 - Carlos Dreher
1981 – 1986 - Rolf Pikart
1986 – 1994 - Paulo Daenecke -
1994 – 1998 - Gerson Kappel
2000 – 2005 - Edson Scherdien
2006 – 2009 - Mauro Nilo Schneider
Desde janeiro 2011 - Leandro Daniel Ristow

Modelo
1995 – 2007 - Valdecir Patzlaff
2007 – 2010 - Luiz Paulo Geiger
Desde setembro de 2010 - Ademir Maurilio Krug

Campo Erê
Desde 2009 - Sergio Rocha
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Eu recomendo que ninguém exponha os seus filhos a lugar algum no qual a Escritura Sagrada não reina.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br