Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

Histórico dos Grupos de OASE

Paróquia de Arabutã

Fundação e funcionamento dos grupos de OASE da Paróquia Evangélica de Arabutã-SC
“Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.” Salmo 100.2
A Paróquia de Arabutã é composta por três comunidades: Arabutã, Lajeado Quirino e Linha Paraíso, e os pontos de pregação: Linha Progresso, Linha Pelotas, Bairro Nicolau Petry, Linha Capitão e Linha Jundiaí, onde acontecem também os Estudos Bíblicos.
A Paróquia é atendida pelo Pastor Mauro Nilo Schneider e sua esposa Cleci.
Nas três comunidades funcionam grupos de OASE que descrevemos a seguir:
OASE da sede do município de Arabutã: sua origem e história.

Na foto acima, homenagem de despedida do Pastor Velten, que retornou para a Alemanha.(1973)
Pesquisas realizadas em documentos e com sócias fundadoras da OASE de Arabutã nos revelam que o primeiro encontro realizado com senhoras da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Arabutã, deu-se no dia 04 de julho de 1948. Nessa época o Pastor Arthur Hahn e sua esposa Margareth convidaram senhoras e moças para ensaio de hinos que eram cantados nos cultos. Formaram assim um coral denominado “Evangelischer Kirchliche Hilfsverein” (Coral Auxiliador à Comunidade da Igreja) . O coral era também convidado para cantar em cerimônias de casamento.
Paralelo ao ensaio de hinos fizeram leitura e estudo Bíblico, surgindo assim a oportunidade de fundar a “ Frauenhilfe” (OASE). Iniciou com a participação de 09 senhoras e mais as moças do coral.
A ata mais antiga registrada em caderno é de 25 de outubro de 1951, escrita na língua alemã pelo Pastor Arthur.

Na ocasião, o grupo contava com 27 sócias participantes e ainda pertenciam à Paróquia de Nova Estrela, ligada ao Sínodo Riograndense.
A Primeira diretoria foi composta por três senhoras: Presidente: Anna Kohte
Tesoureira: Guilhermina Löeblein
Secretária: Lucy Hermes
Ainda em 1951 a Paróquia teve o Pastor Arno Wrasse e logo após, Ricardo Röhmich, que permaneceu na paróquia de 1951 à 1957 .
Outros Pastores que passaram em nossa paróquia e que atenderam a nossa OASE:
Pastor Germano Burger (1958)
P. Kurt Velten (1959 a 1974)
P. Adolfo Blank e Heins Holler (estagiário) 1974 a 1976
Werner Fucks 1976
Werner Dietz 1979 a 1987
Ronald Mayer 1988 a 1991
Geraldo Bosenbecker 1992 a 1994
Walter Schmidt 1999 a 2007
Haidi Madeira 2008 a 2009
A partir de de 2010 a Paróquia é atendida pelo P. Mauro Nilo Schneider.
Somos Gratas a Deus pelas Bênçãos recebidas através da pregação da Palavra por estes Pastores.

 

 


As integrantes , na foto acima, na época do P. Valter Schmidt usando a camiseta que as identificam como grupo da OASE.

Na foto, vemos a OASE de Arabutã, comemorando 60 anos de fundação.


Agradecemos também às senhoras que nos forneceram informações e que continuam como integrantes da nossa OASE . São elas: Helga Horst Petry, Leonida Haefliger Kochenborger e Araci Kiekow Franke. Que Deus continue abençoando a todas. Estas três senhoras eram algumas das meninas integrantes do coral da época da fundação do grupo em 1948.
Atualmente a nossa OASE conta com 113 Senhoras inscritas.
A Atual Coordenação Paroquial da OASE é representada pelas senhoras: Eda Haefliger Wedig, Nelda Wazlawick e Cleci Schaefer.
Foto do Grupo da OASE de Arabutã com a presença do P. Mauro, 2011
Levando em consideração o Tripé que norteia os grupos de OASE : Comunhão , Testemunho e Serviço, o grupo realiza seus encontros na primeira e terceira quinta-feira de cada mês com mensagens bíblicas, cantos, dinâmicas de grupo, meditação e orações. São também realizadas visitas a pessoas doentes no hospital e na casa das famílias. É convidada uma madrinha de Fé para cada criança batizada na comunidade e que no dia do batismo entrega para os pais o livrinho com o título “ Sou Batizado”. Para cada culto realizado uma senhora se responsabiliza para levar flores vivas ao Altar da Igreja.
Realizamos intercâmbio com grupos de outras Paróquias, para louvar a Deus através de cantos, orações, para integração trocando idéias, revelando experiências.
É realizada uma promoção da OASE durante o ano com o objetivo de arrecadar fundos para auxiliar nos trabalhos da igreja, culto infantil e outros, cooperando com todos os eventos que a Paróquia realiza.
Durante o ano são realizados vários encontros com programação especial: Encontro paroquial com palestra, Dia Mundial de Oração, Dia das mães, Dia dos pais, Semana Nacional da OASE, café de Advento e de três em três meses é servido o chá das aniversariantes e as mesmas escolhem os hinos que são cantados neste dia.
Além dessas programações, senhoras das diretorias participam de seminários programados pelo Sínodo.
A atual diretoria da OASE é: Presidente – Venina Lamb Deuner, Secretária – Lia H. Patzlaff , Tesoureira – Hedi R. Wazlawick e respectivas vices e Conselho Fiscal.
Curiosidade: Temos em nosso grupo de OASE uma integrante, Wilma Fenner Lamb, com 102 anos de idade e que com 100 anos de idade ainda cantava no coral dirigido por seu filho Pedro Lamb.
Também temos uma integrante, Neusa Mützenberg Kiekow , que há 20 anos faz hemodiálise e que é um exemplo de vida em gratidão a Deus.
Louvado Seja Deus por essa bênção maravilhosa!

Grupo atual


OASE da Comunidade Cristo Vive de Linha Paraíso – Arabutã

A fundação da OASE de Linha Paraíso deu-se no dia 17 de novembro de 1989.
Nesse dia reuniram-se 8 senhoras dessa comunidade, com a presença do pastor Ronald Meier e sua esposa Elke, mais a coordenadora paroquial, a senhora Helmi Patzlaff e vice-coordenadora a senhora Helga Horst, para fundar um grupo de OASE nesta comunidade.
Foi então eleita uma diretoria composta por três pessoas: Presidente Nelda Wazlawick , tesoureira Loni Schröder, secretaria Lori Appel.
Decidiram fazer suas reuniões uma vez por mês, para cantar, orar e estudar a palavra de Deus.
Atualmente o grupo continua se encontrando uma vez por mês na igreja e é coordenado pelo P. Mauro e sua esposa. Alem disso participam ativamente das programações de sua comunidade e da Paróquia. Realizam também visitas a pessoas necessitadas e doentes e uma vez por ano realizam uma visita de Amiga Secreta entre as integrantes do grupo.
A atual diretoria do Grupo é: Presidente – Nelda Wazlawick, Secretária- Rose Neide Buth, Tesoureira – Julita Dal’Agnol e suas respectivas vices e Conselho Fiscal.
Jesus diz: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim nem vós o podeis dar, se permanecerdes em mim.” ( João 15. 4).


OASE da comunidade de Lajeado Quirino – Arabutã
O grupo da OASE da comunidade de Lajeado Quirino teve sua fundação no ano de 1989, quando senhoras desta comunidade se reuniram com o Pastor Ronald Meier e sua esposa Elke, juntamente com a coordenadora paroquial, senhora Helmi Patzlaff e sua vice Helga Horst.
A primeira diretoria foi formada por três senhoras: Presidente Noeli Deuner Schoulten, Secretária Laura Hann Heinrichs e Tesoureira Leoniva Meyring Hann.

A pedra fundamental da nova igreja foi colocada em 1988, mas a OASE ainda teve sua fundação na igrejinha antiga como mostra a foto.

Atualmente a diretoria é formada por: Presidente – Celita Schoulten, Secretária – Marlei Wiesenhütter , Tesoureira – Silvane Weirich e suas respectivas vices e Conselho Fiscal.

O grupo se reúne uma vez por mês, para meditar sobre a palavra de Deus, Louvar a Deus com cantos e oração. O grupo também participa das programações da Paróquia e Dia Mundial de Oração.
As senhoras da OASE são grandes colaboradoras nos encontros e promoções de sua comunidade.
Foto do grupo de OASE da comunidade de L. Quirino com o Pastor Valter:
As Comunidades e lideranças da Paróquia Evangélica de Arabutã agradecem a Deus pelo maravilhoso trabalho desenvolvido pelos grupos da OASE. Seu serviço contribui muito para o testemunho da fé cristã e edificação da Igreja.
“ Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” (1 Pedro 4. 10)

Coordenadora Paroquial Eda Haefliger Wedig,

P. Mauro e Cleci Schneider

Arabutã: 01 de julho de 2015


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br