Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

Histórico dos Grupos de OASE da Paróquia de Concórdia

1 - OASE Comunidade de Lajeado Casagrande
2 - OASE Comunidade de Concordia - Preparacao Almoco Tipico Alemao
3 - OASE Comunidade Irani
BOA ESPERANÇA
CONCORDIA 25 ANOS DE FUNDAÇÃO
LAURO MULLER
LINHA UNIÃO
Oase Concordia
Oase Km 111
Oase Lauro Muller
1 | 1
Ampliar

HISTÓRICO DA OASE DE CONCÓRDIA
“Agora, pois temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade, deitai fora os deuses e servi ao Senhor.” Josué 24.14
Concórdia – Ano de 1950.
Um pequeno grupo de senhoras, oriundas de diferentes lugares, todas de origem alemã e evangélicas, reunia-se na casa de uma das componentes, para tomar chimarrão, conversar e trocar idéias.
Esse grupo era formado por onze senhoras e os encontros aconteciam duas vezes por mês, sempre nas quartas feiras.Numa dessas reuniões, tiveram uma idéia diferente e importante: Mudar os objetivos das reuniões. E como todas eram cristãs e evangélicas, tinham em mente: trabalhar, dialogar, estudar a convivência cristã, baseada na palavra de Deus. Enfim, queriam buscar informações para o crescimento e fortalecimento na fé em Jesus Cristo, na nova comunidade fundada em Concórdia.
Como Concórdia ainda não tinha pastor nesta época, elas assumiram vários trabalhos na comunidade, como: Culto Infantil e visitas aos doentes para levar conforto aos familiares. O Pastor vinha, quando era possível. Às vezes só uma vez por mês, de Alto Bela Vista.
Começaram então fazer estudos bíblicos e cantar hinos de louvor, numa quarta feira e na outra faziam trabalhos manuais como: bordado, crochê, tricô, frivoletê, etc. Desses trabalhos faziam um bazar e o lucro era destinado à nova comunidade.
Então, no dia 17 de Maio de 1950, essas guerreiras, fundaram a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas em Concórdia.
1° Diretoria:
Presidente: GertrudKnop; Vice: Lúcia Arend; Secretária: Catarina Berends; Tesoureira: EmilieSommerfeld; Coordenadora: Ida S. Pickbrenner.
Imaginamos que tudo isso não foi fácil, levando em conta a vida destas senhoras, naquela época. Há 65 anos atrás a mulher era totalmente submissa, sem muita liberdade de escolhas. Mas, elas foram muito felizes nesta luta, pois este trabalho continua até hoje.
A OASE fundou o grupo de Idosos Primavera. Foi patrocinado um curso a Senhora ErnaAltenhofen, para que pudesse conhecer e ser a coordenadora do grupo.
Para o almoço típico alemão, a OASE também patrocinou um curso, para a Senhora Veleda Patzlaff. De início fazíamos Schweinebraten(Porco Assado) e frango desossado e recheado assado no forno.

Nosso Lema é: Comunhão, testemunho e serviço”.Temos atualmente em torno de 80 membras inscritas.
Todos os nossos trabalhos estão voltados para as necessidades da comunidade e outras entidades que necessitam.

Pastores:Osprimeirospastoresvinham de Alto Bela Vista: Adolfo Baschmount; E. Bart; Adelar Müller; Jacó Armange; Paulo Schneider; DiethardtGrosse.O primeiro Pastor de Concórdia foi PastorClóvis Nähr e seguiram Osmar Schlevinski, Helio Doss, Elis Vortmann, Nidrian Heinrich, Gerson Maas, Günter Seemann.

Com a saída do Pastor Clovis Nähr, a OASE juntamente com a juventude, assumiu cultos e outras tarefas na Comunidade.
A medida que foram criadas as novas comunidades na Paróquia, também foram criadas mais grupos de OASE, cujos objetivos são os mesmos: O trabalho para a Comunidade.
Cada membro desses grupos, procura deixar de herança na comunidade a sua história, desde a fundação até os dias de hoje.

Coordenação Paroquial:Dirlete Koch, EdilaLaux Gross. Participação: Sibila Amant (Sócia – Fundadora).

OASE DA COMUNIDADE DE BOA ESPERANÇA
O grupo de OASE (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas) da comunidade de Boa Esperança foi fundada em 02 de abril de 1975. Neste primeiro encontro reuniram-se 09 mulheres que deram inicio e este grupo. Destas mulheres 02 ainda permanecem entre nós que é a Emma Kunz e a SelitaAlthaus, as demais já faleceram.
No decorrer dos anos e encontros foram aumentando e diminuindo as participantes. Atualmente o grupo tem 10 participantes, e nos reunimos uma vez ao mês para estudar a palavra, ter momento de louvor, oração, também fizemos visitações, levamos um bom chimarrão, lanche, entre outros. Atualmente somos acompanhadas pelo pastores da Paróquia.
Somos um grupo pequeno, mas muito unidas e sempre levamos muito a sério o nosso lema comunhão, testemunho, e serviço. Agradecemos a Deus por nos dar forças e ânimo para continuarmos a nossa caminhada. Pedimos que derrame sua benção sobre cada pessoa que participa ou ao menos sabe o que é um grupo de OASE e qual o seu propósito.

OASE DA COMUNIDADE DE LINHA UNIÃO
A Oase da Comunidade Evangélica de Linha União iniciou sua caminhada juntamente com o início da história da Comunidade. Quando da sua emancipação da Comunidade Lageado Casagrande, muitas das senhoras que já eram da Oase, formaram um novo grupo em Linha União. No dia 16 de junho de 1994, elas se reuniram nas dependências da igreja da comunidade com o intuito da eleição da nova diretoria. A reunião contou com a presença do Pastor HelioDoss e da coordenadora paroquial, a senhora Irene Scheuermann. A primeira diretoria ficou assim constituída: Presidente: Erica Lohmann; Vice: Ana Schmidt; Secretária: Eliane Lohmann; Vice: VanderliLohmann; Tesoureira: Olga Schmidt; Vice: Iliria Schmidt. Desde sua fundação a Oase de Linha União vem se encontrando todos os meses, as vezes na casa de suas membras, outras vezes nas dependências da Igreja. A atual diretoria, eleita no dia 11 de novembro de 2014, é assim formada: Presidente: Iracilda de Borba; Vice: Mercedes Hollmann; Tesoureira: ReinildaRheinheimer; Vice: Eliza Rothmann; Secretaria: Melania Schmidt; Vice: VanderliLohmann.

OASE DA COMUNIDADE LINHA LAURO MULLER
A Oase de Lauro Muller foi fundada no dia 04 de Abril de 1975. A caminhada teve início ainda sob a orientação do Pastor Clóvis Nähr, com a realização de um piquenique com mais convidadas. O trabalho continuou sob a orientação dos pastores da Paróquia, em especial com o Pastor HelioDoss, Pastora Nidrian Heinrich. Os encontros continuam sendo mensais, nas dependências da Comunidade, sob a orientação dos pastores da Paróquia.

OASE DA COMUNIDADE EVANGÉLICA DO KM 111
A Oase teve seu início no ano de 2008, sob a orientação do Pastor HelioDoss, com a participação de 10 membras fundadoras. Durante todo este tempo, a Oase vem se reunindo mensalmente, ora nas dependências da Comunidade, como também nas casas das membras. O “Servir a Deus com alegria” tem sido lema e prática do grupo, que se reúne com a intenção de viver a comunhão, testemunho e serviço. Como lideranças do grupo temos como presidente, a senhora Nilza Kochenborger, vice a senhora IsoldePottratz, secretária Eliza Port e tesoureira a senhora Ivete Lawrenz.

OASE DA COMUNIDADE EVANGÉLICA DE LAGEADO CASAGRANDE
A história da Oase tem seu início com a história da própria comunidade. Desde os idos anos 50 a Oase tem se encontrado uma vez por mês para seus encontros de comunhão, estudo e reflexão da palavra. Foram anos difíceis, mas e persistência manteve o grupo unido. Hoje a Oase se encontra mensalmente sempre com a orientação dos pastores da Paróquia. A atual diretoria é assim constituída: Presidente: Marilucia Mass, Vice: VeroniReinheimer, Tesoreira: RosaliaLohmann Vice: Catarina Voss, Secretária: Ana Paula Lohmann, Vice: Maria Stagmeier.

OASE DA COMUNIDADE DO ALTO IRANI
É um grupo ainda em formação. Os encontros acontecem uma vez por mês sempre na casa de alguma membra, ou nas dependências da Comunidade. A orientação é dos pastores da Paróquia.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br