Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

Mensagem da XVII Assembleia Sinodal

A XVII Assembléia Sinodal do Sínodo Uruguai ocorreu no dia 21 de abril de 2012, nas dependências da Comunidade Evangélica de Luzerna – IECLB, onde, num momento inicial,foi lembrado o fato histórico da morte de Tiradentes, um mártir que morreu em favor de um ideal.
Foi lembrado do lema bíblico deste segundo final de semana após a Páscoa, que fala dos discípulos de Emaús. Assim como os discípulos de Emaús, que o nosso coração possa arder pelo Reino de Deus. Assim como muitos mártires morreram por uma causa, que também nós possamos nos entregar e ter coragem de levar a boa notícia de esperança, amor e fé.
Falou-se do tema deste ano da IECLB “Comunidade Jovem, Igreja Viva” e o lema “Antes que eu te formasse no ventre, te conheci.” Jeremias 1.5a.Este tema nos ajudou na reflexão desta assembléia.
Foi salientado que “Somos IECLB, uma igreja no Brasil” – uma igreja que sabe render culto a Deus, serve e propaga o evangelho.
A Igreja viva é aquela que acolhe a todas as pessoas. Ela está ciente dos desafios do mundo, nos animando e auxiliando na fé. Como membros dessa igreja somos desafiados a lembrar os atos poderosos de Deus, testemunhar o seu agir em nossa vida, e servindo com os nossos dons com alegria e gratidão.
Na igreja ninguém é mais ou menos importante: todas as pessoas têm a sua missão, a sua função especial que é propagar o Evangelho através da sua vida. A diferença está na maneira como desempenhamos a nossa função. Somos cooperadores para que sejamos IECLB no Brasil.
Neste dia de hoje, data em que comemoramos o Dia da Juventude Evangélica na IECLB, lembramos que o tema do ano nos convida à reflexão do lugar que o jovem ocupa na igreja.
A igreja tem auxiliado o jovem a se situar no mundo, como cristão? O nosso desafio como IECLB é trazê-lo para dentro da igreja, oferecendo espaço e oportunidades para a vivência de sua fé cristã.
A “igreja viva” nos desafia a valorizar o jovem, não condenando-o, mas valorizando-o nas suas perspectivas e potencialidades.A IECLB neste ano nos convida a refletir e a valorizar a presença jovem, pois ele é o fermento renovador da igreja.
Esta assembléia nos pergunta como temos usado o nosso tempo? Temos nos dedicado à nossa comunidade local? Quais são as nossas prioridades? Qual o nosso compromisso com a causa do Reino de Deus?
O nosso tempo está nas mãos de Deus. Que Deus possa usar a nossa vida e a nossa igreja a serviço do Reino, e que este tema e lema nos inspirem na vida comunitária.
No estudo apresentado para a assembléia foi ressaltado que nós, como igreja de Cristo, temos um fundamento que é a Palavra de Deus. Portanto, não precisamos temer a transição e as transformações que acontecem no mundo.
O mundo modifica a todo momento, mas a Palavra de Deus permanece para sempre.
Foram apresentados cinco tópicos fundamentais para o crescimento de uma igreja saudável:
1. Ecossistema equilibrado. Toda a ação tem uma reação. Não somos uma ilha. Estamos neste mundo para nos relacionar e cuidarmos uns dos outros.
2. Adaptação ao meio ambiente. Como igreja devemos nos espelhar ao exemplo do camaleão, que nunca perde a sua identidade, mas se adapta à realidade.
3. Reprodução espontânea. Todo o ser vivo gera vida naturalmente. A igreja, que é viva, se reproduz a todo instante.
4. Instinto de preservação. Cuidar dos jovens é fundamental para a preservação da igreja. Tudo deve ter equilíbrio. Muitos querem servir, mas não dispõe de um espaço, pois alguns monopolizam o trabalho na comunidade.
5. Ciclo vital harmônico. Muitos vivem achando que são “eternos”, apegando-se excessivamente a questões materiais. A vida é “curta”. Quando morremos não levamos nada. Então, que vivamos nossa vida a serviço do propósito do Reino.
A igreja é um organismo, um corpo. Todos os membros são importantes. A igreja viva precisa das crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos... enfim de todos e todas nós. COMUNIDADE JOVEM – IGREJA VIVA nos anima e nos desafia diante da realidade do mundo a sermos instrumentos de Deus em favor de sua causa.
Encerramos esta mensagem com as palavras de um hino que foi entoado durante o culto inicial da XVII Assembleia Sinodal do Sínodo Uruguai: “Eu quero ser, Senhor amado, como um vaso nas mãos do oleiro. Quebra a minha vida e faze-a de novo. Eu quero ser. Eu quero ser um vaso novo”.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br